16 dicas para ouvir as pessoas com empatia
20 Agosto 2024
Escuta ativa é ouro no trabalho! Vem com a gente entender como desenvolver essa habilidade tão urgente e necessária
Pense num diálogo com uma amiga ou amigo. Se você não escuta com atenção e respeito, dificilmente conseguirá dar um conselho genuíno. Algo que fará a diferença na vida da pessoa.
Isso também acontece no trabalho. Quando a empresa não se posiciona como ouvinte, as dores surgem e crescem. E esse movimento impacta o bom andamento de tudo. Seja nas entregas, no bem-estar, nos relacionamentos, na criatividade e até nos lucros. Todo mundo perde quando não há empatia no trabalho.
E aí, quer saber como trabalhar a escuta ativa? Vem com a gente! Separamos 16 dicas que vão te ajudar no dia a dia. Fique conosco para ver:
- O que é escuta ativa e as vantagens para a empresa?
- 16 dicas para ter empatia no trabalho
O que é escuta ativa e as vantagens para a empresa?
Na maior parte das vezes, a escuta remete a algo passivo. Geralmente, a pessoa está ali, recebendo informações da outra. Mas quando colocamos a palavra "ativa" ao lado, por exemplo, tudo ganha outro sentido. Quer ver?
Escuta ativa, de acordo com especialistas da Harvard Business Review, significa "a capacidade de sintonizar seus pensamentos e sentimentos com o que alguém está dizendo". E, assim, tudo se transforma em uma conversa interativa (nada competitiva!).
A Harvard Business School ainda divide essa habilidade em três tipos diferentes.
- Cognitiva: quando prestamos atenção em todas as informações da pessoa, com o intuito de compreendê-las.
- Emocional: agimos com compaixão durante a conversa.
- Comportamental: transmissão de interesse em relação ao que está sendo dito, seja verbalmente ou não.
Viu só como trabalhar bem esse tópico exige muita preparação? São vários aspectos importantes! Vamos lá ver como começar? Te mostramos aqui!
Como ser um ouvinte empático? 16 dicas imperdíveis!
Te mostramos aqui como a sua empresa pode agir e também sugestões para implementar no seu dia a dia. Vamos lá?
1 - Aja com verdade
Primeiro de tudo, seja um RH que se preocupa efetivamente com as opiniões das pessoas. Esse comportamento deve ser genuíno. De nada adianta comunicar isso se você efetivamente não se importa com o que o seu público está falando.
2 - Transforme opiniões em mudanças
Nunca ouça só por ouvir. Por querer ser uma empresa legal. As opiniões das equipes precisam ser coletadas, analisadas e convertidas em mudanças. Aproveite todo o poder da escuta ativa!
3 - Crie uma cultura de escuta ativa
Esse hábito não deve ser individual e pontual. É imprescindível que a capacidade de ouvir com empatia faça parte da cultura da empresa. Inclua esse tópico nos valores da companhia e comunique bem o seu posicionamento, sobretudo junto à liderança, com a maior clareza possível.
4 - Capacite a gestão
Bons líderes precisam ser empáticos. É a base de tudo. Oriente tais profissionais, promova conversas, convide especialistas e ofereça cursos que mostrem a importância de agir dessa maneira. Ouça também esses profissionais para entender como tem sido esse processo. Nunca coloque nas mãos deles e vá embora. A responsabilidade também é do RH.
5 - Trabalhe o autoconhecimento
Cada profissional tem um jeito de ouvir. Há os mais críticos, os analíticos, os mais calados… E tudo bem! Não há certo e errado nesse processo. É necessário que cada indivíduo consiga identificar como funciona durante a escuta. Mas como florescer excelentes ouvintes? Com autoconhecimento! Mostre, nos treinamentos que dará para a liderança, a importância de cada pessoa olhar para dentro para entender como funciona na hora de ouvir. Promova exercícios e simulações. Assim, todos conseguirão agir de um modo muito mais genuíno e livre!
