como ações esg podem motivar equipes

Motive sua equipe com ações ESG

8 Julho 2024

O conceito ajuda a atrair e a reter talentos, além de manter a equipe unida. Te mostramos os motivos para ser uma empresa ESG!

Trabalhar pautas ESG é urgente dentro das empresas - e há uma série de razões que justificam essa frase. Sigla de Environmental, Social e Governance (ambiente, social e governança), o conceito tem orientado muitas das decisões tomadas por investidores. Além disso, vem se mostrando como uma importante forma de engajar, trazer maior motivação a equipe e atrair talentos.

Isso mesmo: diversas atividades e projetos realizados nessas esferas são capazes de fazer a sua equipe entregar resultados cada vez melhores. E aí, quer saber como motivar uma equipe e como a empresa é impactada na prática e, ainda, o que fazer para acompanhar esse movimento? Fique conosco por aqui para entender:

  • O que é ESG

  • Como o conceito impacta a força de trabalho?

  • Como trabalhar pautas ESG no dia a dia

  • O que é ESG?

Como comentamos, a sigla reúne três aspectos muito importantes. O ambiental remete às práticas da companhia relacionadas ao meio ambiente, como ações para combater o desmatamento e as emissões de carbono.

O social diz respeito aos projetos de responsabilidade corporativa com foco no desenvolvimento da sociedade, sobretudo aqueles relacionados à melhoria das condições de vida das pessoas de modo geral. Alguns exemplos: iniciativas voltadas aos direitos humanos e à diversidade. Por fim, a governança está ligada às políticas empresariais, estratégias e administração dos negócios.

Ter iniciativas nessas esferas é muito importante por uma série de questões, com destaque para:

1 - A empresa é valorizada junto aos investidores.
2 - Torna-se um lugar melhor para se trabalhar, favorecendo a imagem de marca empregadora.
3 - As equipes se sentem mais motivadas quando estão nesse ambiente humano, de respeito e de solidariedade.

Mas como o ESG impacta diretamente a força de trabalho?

Segundo uma pesquisa feita pela Marsh Mclennan Company, o impacto que esse conceito exerce entre as equipes pode ser uma fonte inesgotável de vantagem competitiva. O estudo detectou que empresas com colaboradores mais satisfeitos são aquelas que possuem pontuações ESG mais altas. 

Olhando para o futuro, conforme destacou a análise, tais boas práticas terão um peso cada vez maior na atração e na retenção de talentos. O motivo é simples: os Millennials e a Geração Z dão mais importância para essas questões do que as gerações anteriores. E, uma vez que esses dois grupos serão responsáveis por 72% da força de trabalho até 2029, é urgente articular estratégias consistentes para ter os melhores profissionais por perto, que buscam não apenas um salário, mas trabalhar com propósito.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo conduzido pela Robert Half, 33% dos recrutadores afirmam que iniciativas sustentáveis influenciam as decisões dos candidatos que já estão empregados. Entre os desempregados, o indicador sobe para 83%.

Além de naturalmente estarem mais preocupados com o seu entorno, sentimento que cresceu durante a pandemia, os profissionais se sentem motivados quando possuem um propósito. A consequência desse estímulo é aumento da produtividade e da criatividade nas entregas. Ou seja, há ganhos em todos os lados.

Como trabalhar as pautas ESG no dia a dia?

Existem diversas formas de trabalhar ações sociais, ambientais e de governança na empresa. Planejar todas elas de acordo com o perfil das suas equipes é uma boa dica para estimulá-las. Pense em algumas questões, como "o que poderia motivá-las?" ou então "quais são as áreas mais interessantes para cada time?". 

Assim, as chances de acertar são maiores! Veja alguns exemplos práticos a seguir:

Aposte no voluntariado empresarial

Um estudo realizado pelo Itaú Social em parceria com o Datafolha mostra que 91% dos brasileiros consideram o voluntariado importante e 48% fazem ou já fizeram alguma atividade nesse sentido, como trabalhos voluntários.

Nas corporações, a responsabilidade social é vista como um investimento na sociedade e está diretamente ligada à consolidação dos valores da empresa.

A relação é um verdadeiro ganha-ganha: a companhia fica mais competitiva, os funcionários fazem algo positivo  e se identificam com os valores defendidos internamente e a sociedade se desenvolve.

A participação em programas de voluntariado ajuda o profissional em diversos aspectos, a exemplo de desenvolvimento de competências como liderança, relações interpessoais, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Repense o impacto ambiental da empresa

Comece avaliando as consequências, no meio ambiente, das atividades realizadas pela companhia. Em seguida, dedique-se a pensar em formas de minimizá-las. Tal trabalho deve começar com uma análise da cadeia de valor (ou seja, de tudo o que é necessário para o seu negócio funcionar). Com base nisso, é possível identificar melhorias no processo. Você pode, inclusive, envolver as equipes neste estudo.

Que tal fazer um concurso de ideias, por exemplo? É uma excelente maneira de criar ações com foco no meio ambiente. Outro caminho é promover essa conscientização internamente, com campanhas de reciclagem e outras ações específicas.

Bora falar sobre diversidade, machismo, etarismo e outros temas?

Uma empresa genuinamente preocupada com a evolução da sociedade busca falar sobre temas relevantes, como discriminação no trabalho, diversidade, racismo e questões ligadas à saúde mental, entre outros assuntos.

É uma forma de conscientizar as equipes e, sobretudo, de acolher. Por isso, vale propor um calendário repleto de eventos relacionados e workshops. Dessa forma, você propaga mensagens importantes, cria um ambiente permeado por respeito e mostra a todos que tais assuntos são prioridade dentro e fora de casa!

Envolva os times

Deixe as pessoas fazerem parte desse processo! Você pode promover, por exemplo, rodadas para a apresentação de propostas de ações ESG. Assim, cada equipe (ou profissional) se dedica a estruturar um projeto específico, seja voltado às causas ambientais, a aspectos sociais ou de governança.

Pode ter certeza: muita coisa boa tende a sair dessa iniciativa. E ainda: os times se sentem agentes da mudança!

Concluindo

Promover ações ESG é uma excelente forma de motivar as equipes, que estão cada vez mais preocupadas com a postura das empresas no que diz respeito às pautas ambientais, sociais ou de governança.

Além disso, quando há um propósito envolvido, a produtividade aumenta no dia a dia. As pessoas se engajam mais, ficam motivadas e satisfeitas. Então, nada melhor do que promover iniciativas do gênero para atrair e reter os melhores talentos. Bora começar agora?

Até a próxima!