Profissional investe em sua capacidade analítica fazendo um curso on-line

Especial Soft Skills: o que é capacidade analítica?

20 Novembro 2024

Entenda como desenvolver essa habilidade e os motivos que fazem dela um recurso valioso no trabalho

Voltamos com a nossa série especial sobre Soft Skills! Hoje, trazemos aqui uma habilidade muito importante em qualquer esfera da vida, principalmente no trabalho: a capacidade analítica. 

E aí, vem com a gente entender o que é e como trabalhá-la no dia a dia? Fique conosco por aqui e verá:

  • O que é capacidade analítica no trabalho?
  • O que é fundamental para desenvolver a habilidade analítica?
  • 10 dicas para evoluir

O que é capacidade analítica?

Sabe quando você lê um texto e, em seguida, consegue dar uma opinião sobre ele? E faz isso com base nas informações que estão ali, no estilo de escrita e nos dados apresentados? Isso é capacidade analítica!

É a habilidade de conseguir analisar um conteúdo ou situação, identificar padrões e resolver problemas. Tal comportamento garante que as decisões tomadas sejam baseadas em dados. Ou seja, há toda uma inteligência aplicada.

O que é fundamental para desenvolver a habilidade analítica?

Essa competência depende de uma série de hábitos/tarefas. Porém, a base de tudo é conseguir analisar dados de diferentes naturezas, sejam eles textos, números e comportamentos, entre outras fontes. Olha só como começar:

  • Reúna dados: em qualquer situação, tente buscar informações relevantes e de fontes confiáveis para que possa se aprofundar no tema;
  • Interprete: esses dados precisam ser analisados com critério. Você deve se debruçar sobre eles para entender o que realmente significam e que tipo de resposta pode extrair;
  • Identifique padrões: ao olhar para os dados, você consegue identificar padrões e tendências;
  • Resolva os problemas: todas essas informações coletadas e devidamente estudadas vão te ajudar em dois pontos. O primeiro é identificar o problema. Com isso bem claro em mente, é possível traçar estratégias com foco na resolução de cada um deles;
  • Tome decisões inteligentes: essa interpretação dos dados será a base para as suas escolhas. Dessa forma, você consegue orientá-las muito melhor. Afinal, está tomando decisões a partir de informações reais.

A tomada de decisão com base na análise cuidadosa dos dados influencia o negócio nas esferas micro e macro. No primeiro caso, você contribui para que a sua equipe faça escolhas mais certeiras e, assim, consiga finalizar os projetos com maior eficiência. 

Consequentemente, se há boas ideias/decisões vindas de diferentes times, a empresa consegue atingir os seus objetivos com facilidade. Ou seja, a companhia como um todo passa a agir de modo inteligente e fundamentado em dados. Todo mundo sai ganhando!

10 dicas para desenvolver a capacidade analítica

Agora que você sabe a importância da análise de dados, te mostramos aqui 10 dicas imperdíveis para desenvolver a habilidade analítica no seu trabalho. Vamos juntos?

1 - Simule

Estudar faz toda a diferença! Comece praticando essa habilidade com jogos de lógica e quebra-cabeças, por exemplo. Esse tipo de recurso exige que você analise, pense e tome decisões a todo momento.

2 - Desafie-se

No trabalho, se proponha a resolver problemas. Você pode começar por decisões menores e, quando tiver mais confiança, gerenciar movimentos e projetos. Deixe bem claro para a liderança que tem essa vontade.

3 - Use ferramentas

Como a análise de dados é a base da capacidade analítica, conte com a ajuda de softwares que podem facilitar esse trabalho. Há diferentes opções, desde recursos clássicos, como o Excel e o Google Sheets, a ferramentas mais avançadas, como o Power BI.

4 - Leia sempre

Ter o hábito de ler é fundamental para o desenvolvimento da habilidade analítica. Busque textos, livros e artigos que gosta, especialmente sobre o tema de análise de dados. Além disso, deixe bem claro para a liderança e para o RH que você tem interesse no tema e que gostaria de fazer cursos para evoluir, se possível.

5 - Exercite

Analise os relatórios que a sua empresa gera, mesmo que não sejam da sua área. Veja as informações com atenção e depois tente escrever um ou dois parágrafos sobre o que observou.

6 - Questione-se

Ao analisar esse tipo de material, procure fazer perguntas críticas para você. Do tipo: por que as vendas caíram tanto em outubro? Busque, com base nos dados que está observando, possíveis respostas.

7 - Trabalhe em grupo

Participar de projetos com pessoas de diferentes áreas e personalidades é uma forma muito efetiva de trabalhar essa habilidade. A troca entre profissionais abastece o seu repertório, traz novos pontos de vista/informações/experiências a serem considerados e te ajuda a analisar as situações com mais facilidade e precisão.

8 - Construa bons relatórios

Invista o seu tempo em gráficos e outros elementos visuais. Ter esse apoio é fundamental para facilitar a interpretação dos dados - e te ajuda a compreendê-los melhor quando você está fazendo o relatório.

9 - Comunique-se com clareza

Quem se comunica com transparência consegue fazer perguntas claras e objetivas. Dessa forma, você consegue extrair as informações que deseja sem ruídos. Além disso, uma conversa clara com os colegas pode contribuir - e muito - para encontrar problemas e soluções. Outro ponto é que tal habilidade é essencial para a apresentação dos resultados. Assim, todo mundo entende a mensagem que você deseja passar.

10 - Pratique a técnica de mindfulness

Também conhecida como “consciência plena”, garante que o foco total esteja nas atividades que você está fazendo. A atenção deve estar no momento presente. Para começar, estabeleça momentos para a realização de cada tarefa - e evite interrupções. Você pode iniciar com slots menores e ir aumentando assim que conseguir vislumbrar os resultados.

Conclusão

A capacidade analítica é uma soft skill muito valorizada no mercado. Afinal, é essa análise que nos permite tomar decisões mais inteligentes e com maior impacto positivo ao negócio. Por isso, pratique, leia, se informe e se interesse pelas coisas! É um bom começo para desenvolver e praticar.

Paralelamente, busque se desafiar no dia a dia e a trocar com os seus colegas. Você vai aumentando o seu repertório e fica ainda mais confiante. Com certeza, só terá bons resultados.

Até a próxima!