Quais são as principais tecnologias para o varejo do futuro?
21 Junho 2024
Fique por dentro do que é tendência e aproveite o melhor dessas novidades para atrair mais clientes e ver seu estabelecimento crescer
A transformação digital mudou a maneira como conhecemos o mercado. Diversas soluções foram criadas a partir dela, impactando muitos setores, incluindo o de restaurantes e supermercados. Dentro desse contexto, é importante ficar de olho nas possibilidades oferecidas pelas tecnologias do futuro para o varejo.
O comércio eletrônico trouxe consigo uma enorme variedade de serviços que antes só eram encontrados nas lojas físicas. Isso levou muitos varejistas a repensarem suas estratégias e a mudarem suas abordagens de vendas para seguirem fortes diante da concorrência.
Hoje a tecnologia faz parte da vida das pessoas, tornando os consumidores mais exigentes e bem-informados. Então, como a tecnologia no varejo pode atender esses novos clientes à altura? Confira neste artigo as tecnologias que vão mudar os rumos do varejo do futuro!
Quais são os impactos das tecnologias para o varejo do futuro?
O comportamento do consumidor é algo que muda com bastante frequência. No entanto, com os recursos tecnológicos que surgem em uma velocidade muito grande, pode se tornar um verdadeiro tiro no pé se prender apenas aos processos mais tradicionais, sem incorporar as soluções digitais disponíveis hoje.
A tecnologia para varejo tem se tornado indispensável para criar sistemas inteligentes de recompensa, apostar em uma estratégia de venda híbrida, gerar e analisar dados ou mesmo para automatizar procedimentos. Ela promete revolucionar os modelos de pagamento que conhecemos, levar o atendimento ao consumidor a um novo nível e mudar profundamente a qualidade da experiência do cliente.
A pergunta não é se seu estabelecimento vai ser ou não afetado por essa transformação, mas sim como você pode tirar proveito das novidades, mudanças e tendências do varejo 2024.
Quais são as tendências que merecem atenção para o futuro?
Não basta mais satisfazer o cliente: é preciso entregar valor naquilo que faz e, praticamente, arrancar uma expressão de “uau!” a cada oportunidade. Ou seja, é fundamental encantar o cliente. E é claro que muito disso está relacionado à praticidade, ao conforto e à facilidade com que as transações são feitas.
Porém, como você deve prever, isso depende muito das tendências do varejo na área de tecnologia. Vamos descobrir quais são elas?
Realidade aumentada
A realidade aumentada é o novo meio de permitir que o seu cliente interaja com o produto antes mesmo de entrar em um contato real com ele. Que tal experimentar o tênis que você tanto quer em uma foto sua, com um look real? Ou ter acesso ao menu do restaurante de forma interativa? Esses são apenas alguns exemplos de realidade aumentada, uma das melhores maneiras de aliar tecnologia e varejo.
Pagamentos inteligentes
Os pagamentos inteligentes são cada vez mais frequentes na nossa realidade, entre os cartões por aproximação, QR Codes e relógios inteligentes. Cada vez mais, o dinheiro físico vai se tornar apenas alguns dígitos no mostrador da sua tela.
E de acordo com as tendências do varejo, ainda mais formas de pagamentos inteligentes serão adotadas: já imaginou poder pagar todos os itens que você colocar no carrinho do supermercado enquanto ainda está passeando pelas prateleiras? Algumas lojas nos Estados Unidos já contam com essa tecnologia, evitando a necessidade de passar pelos caixas e deixando sua experiência ainda mais rápida e eficiente.
Assistente de voz
Muitas pessoas conhecem o famoso “Ok, Google” ou “Alexa, toque música”. Nós já temos certa familiaridade com os assistentes de voz no dia a dia, não é verdade? O que alguns varejistas talvez não saibam é que essa tecnologia poderá fazer ainda mais parte do seu atendimento online, ajudando a checar todas as informações de que precisarem.
Imagine, por exemplo, que você está caminhando na rua enquanto pede ao seu assistente que faça uma rápida pesquisa de preços por um produto específico. Ou, ainda fazer toda a sua lista de compras de supermercado antes mesmo de chegar do trabalho até em casa, tudo por comando de voz, autorizando a compra online.
Lojas híbridas
As lojas híbridas são uma realidade dentro de muitos segmentos. No entanto, podemos esperar que se consolidem de vez entre as tecnologias para varejo no futuro. Já pensou em comprar tudo o que você precisa da comodidade da sua casa, mas ainda poder visitar uma loja física para ter uma experiência completa sempre que quiser?
Você vai poder aproveitar o supermercado não mais como uma obrigação ou dever, mas como um passeio relaxante quando quiser dar uma volta por aí.
Sistemas altamente integrados
Os estoques, as vendas, os pagamentos, as compras – absolutamente tudo precisará estar conectado no varejo do futuro, já que essa integração é o que permitirá aos negócios uma gestão mais inteligente, automatizada e eficiente, fazendo com que todos os pedidos e pagamentos sejam efetuados de forma autônoma, trazendo benefícios para a operação do seu estabelecimento.
Sendo assim, é importante investir desde já na integração de todos os sistemas da empresa, o que vai evitar retrabalhos, otimizar os fluxos internos e dar agilidade aos processos. Além dessas vantagens, você vai notar uma redução de custos expressiva, cujas sobras financeiras poderão ser reinvestidas em melhorias.
O que você tem a perder ao ignorar as tendências do futuro do varejo?
Apesar do uso da tecnologia ser uma tendência praticamente inevitável, muitos empreendedores acabam optando por não acompanhar o movimento do mercado. Infelizmente, para esses, o sucesso da empresa pode ser bem menos duradouro. Isso porque a tecnologia em si não é mais uma tendência, mas uma realidade. Quem não estiver disposto a se adaptar terá que se preparar para enfrentar prejuízos como:
- perda de clientes super conectados e que compram quase que exclusivamente pela internet;
- queda da competitividade, perdendo em inovação e modernização para os concorrentes;
- desperdício de oportunidades reais em um mercado híbrido;
- perder a oportunidade de usar uma grande quantidade de dados úteis para fidelizar o público-alvo;
- perda de parcerias estratégicas e investimentos importantes para o crescimento do negócio.
É óbvio que esse conjunto de fatores afeta o faturamento e, consequentemente, a lucratividade do negócio. Dependendo do caso, pode até colocar em xeque a sobrevivência do seu estabelecimento no mercado.
Como você viu, o varejista do futuro é aquele que estará sempre com um olho nos dados, na inteligência artificial e nas tecnologias para promover e impulsionar seu negócio. Abrir mão desse recurso é um risco bastante alto para quem quer se manter ativo e se desenvolver nesse segmento.
Se quiser saber mais sobre as tecnologias para o varejo do futuro e outras tendências, acompanhe os nossos conteúdos aqui no blog da Pluxee.