6 -Tenha uma estratégia bem definida
A escuta ativa deve ser infinita. Ou seja, acontecer sempre. No dia a dia. No detalhe. Mas você também deve estabelecer periodicidade para outras ações macro, como realizar pesquisas de clima e conversas de feedback com o time. Tenha essas atividades na sua estratégia.
7 - Crie canais
Além da conversa, uma empresa que é uma ouvinte empática tem canais abertos para receber assuntos mais delicados, como denúncias e insatisfações. Tenha esses espaços bem claros e definidos. Em seguida, comunique essas possibilidades para os seus colaboradores. É fundamental que todos saibam a quem podem recorrer. Quando receber algo, lembre-se: analise profundamente e tome decisões com base na ética e no respeito.
8 - Garanta a segurança psicológica
A escuta só será ativa se as pessoas se sentirem à vontade para falar. E isso só acontecerá se você trabalhar a segurança psicológica. Ideias, comentários, sugestões e reclamações nunca devem ser repreendidos e/ou julgados.
9 - Evite distrações
Nunca chame alguém para conversar sem dedicar a sua concentração totalmente àquele momento. Se você responder e-mails, interromper, atender telefone e outras atitudes do gênero, por exemplo, quem está com você dificilmente se sentirá à vontade para falar. O foco é no papo.
10 - Se envolva com a conversa
Faça perguntas, mostre que a sua atenção está genuinamente ali. Interprete cada informação e busque compreendê-la a fundo. Por exemplo: se houve algum conflito na equipe, o que motivou tudo aquilo? De quais formas impactou a vida daquela pessoa que está ali com você? O bem-estar foi afetado? Como o RH pode ajudar a resolver?
11 - Dê feedback
Nunca ouça e ponto final. Quem te chamou para a conversa quer saber a sua opinião. Portanto, processe as informações e transforme em opiniões sinceras. Essa troca é muito valiosa para todos, pode ter certeza.
12 - Não interrompa toda hora
As pessoas querem saber a sua opinião, mas é importante ter um equilíbrio. Se você quiser contribuir com algo toda hora, a conversa acaba virando um monólogo. Sabe o que acontece a partir disso? A outra pessoa perde o interesse em falar. Tchau, tchau, escuta ativa!
13 - Tenha empatia
Essa é a base da escuta ativa. Busque entender o que levou a pessoa até ali, quais são as suas motivações, a sua realidade e seus incômodos. Se você realmente conseguir se colocar no lugar dela, a conversa fluirá muito bem!
14 - Trabalhe a linguagem corporal
Nosso corpo diz muita coisa. Em uma conversa, é muito valioso quando olhamos nos olhos. Nunca se esqueça disso. Vocês também devem estar sentados confortavelmente, em um ambiente com boa temperatura e luminosidade. Evite locais que remetem à hierarquia, como uma mesa parecida com aquelas de "chefia". Tente achar um espaço com um sofá, por exemplo. Tudo isso conta.
15 - Não julgue
A atenção deve estar 100% nos fatos. Você deve interpretar a conversa, mas nunca julgar as pessoas.
16 - Ouça todos os lados
Sobretudo em conflitos, busque ouvir todas as pessoas envolvidas. Nunca tome partido ou algo do gênero. É importante haver neutralidade para que você tome a decisão mais justa sempre.
Concluindo
A escuta ativa é uma ferramenta muito importante para a empresa. Traz mais conforto, segurança e bem-estar à equipe. Tudo isso se transforma em maiores níveis de felicidade e engajamento no trabalho, uma vez que pessoas ouvidas com empatia tendem a se sentir mais reconhecidas e acolhidas.
Algumas das maiores vantagens de ter uma estratégia consistente nessa esfera são o aumento da retenção de talentos, a diminuição do turnover, entregas mais criativas, maior produtividade e inovação, além de queda nos indicadores de doenças ligadas à saúde mental. Incrível, não?
Seguir por esse caminho é bom para todo mundo. E aí, vem com a gente?