18/06/2017

10 ideias para aumentar a motivação!

Bom humor é contagioso e, frequentemente, torna o relacionamento entre os profissionais mais fácil. Um Diretor Executivo da Alegria pode usar qualquer uma das nove sugestões listadas abaixo para criar e cultivar este tipo de atmosfera saudável. Outras dicas incluem melhorar a decoração do ambiente de trabalho, oferecer lanches saudáveis para acabar com a fome ou dar aos funcionários uma oportunidade de compartilhar seus projetos pessoais e trabalhos voluntários com os colegas. Todas essas boas práticas podem estimular o tipo de dinâmica positiva desencadeada pelas proeminentes “festas do pijama”, idealizadas por Tony Hsieh, CEO da Zappos, que se tornaram febre entre os funcionários e clientes!

Esta ideia inspirada pelo Google permite que seus funcionários dediquem 20% de seu tempo no trabalho a projetos inovadores e criativos que também beneficiem a empresa. Este é um conceito que deu origem ao Gmail e aos famosos post-its da 3M, provando que dar espaço para a engenhosidade de seus funcionários pode valer a pena!

Todo mês, os oito mil funcionários do LinkedIn usam os “Investment Days” (Dias de Investimento), conhecidos como “InDays”, para focar em projetos pessoais que não fazem parte de suas tarefas diárias no trabalho. Eles são incentivados a passar o dia todo buscando inspirações, explorando novas experiências e pensando no futuro. Tal abordagem permite que eles adotem os valores e a cultura da empresa ao mesmo tempo em que buscam um desenvolvimento pessoal.

Estudos mostram que as taxas de retenção de talentos são mais altas quando você incentiva seus funcionários a focar em um objetivo em comum. Este conceito de motivação compartilhada é a base do Virgin Pulse, um programa que visa promover boas práticas relacionadas à saúde e ao bem-estar. A campanha já conta com 1,5 milhão de participantes e permite que as empresas reúnam seus funcionários por meio de desafios ligados à alimentação saudável, prática de exercícios físicos e ao sono reparador, enquanto incentiva os funcionários a adotar estilos de vida mais saudáveis tanto em casa, quanto no trabalho.

Mesmo grandes empresas podem ter um espírito empreendedor! Os funcionários da Apple sempre foram incentivados a trabalhar em seus próprios projetos, com ou sem supervisão de seus gerentes, sozinhos ou em grupo. Foi assim que o primeiro Macintosh nasceu, desenvolvido por uma equipe dos sonhos de 20 engenheiros liderada pelo jovem Steve Jobs. Esta cultura de gerenciamento conduzida pela independência, como os programas "Business Challenge" ("Desafio Empresarial") da PepsiCo e "Le Village de l’Innovation" ("Espaço de Inovação") da Crédit Agricole etc., está crescendo cada vez mais por cultivarem o talento e desenvolver criatividade.

Exercícios de meditação estão em alta. Na Sodexo, um programa desenvolvido para apresentar os funcionários da Sodexo Benefícios e Incentivos à meditação foi um grande sucesso. Mais do que os benefícios de desenvolver equipes, o programa levou a um aumento de 27% na sensação de bem-estar no trabalho, além de trazer maior empatia para com os colegas dentre aqueles que participaram do programa.

Funcionários que têm mais flexibilidade no trabalho são autossuficientes, calmos e capazes de arcar com responsabilidades. Este conceito gira em torno de uma abordagem voluntária que permite que os funcionários gerenciem seu tempo e tarefas da forma mais flexível possível, seguindo o ramo de atividade da empresa. Os benefícios são dobrados: os funcionários sentem que recebem mais responsabilidades e ficam gratos pela confiança depositada neles; ao mesmo tempo, você equilibra o modo como o trajeto diário da casa para o trabalho e vice-versa pode ter um efeito contrário na motivação e no desempenho dos funcionários. O exemplo da agência de viagens chinesa Ctrip é inspirador: sua iniciativa de trabalhar de casa aumentou a produtividade dos 255 participantes do programa em 13% e reduziu os gastos com funcionários em 50%!

Como disse Friedrich Nietzsche, “todos os pensamentos verdadeiramente bons nascem durante uma caminhada”, uma mudança de cenário às vezes é o que basta para abrir nossas mentes e aumentar a produtividade. Kimberly Elsbach, professora de administração que estuda a psicologia do ambiente de trabalho, afirma que as mudanças de ambiente impulsionam pensamentos criativos, principalmente em ambientes “naturais” como a zona rural, florestas e litoral. Muitos espaços de coworking agora oferecem formas alternativas de sair do escritório. A Hootsuite literalmente elevou o nível ao permitir que seus funcionários trabalhem no terraço do edifício, o lugar perfeito para trabalhar com mais tranquilidade!

O que é mais importante na vida do que a família? Mostrar seu local de trabalho à sua família é sempre uma experiência enriquecedora. Os workshops Kids Attitude oferecem aos funcionários da Sodexo uma chance de trazer seus filhos ao trabalho durante as férias escolares. Neste período, eles participam de diversas atividades realizadas por profissionais. A iniciativa desenvolve a socialização dentro da empresa e facilita a vida dos pais durante a semana! O projeto da Google "Take your Parents to Work Day", é baseado no mesmo conceito, mas com um foco diferente, e teve um impacto extremamente positivo na sensação de orgulho e realização entre os funcionários!

Aniversários, casamentos e nascimentos são momentos especiais na vida dos funcionários. Mostrar a eles que você compartilha desta felicidade é importante. Faça um bolo, organize uma festa ou ofereça presentes. Todas essas iniciativas são simples e certamente criam uma relação mais forte. Saiba que sua generosidade será recompensada com funcionários mais felizes, motivados e engajados.