O Programa de Alimentação do Trabalhador existe há mais de 40 anos para apoiar brasileiros.

Por que o PAT é tão importante

4 Maio 2023

Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador promove a saúde e o bem-estar, eleva a produtividade e estimula a economia

Para proporcionar acesso a uma alimentação saudável a profissionais de baixa renda, o governo federal criou na década de 1970 o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que motiva empresas a oferecer os benefícios vale-alimentação e vale-refeição aos seus colaboradores em troca de isenções de encargos sociais e possibilidade de incentivos fiscais.

Ao garantir acesso a uma boa alimentação, o PAT promove a qualidade de vida dos colaboradores que podem então produzir melhor. O Programa de Alimentação do Trabalhador é bom para quem recebe o benefício, para as organizações e, ainda, movimenta a economia. Quem conta isso é Camila Nakata, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da PLuxee. “Ao garantir o acesso das pessoas à alimentação, o empregador aumenta o poder de compra de seus colaboradores, como se o trabalhador tivesse um adicional na renda voltado especificamente à sua alimentação. Os resultados são muito positivos”, conta.

Quase 20 milhões de pessoas já receberam o benefício vale-alimentação e vale-refeição pelo programa no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT). Camila diz que o efeito positivo do PAT ganha força porque ele foi desenhado para impactar justamente as pessoas de menor renda, que recebem até cinco salários-mínimos.

E, agora, o PAT passou por mudanças, que incluem inovações para empregadores e trabalhadores. Entre elas estão a possibilidade de interoperabilidade, que aguarda a publicação de regulamentação específica para ser implementada, e a oferta de benefícios regulados pelo PAT por meio de cartões bandeirados. Quer saber mais?

 

Baixe gratuitamente o e-book com o Guia do PAT.

 

A seguir, a executiva da Pluxee analisa como o programa de alimentação no trabalho gera benefícios em diferentes esferas:

BOA ALIMENTAÇÃO AO TRABALHADOR

Hoje, mais de 40 anos depois da criação do programa, a especialista diz que o trabalhador brasileiro já tem acesso a uma alimentação saudável, mas ressalta que há outros desafios nutricionais e que o PAT continua com um papel vital. “Se antes muitas vezes quem trabalhava não tinha o que comer, hoje encaramos o problema do aumento da obesidade. Por isso nos preocupamos em ter em nossa rede credenciada um grande número de restaurantes que oferecem opções de alimentação balanceada”, diz. Segundo ela, não basta ter acesso à alimentação no trabalho, é preciso oferecer variedade e qualidade nutricional.

Para apoiar essa busca, além de priorizar restaurantes com boas opções, Camila diz que a Pluxee, nova marca da Sodexo Benefícios e Incentivos, conta com um time de nutricionistas que tem como foco promover educação alimentar, participar de discussões nas empresas e principalmente levar informação. “Não podemos definir o que as pessoas vão comer, mas podemos aumentar sua consciência alimentar e, assim, estimular boas escolhas e promover a saúde”, diz.

ACESSO A NOVAS EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

Camila lembra de outro efeito positivo do PAT: a chance de acessar e conhecer novas opções alimentares. “Há uma parcela importante de trabalhadores que não conseguiria ter algumas experiências gastronômicas se o Programa de Alimentação do Trabalhador não existisse”, diz. Segundo ela, o comportamento alimentar de quem recebe o benefício refeição e alimentação é bastante diferente daquele de quem não recebe. “Por economia, notamos que as pessoas focam em gastar o mínimo possível quando não contam com o benefício, muitas vezes abrindo mão da qualidade”, diz.

AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS

A adesão das empresas ao PAT é facultativa, conta Camila. Ainda assim, as organizações entram no programa estimuladas por isenções de encargos sociais e possibilidade de incentivos fiscais e, também, com o objetivo de aumentar a produtividade e o desempenho dos colaboradores ao investir no bem-estar e na boa alimentação deles.

Camila acrescenta ainda que, no novo mundo do trabalho, o melhor acolhimento e a oferta de um bom pacote de benefícios ao colaborador é fator essencial para gerar engajamento, atrair e reter talentos. “Há uma série de resultados positivos intangíveis para as empresas no programa”, diz.

ESTÍMULO PARA A ECONOMIA

Mas o que é o PAT? O PAT também é um estímulo importante para a economia, diz a especialista. A ABBT calcula que os benefícios viabilizados pelo programa já foram usados para pagar impressionantes 79 bilhões de refeições desde a criação da legislação. Segundo a associação, cada 1 real em isenção fiscal oferecido pelo governo para o PAT estimula a arrecadação de outros 15,71 reais.

“Há um movimento importante nos restaurantes e mercados que não aconteceria da mesma forma sem o PAT. Uma cadeia grande de estabelecimentos seria afetada”, calcula Camila. Da mesma forma, a renda adicional gerada ao oferecer um benefício ao trabalhador tem impacto no orçamento doméstico.

Depois de ser essencial ao desenvolvimento do Brasil nas décadas passadas garantindo o acesso à alimentação, Camila entende que o Programa de Alimentação do Trabalhador segue relevante, atendendo a novas necessidades. “Com o PAT, empresas são mais competitivas, a economia gira, as pessoas vivem melhor e são estimuladas a adotarem hábitos de vida mais saudáveis”, resume a executiva, certa de que o programa permanece essencial.

 

 

Você sabe quais são as diferenças entre o cartão alimentação e o cartão refeição? Clique no link para e tire todas as suas dúvidas!

 

Sabia mais sobre o assunto:

Confira a linha do tempo com todas as mudanças do novo decreto do PAT 

Por que dar vale refeição ao invés de dinheiro?

Conheça as vantagens do cartão alimentação para seu colaborador