Pacto Global da ONU: aderimos e te explicamos os motivos!
2 Julho 2024
Decidimos integrar essa iniciativa que multiplica a sustentabilidade corporativa mundo afora! Entenda como funciona
Bora de notícia boa? Nós, da Pluxee, aderimos ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Decidimos dar esse passo tão importante para reafirmar o nosso compromisso com pautas que defendemos e acreditamos, como redução das desigualdades, equidade de gêneros, preservação do meio ambiente e muitas outras.
Quer saber o que muda na prática e o que faremos para contribuir com essa iniciativa tão valiosa? É o que contamos por aqui. Fique conosco e verá:
- Pacto Global da ONU: por que é tão importante aderir?
- Como a Pluxee promove a Responsabilidade Social Corporativa?
- Sustentabilidade corporativa: bora promover?
Pacto Global da ONU: por que é tão importante aderir?
Aderir ao Pacto Global das Nações Unidas (ONU) foi uma decisão muito importante. Sabe o motivo? A iniciativa promove temas valiosos, que farão a diferença na agenda global de agora e do futuro. Assim como a gente, todas as empresas que abraçam essa causa se comprometem a operar de acordo com 10 princípios da ONU baseados em quatro pilares fundamentais. São eles:
Direitos Humanos
- Apoiar e respeitar a proteção dos Direitos Humanos reconhecidos internacionalmente;
- Nunca violar esses direitos.
Trabalho
- Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
- Repudiar o trabalho forçado ou compulsório;
- Abolir o trabalho infantil;
- Eliminar qualquer tipo de discriminação.
Meio ambiente
- Ter uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
- Promover a responsabilidade ambiental por meio de iniciativas consistentes;
- Apoiar e desenvolver tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
- Combater a corrupção em todas as suas formas.
Companhias que ingressam no Pacto se comprometem a agir em linha com esses direcionamentos. Ou seja, respeitar os Direitos Humanos, oferecer condições de trabalho dignas, com total respeito aos profissionais, cuidar do meio ambiente com consistência e investimento em novas iniciativas e, por fim, combater a corrupção diariamente. Olha só como essa iniciativa é importante!
No nosso caso, buscamos dar continuidade – e reforçar – o que já estamos fazendo: somos líderes do nosso setor em Responsabilidade Social Corporativa, e nossa atuação é voltada a melhorar a qualidade de vida de quem está ao nosso redor e além (comunidades locais, colaboradores, consumidores, estabelecimentos e clientes).
Como a Pluxee promove a Responsabilidade Social Corporativa?
Definimos uma série de metas importantes para promovermos escolhas mais sustentáveis mundo afora. Nosso objetivo é alcançá-las até 2025 a partir de uma estratégia baseada em:
- Parceiros de confiança: construir relações com ética e transparência, compreendendo sempre as necessidades dos stakeholders;
- Indivíduos: melhorar o bem-estar das pessoas, com hábitos inclusivos e práticas sustentáveis;
- Comunidades locais: agregar valor aos negócios e às vidas;
- Meio ambiente: idealizar projetos e tomar atitudes que reduzem os impactos ambientais.
Alguns exemplos práticos que traduzem tudo isso que falamos por aqui:
- Net Zero: firmamos o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e compensar qualquer impacto de emissões residuais;
- Missão empreendedora: nossa parceria com a ONG Aliança Empreendedora tem como resultado um curso sobre empreendedorismo voltado a mulheres pardas e pretas do ramo de alimentação. Já alcançamos a marca de 300 inscritas e 93 certificadas! Assim, contribuímos para impulsionar o crescimento dos negócios e das comunidades;
- Redução do desperdício de alimentos: estamos com a Food to Save para conectar estabelecimentos a consumidores com o objetivo de reduzir esse indicador tão problemático;
- Combate à fome: apoiamos a causa Stop Hunger. Temos uma rede de voluntários que atua para combater o problema em regiões mais vulneráveis.
Sustentabilidade corporativa: vamos juntos promover?
Com 24 anos de história, o movimento já conta com mais de 21 mil participantes em 101 países (com abrangência e engajamento em 162 nações do globo). É o maior projeto voltado à sustentabilidade corporativa de toda a história. Aliás, a iniciativa só tende a crescer! O Pacto Global da ONU no Brasil já possui 1.900 inscritos. É a segunda maior rede local do mundo, com projetos consolidados em diferentes territórios, como Alimentos e Agricultura, Engajamento e Comunicação e Água e Saneamento, entre outros.
Tais iniciativas estão totalmente alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015. Inclusive, quem adere ao Pacto Global da ONU firma o compromisso de trabalhar esses temas no dia a dia. É a chamada Agenda 2030, que reúne uma lista de coisas que devem ser feitas, de acordo com a própria ONU, "em nome dos povos e de todo o planeta". Veja só quais são as temáticas:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implementação.
Cada um desses objetivos têm metas específicas, e quem faz parte desse pacto iniciativa da ONU para sustentabilidade se compromete a integrá-las às suas estratégias de atuação. Inclusive, cada companhia tem total apoio e orientação da equipe da ONU Sustentabilidade para que isso aconteça. A Rede Brasil, por exemplo, disponibiliza cursos, espaço para compartilhamento de iniciativas, ações de promoção a causas específicas e movimentos temáticos que visam instruir e engajar as empresas, entre muitas outras formas de apoio.
A ONU recomenda que as empresas que aderiram participem ativamente dessas ações para disseminar e incorporar as pautas em suas culturas. Afinal, juntos seremos sempre mais fortes!
Todos os anos, a evolução de tudo o que vem sendo feito deve ser reportada. Assim, é possível ter uma ideia geral de como o mundo tem caminhado nesse sentido. E é muito interessante para entendermos o nosso papel no meio disso tudo.
Concluindo
A adesão ao Pacto Global da ONU é um passo muito importante para trabalhar temas tão valiosos com seriedade e consistência. Mas não é só isso! Também é uma forma de incluir pautas necessárias no dia a dia, sobretudo a partir de ações relevantes e profundas, que realmente podem trazer impacto positivo para todos, meio ambiente e sociedade.
Esse movimento está totalmente alinhado ao que fazemos e pensamos. Queremos impactar a vida das pessoas de uma forma muito genuína. E tal sentimento nos leva à liderança do nosso setor em responsabilidade social corporativa. Atuamos em uma comunidade formada por mais de 6,5 milhões de brasileiros conectados. Temos total consciência de que o amanhã se constrói hoje. Por isso, atuamos e capacitamos em rede para, juntos, construirmos um futuro melhor.Estamos muito felizes em contribuir com o que realmente importa para as pessoas! Vem com a gente?