Guia das Soft Skills: como liderar e inspirar?
10 Janeiro 2025
Desenvolver essa habilidade é um processo. E estamos com você nessa jornada. Veja só algumas dicas que preparamos!
Oiê. Você está na segunda edição do nosso Guia Pluxee das Soft Skills. Como recordar é viver, o combinado é trazermos nessa sequência de conteúdos uma explicação detalhada das habilidades que vão além da técnica.
São aquelas aptidões que conquistamos no dia a dia, ao nos relacionarmos com as pessoas, ao vivenciarmos situações diferentes. Não é algo que aprendemos em cursos, mas sim na vida.
Na primeira parte desse guia trouxemos a "comunicação”. Hoje, vamos passear por um tema muito importante: a liderança. Exercitar essa capacidade é fundamental. Mas como? É o que mostramos por aqui. Fique conosco para ver como evoluir.
Como trabalhar a liderança no dia a dia?
Liderar é uma habilidade complexa. E não podemos trabalhar o desenvolvimento dela só quando estivermos à frente de um time. Tal capacidade faz a diferença no dia a dia, na condução de projetos, na organização de cronogramas, na distribuição de tarefas e na inspiração dos seus pares, entre outras atividades que fazemos frequentemente. Por isso, regar sempre essa plantinha da liderança faz a diferença. Mas como?
1 - Pratique
O primeiro ponto é exercitar. Aí, você pode dizer: mas eu não sou líder de ninguém, e agora? Isso não é impedimento. Tente se envolver em projetos que te dão esse tipo de responsabilidade. Diga para a sua gestão direta que te interessa conduzir algumas iniciativas do gênero. Dessa forma, você exercita! E é essa prática que dará cada vez mais confiança.
2 - Estude
Busque participar de cursos/workshops sobre o tema. Aproveite também para ler livros e outros conteúdos relacionados. É sempre uma boa maneira de entender como agir, buscar referências e depois praticar. Olha só algumas dicas para começar:
- Mulheres que Correm com os Lobos: a autora Clarissa Pinkola Estés fala sobre liderança e resiliência de mulheres. Não se trata de um livro corporativo, mas é, sem dúvidas, uma fonte de inspiração sobre como trabalhar a soft skill.
- Pipeline de Liderança: dos autores Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel, a publicação traz exemplos e experiências de lideranças bem-sucedidas, com dicas de como chegar a um modelo inspirador e eficiente.
3 - Trabalhe o emocional
Líderes precisam lidar com pessoas diferentes e, geralmente, estão expostos a uma grande pressão. Tudo isso exige uma inteligência emocional bem trabalhada, pois é necessário agir com firmeza e empatia. Gerir profissionais/processos é saber equilibrar as coisas. Ou seja, ouvir o outro, mas também se posicionar. Busque apoio psicológico se for possível. Conversar com profissionais do ramo vai te ajudar a reforçar esses aspectos e refletir sobre eles também.
4 - Busque mentorias
A sua empresa tem programas de mentoria? Dividir as aflições e as dúvidas com alguém que vivencia tudo isso pode ser uma boa pedida. Você conseguirá entender melhor como é estar nessa posição e quais são as principais formas de exercitar a habilidade. Se a companhia ainda não tiver algo do gênero, que tal sugerir? Levante essa bandeira e aproveite!
Outra dica neste sentido é buscar profissionais que te inspiram dentro da companhia, mesmo que não haja alguma ação específica. Converse com quem acha que pode assumir esse papel na sua carreira. Escolha uma pessoa com vivências interessantes e que tenha total disposição para compartilhar o conhecimento que possui.
5 - Pergunte
Busque entender dos seus colegas e da própria gestão se você está indo no sentido certo. Ouvir é sempre o melhor caminho para evoluir. Se receber alguma crítica negativa, não se desespere. Respire fundo e reflita para entender em quais pontos pode melhorar. Ninguém nasce sabendo ser líder. E tudo bem. O processo é uma construção mesmo. É hora de aproveitar toda sugestão de crescimento.
6 - Comunique-se com clareza
Mais uma vez, a habilidade de comunicação aparece em destaque. É imprescindível ser transparente e saber transmitir as mensagens que deseja (e que a companhia precisa que sejam levadas adiante). Isso ajuda a não gerar ruídos. Aproveita e vem ver as dicas que demos na primeira parte do nosso Guia!
7 - Saiba delegar
Um ponto fundamental para ter sucesso na liderança é identificar qual pessoa tem mais habilidade para fazer determinada tarefa. E, a partir disso, distribuir as funções. Se todos forem capacitados e estiverem confortáveis nas posições/atribuições, o trabalho flui muito melhor.
8 - Inspire
Líderes excelentes inspiram. Motivam. Reflita sempre se você está sendo chefe ou líder? Isso fará a diferença! Por que, no primeiro caso, estamos falando de profissionais que costumam impor as coisas, que não sabem ouvir. Liderar é muito mais do que isso. Olha só as o que difere um tipo de gestão da outra:
Chefes
- São pessoas autoritárias;
- Passam as instruções de cada tarefa e pede para que sejam executadas à risca;
- Querem ter controle total sobre decisões e processos;
- Valorizam a cultura do medo;
- Têm foco apenas nos resultados.
Já pessoas líderes…
- Inspiram e motivam a equipe;
- Trabalham com empatia e respeito;
- Dão autonomia para que o time faça as tarefas;
- Estimulam um ambiente colaborativo e saudável;
- Incentivam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
9 - Tome boas decisões
A tomada de decisão é uma habilidade essencial para líderes. E a melhor forma de desenvolvê-la é ter visão analítica. Estude bastante o assunto/situação para entender qual será o melhor direcionamento. Ouça sempre quem está ao seu lado também. Acredite no seu potencial e no seu conhecimento quando for definir algo. Essas são a base de uma tomada de decisão inteligente!
Concluindo
Liderança é uma soft skill que deve ser trabalhada constantemente. Quanto mais exercitamos essa habilidade, mais crescemos e entendemos como conduzir os processos, gerir e inspirar as pessoas. É uma tarefa complexa e contínua - e que depende muito da sua disposição e da vontade de evoluir.
E aí, bora começar? Boa sorte e até a próxima!