Empreendedorismo feminino: por que é tão valioso?
19 Novembro 2024
Te mostramos aqui a importância da liderança feminina em pequenas e médias empresas. Vem com a gente!
O empreendedorismo feminino no Brasil é muito potente. Mais de 10 milhões de mulheres estão à frente de pequenos e médios negócios no país, de acordo com o Sebrae. É um número significativo, mas o seu valor não se limita ao volume.
Ter um CNPJ pode romper ciclos de abuso e contribuir de maneira significativa para que as empreendedoras possam construir uma vida mais segura e próspera. Poderoso, não é mesmo? Vem com a gente entender melhor esse cenário! Você verá:
- Como é o empreendedorismo feminino no Brasil?
- Pluxee e mulheres empreendedoras
Empreendedorismo feminino no Brasil
Lugar de mulher é onde ela quiser. Neste caso, à frente de suas empresas. Para se ter uma ideia, em 2012 havia 7,5 milhões de empreendedoras no Brasil, segundo estudo do Sebrae. Em 2023, já são 10,3 milhões. E certamente não vai parar por aí. Que bom!
A pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 destacou que 54,6% das pessoas com intenções de abrir um negócio até 2026 são mulheres. Atualmente, entre as que já conseguiram alcançar esse objetivo, 49,8% se declaram negras. A faixa etária com maior presença é a de 30 a 39 anos. Interessante, não? Separamos aqui outros dados importantes:
- 41,3% possuem ensino médio e 20,5% ensino fundamental;
- Os dois ramos mais procurados pelas mulheres são serviço e comércio: 55,9% e 25,4%, respectivamente;
- Infelizmente, o rendimento das empresas lideradas por mulheres é 30,5% menor na comparação com os homens;
- 68% das mulheres dizem que a maternidade influenciou a decisão de empreender;
- 76% comentaram que estão sobrecarregadas;
- Apenas 61% das mulheres afirmaram que têm apoio de seus parceiros.
Ter um negócio é, para muitas, uma forma de romper com o ciclo do abuso e da violência doméstica. De acordo com um estudo do Serasa Experian, 45% das empreendedoras são independentes financeiramente. E mais: 51% da renda que recebem vêm de seus negócios.
Outro ponto importante é que uma das principais vantagens da "dor e da delícia" de empreender, segundo elas, é a possibilidade de conciliar o trabalho com a rotina dos filhos. Ou seja, ter o próprio negócio garante mais flexibilidade à rotina.
Pluxee e empreendedorismo feminino
Por aqui, valorizamos a luta das mulheres que decidiram entrar na jornada de empreender. A Pluxee é parceira do Prêmio Missão Empreendedora, realizado pela ONG Aliança Empreendedora.
O objetivo é fortalecer microempreendedoras que atuam no setor de alimentação por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que ajudarão os seus negócios prosperarem.
As participantes puderam receber conteúdos, participar de formações, conseguir aportes financeiros, mentorias com especialistas e ter acesso ao Pluxee Cuida, serviço da Pluxee que garante orientação psicológica, nutricional, assistência jurídica, educação financeira e suporte social. A oferta de cada um desses itens que citamos aconteceu por etapas, uma vez que o programa foi estruturado em três fases:
- Trilha Tamo Junto: acesso a cursos e conteúdos variados;
- Capacitação WhatsApp: cursos de formação para 280 empreendedoras selecionadas;
- Empreendedora Destaque: aportes financeiro, mentorias e Pluxee Cuida a dez empreendedoras selecionadas.
No total, as participantes assistiram a mais de 20 mil conteúdos, houve três lives com 92 pessoas online, foram concedidas 203 certificações e dez auxílios financeiros. Veja só o que disseram algumas das empreendedoras:
Leiliane, conhecida como Priscilla Cake, é de Fortaleza e começou na confeitaria para economizar no casamento. Fez tanto sucesso que virou a sua ocupação principal. Ela participou do Trilha Tamo Junto e descobriu que a tecnologia pode ser a sua grande aliada na divulgação dos seus produtos.
“Eu não tinha o ChatGPT como meu aliado até então, e agora uso demais, principalmente para criação de conteúdo. Virou meu amigo ChatGPT."
Lúcia Helena de Medeiro, a Lulu, fez dos bolos sua renda. Ao participar da iniciativa, ela aprendeu bastante sobre Gestão do Tempo, uma habilidade crucial para o seu negócio.
“Encontrei apoio e inspiração nos grupos e nas histórias de outras mulheres empreendedoras. Ao participar da capacitação via WhatsApp, aprendi sobre gestão do tempo e comecei a aplicar os ensinamentos no dia a dia. As lives também trouxeram aprendizados valiosos.”
Diana Andrade, da Bahia, está à frente da Tenda dos Doces e participou da terceira etapa da iniciativa. Ela começou fazendo bombons e hoje é referência em confeitaria. Di foi beneficiada com aportes financeiros do projeto.
“Vou investir totalmente na reforma da minha cozinha, preciso tornar o espaço mais funcional para produção dos pães que comercializo. O Natal já está chegando, que é o mês que chamo de “alta demanda,” e, transformando a cozinha para essa época, será um grande passo do meu negócio.”
Outras iniciativas de que participamos
Acreditamos muito na força e na potência do empreendedorismo feminino. Por isso, apoiar iniciativas do gênero é coisa séria por aqui. Separamos alguns exemplos muito legais para compartilhar com você:
Rede Mulher Empreendedora
Também nos unimos à Rede Mulher Empreendedora (RME) para apoiar o desenvolvimento e a aceleração de negócios de mulheres Brasil afora a partir de diferentes iniciativas. Uma delas é o Menu à Empreendedora, que oferece capacitação a participantes em situação de vulnerabilidade.
Mais Mulheres
Apoiamos a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), que estruturou um programa de formação de gestão bem interessante. Nossa ajuda acontece por meio do Pluxee Cuida.
Mãos de Maria
Apoiamos a inciativa Mãos de Maria, por meio do Stop Hunger. Dessa forma, buscamos garantir uma alimentação saudável e ações de combate à fome na favela Paraisópolis, em São Paulo.
Concluindo
O empreendedorismo feminino é potente. O volume de mulheres à frente de seus próprios negócios, quebrando barreiras e inovando em diferentes frentes, está em uma crescente.
É sempre importante dizer que o papel que possuem hoje é crucial para o crescimento econômico do Brasil e do mundo. Aliás, a tendência é que tenhamos cada vez mais indicadores positivos.
Além disso, por serem grandes fontes de inspiração, ajudam a aumentar a entrada de outras empreendedoras nesse universo. E nós, da Pluxee, temos muito orgulho dessas líderes de negócios! Contem conosco sempre.