Black Friday & Natal: como preparar o seu negócio?
25 Novembro 2024
8 dicas para faturar ainda mais no período mais importante do ano
O final do ano está aí e, com ele, várias datas importantes para turbinar o faturamento. A primeira é a Black Friday, que, em 2024, acontece no dia 29 de novembro. Como há muitas promoções disponíveis em todos os tipos de estabelecimentos, as pessoas se animam mais para gastar. Então, é hora de impactar o público para se destacar.
E aí, quer saber como planejar tudo para garantir um bom aumento nas vendas? Vem com a gente! Você verá:
- O que é e como se preparar para a Black Friday?
- 8 dicas infalíveis para saber como faturar mais em datas comemorativas
- Outras datas importantes
O que é a Black Friday?
A data surgiu nos Estados Unidos e marca a abertura do período de compras para o Natal. Acontece sempre a seguir ao Dia de Ação de Graças, uma das principais comemorações norte-americanas. No Brasil, há alguns anos a ocasião vem ganhando espaço no calendário de vendas.
Para se ter uma ideia, uma projeção realizada pela Dito e pela Opinion Box mostrou que 43% dos consumidores entrevistados pretendem gastar mais em 2024. Algo bastante positivo te aguarda! Bora se preparar, então?
8 dicas infalíveis para Black Friday, Natal e outras datas
Elaboramos uma lista com base nas características que os consumidores mais desejam para esta Black Friday (e, consequentemente, para outras datas comemorativas também, como o Natal). Os dados são da pesquisa da Opinion Box. Vem com a gente!
Preços baixos: faça promoções verdadeiras
De acordo com o estudo, 51% dos entrevistados estão em busca de preços baixos. Por isso, planeje boas promoções. Dê descontos que vão impactar o bolso de verdade. Segundo a FecomercioSP, uma boa maneira de faturar mais é baixar ainda mais os preços de itens "encalhados" no estoque. No caso de restaurantes, por exemplo, pode ser aquela bebida que não sai muito ou algo que está parado nos últimos meses.
De todo modo, antes de definir qualquer preço, é necessário fazer algumas continhas para garantir que o desconto seja interessante para você. Comece com o cálculo do markup (este indicador é a garantia de que o valor final do produto/serviço oferecido vai realmente cobrir os custos fixos e variáveis). Olha só calcular:
Markup
[100 – (% de custos variáveis + % custos fixos + % de margem de lucro)]
÷
100
Em seguida, é preciso multiplicar o Preço de Custo do Produto (PCP) pelo markup calculado. O valor repassado ao público deve ser igual ou superior a esse resultado.
Frete grátis: capriche na entrega
Essa dica vale para quem trabalha com entrega ou delivery! As pessoas não querem gastar com frete, pelo menos é o que dizem 41% dos entrevistados do estudo da Opinion Box. Então, retirar esse custo pode ser uma boa alternativa para chamar a atenção da clientela em datas comemorativas.
Mas lembre-se: faça todos os cálculos antes para não ter prejuízo.
Valor alto do desconto: tem que valer a pena!
Do total de entrevistados da pesquisa, 30% afirmaram que desejam descontos bem atrativos. Aquelas promoções tímidas, que não fazem muito a diferença no bolso do consumidor, não atraem os olhares do público em meio a tantas ofertas.
Faça um levantamento de produtos que não possuem giro de estoque e tente baixar ao máximo sua margem para que seu estoque possa dar espaço a produtos mais rentáveis.
Pense em combos, considere oferecer uma sobremesa e/ou cafezinho, por exemplo. Tudo isso atrai!
Ser uma loja conhecida conta
Clientela fiel é tudo: 17% afirmaram que pretendem gastar em estabelecimentos conhecidos. Então, aproveite para divulgar as suas ofertas a quem já frequenta.
Coloque cartazes, mande para a sua lista no WhatsApp e use o famoso boca a boca para comunicar o que você planejou!
Varie o cardápio
Ainda de acordo com o estudo, 15% disseram que pretendem comprar em locais com uma boa variedade de produtos. Nossa dica é preparar opções especiais para as datas comemorativas. Apostar em um prato novo, por exemplo, exclusivo para esse período pode ser uma boa sacada.
Diversifique meios de pagamento
22% dos entrevistados tocaram num ponto: desejam pagar por produtos e serviços da forma que acharem mais conveniente. É muito importante ter diferentes opções disponíveis. E aqui, claro, aceitar os benefícios da Pluxee faz toda a diferença!
Ofereça um atendimento personalizado
As pessoas voltam se forem bem atendidas! E isso fará a diferença na Black Friday, no Natal, no Dia das Mães ou em outras datas comemorativas. Então, se preocupe em garantir um bom serviço o ano inteiro. Converse com a sua equipe, faça treinamentos quando possível e mantenha o padrão sempre elevado mesmo em datas tão movimentadas.
Indicações são sempre bem-vindas
A pesquisa da Opinion Box mostrou ainda que as recomendações contam muito para os consumidores, principalmente quando elas vêm de pessoas conhecidas.
Então, que tal fazer aquelas promoções de incentivo como: "convide um amigo e ganhe 15% de desconto". Isso vai te ajudar a alavancar as vendas! Converse também com pessoas que conhecem o RH de empresas próximas a seu estabelecimento - quem sabe rola uma parceria? Assim, você pode criar promoções especiais para essas empresas no entorno de seu estabelecimento.
Outras datas importantes
Ter um bom planejamento para as ocasiões comemorativas é essencial para garantir bons resultados. E não há nada melhor do que organizar tudo com antecedência. Bora lá ver, então, as datas que mais bombam o faturamento, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
Se prepare para 2025
- 03/03 e 04/03: Carnaval
- 08/03: Dia Internacional da Mulher
- 15/03: Dia do Consumidor
- 20/04: Páscoa
- 11/05: Dia das Mães
- 12/06: Dia dos Namorados
- 10/08: Dia dos Pais (segundo domingo do mês)
- 12/10: Dia das Crianças
- 28/11: Black Friday
- 25/12: Natal
Concluindo
Se organizar para faturar em datas comemorativas é muito importante! É preciso se destacar em meio à concorrência, com ofertas que chamam a atenção do público. Afinal, todo mundo gosta de ter boas experiências e, de quebra, gastar menos.
E aí, tudo pronto? Bom planejamento e ótimas vendas!