O auxílio farmácia é um benefício muito desejado pelos trabalhadores. Saiba mais.

Auxílio-farmácia: um benefício em alta nas empresas

30 Março 2021

Entenda por que a ajuda de custo para compra de medicamentos tem sido cada vez mais ofertada aos trabalhadores.

Auxílio farmácia é um benefício desejado pelos trabalhadores

Certa manhã, depois de passar por uma consulta médica, o executivo Alberto Ippolito foi à farmácia para comprar três medicamentos. Ao passar pelo caixa, levou um susto com a conta: R$ 300.

“No orçamento familiar, os gastos com farmácia são um dos custos mais consideráveis, atrás de habitação e alimentação”, diz ele. “Hoje o salário-mínimo está em R$ 1.041 e a compra que precisei fazer representa quase 30% desse valor. Esses gastos nem sempre estão previstos no orçamento da família brasileira.”

Por isso, benefícios de empresas como auxílio-farmácia são tão importantes para os colaboradores das empresas. Com o benefício, o poder de compra do trabalhador aumenta e a gestão de gastos é facilitada, garantindo assim um caixa para eventuais necessidades específicas à farmácia.

Gerente de Produtos da Sodexo, Alberto sabe disso. Por isso, a solução Sodexo Multi (aplicativo carteira digital + cartão), que a empresa de benefícios e incentivos lançou em meados de 2020, é uma das carteiras que mais desperta interesse nas companhias que são clientes da Sodexo. Ele oferece, dentre outras carteiras, o benefício farmácia.

“As despesas que temos com drogarias, apesar de valores variáveis, são recorrentes – e não apenas para quem tem doenças crônicas e precisa de remédios todos os meses”, explica Alberto. Incluem-se nesse gasto mensal também produtos para higiene como xampus, pastas de dentes, absorventes e desodorantes, entre outros.

O QUE É O MULTI?

Inovador, o Sodexo Multi é uma plataforma única com carteiras digitais, também chamadas de e-wallets: um app que oferece uma solução tecnológica de pagamento eletrônico prática e sem burocracia.

“A carteira digital evita que o colaborador tenha que sair de casa levando vários cartões, como cartão de crédito e de débito, por exemplo”, diz Alberto.

As e-wallets armazenam dados financeiros de maneira segura e permitem que façamos a gestão de gastos de forma 100% digital dos valores usados para cada finalidade – além de contar com um único cartão bandeirado com aceitação em milhares de lojas físicas e virtuais.

O Sodexo Multi é uma solução que as empresas clientes da Sodexo oferecem a seus colaboradores na qual o benefício recebido pode ser carregado entre as carteiras disponíveis nele. Elas são seis, cada uma com uma destinação, de acordo com a política de benefícios da empresa que o concede: despesas corporativas, incentivos, home-office, auxílio farmácia, viagem, hotel e farmácia.

Se você for comprar medicamentos com o Sodexo Multi, por exemplo, o valor da compra é automaticamente debitado da carteira Farmácia. “A empresa tem a certeza, assim, que o benefício está indo para sua destinação específica”, afirma o executivo.

Principalmente no momento que vivemos hoje, com a pandemia e o aumento de procura por soluções de saúde física e mental, carteiras como Farmácia e Home Office têm relevância especial nos benefícios da empresa.

“Nossos clientes estão preocupados com a saúde de seus colaboradores e, com a carteira virtual, podem oferecer o auxílio ou mesmo o reembolso das despesas com medicamentos.”

VANTAGENS PARA O COLABORADOR E PARA A EMPRESA

Carteiras digitais como a Sodexo Multi oferecem várias vantagens para o colaborador da empresa, mas também para a própria companhia.

Do lado do trabalhador, elas facilitam a jornada de consumo. Práticas, têm as soluções unificadas, o que torna a gestão dos gastos muito mais fácil. Suas transações são rápidas e seguras e proporcionam uma experiência muito melhor – além de serem opção para os desbancarizados.

O Multi tem bandeira Mastercard, o que faz com que seja aceito em milhares de estabelecimentos no país todo. É muito mais do que um auxílio farmácia, é um benefício completo!

O RH das companhias sai ganhando também: o Sodexo Multi permite que a empresa estabeleça os valores pré-definidos para cada carteira virtual de cada colaborador. “As pessoas são diferentes, com momentos de vida e expectativas diferentes. Portanto, têm necessidades distintas”, afirma Alberto.

O Sodexo Multi ainda possibilita monitoramento e gestão dos beneficiários e das despesas corporativas, recursos e auxílios, tudo com dashboards para facilitar o controle das cargas de crédito utilizadas.

“O produto foi criado para ser uma ferramenta de gestão que oferece soluções simples e que reúne múltiplos benefícios e auxílios em um só local – e que também está conectado às tendências que acompanham os novos hábitos do colaborador.”

Gostou de saber mais sobre benefícios e incentivos? Leia também:

Equipe em home office? Como sua empresa pode ajudar

Qual o melhor benefício para oferecer na pandemia?

Projeto Draft

Este artigo sobre gestão de benefícios é resultado de uma 
parceira da Sodexo com o Projeto Draft.