Colegas de trabalho conversam para resolver um problema com uma tarefa

Problemas no trabalho? Veja como lidar!

8 Janeiro 2025

Saiba de quais formas você pode demonstrar uma insatisfação ou inquietamento sem gerar desconforto

Trabalhar é trocar diariamente. Com seus colegas, parceiros, fornecedores e com a gestão, entre outras tantas possibilidades. E, nesse processo, nem sempre tudo sai como esperado. Aí, é comum aparecer alguma insatisfação, inquietamento e/ou identificação de oportunidades de melhoria. 

Quando isso acontece, o melhor é expor os seus pensamentos. Mas como fazer isso sem gerar problemas e/ou desconforto? É o que te mostramos neste artigo. Fique conosco para ver:

  • Compliance trabalhista: como abordar um problema?
  • 9 dicas de ouro para conversar com liderança e RH

Compliance trabalhista: como abordar um problema?

Mesmo quando amamos o que fazemos, é comum lidarmos com insatisfações. Afinal, somos pessoas, com sentimentos, anseios e vontades. Para se ter uma ideia, uma pesquisa que fizemos com a plataforma The Happiness Index mostrou que os profissionais brasileiros são menos felizes em seus trabalhos do que a média global. Os principais motivos? A falta de reconhecimento profissional e de escuta ativa.

Ou seja, há muitas insatisfações por aí. E precisamos colocá-las para fora, seja para a liderança ou para o RH. Isso porque elas podem se transformar em melhorias, tanto individuais quanto coletivas. Sabemos que manifestá-las nem sempre pode ser fácil. Há muitas coisas envolvidas. Mas há sempre um caminho. Te mostramos aqui como você pode percorrê-lo.

9 dicas de ouro para conversar com liderança e RH

1 - Identifique o motivo da sua insatisfação ou problema

É preciso refletir sobre o que vem acontecendo para identificar corretamente o que tem provocado esse inquietamento. Esse é o princípio de tudo. Ter essa clareza é o que fará a diferença nos próximos passos.

2 - Deixe tudo bem claro na sua mente

Depois de identificar o problema, você precisa refletir sobre ele. Fale em voz alta, em casa, para testar se tem total entendimento e consegue comunicar o que está sentindo. Depois, pergunte opiniões a familiares e amigos. São bons exercícios para conseguir expor as suas percepções da melhor maneira.

3 - Entenda com quem você pode falar

Agora, chegou o momento de se preparar para comunicar. Recomendamos que você procure a pessoa certa. Ou seja, verifique quem pode receber essas dores com a empatia que você precisa. Seja a liderança ou o RH, o importante é sentir que existe segurança psicológica.

4 - Anote os principais pontos

Você pode ter total clareza do que deseja comunicar, mas sabemos que na hora de falar sempre dá um nervoso. Então, um bom caminho é anotar aqueles tópicos que não podem ser esquecidos. Leve essa “cola” e consulte se for necessário. E está tudo bem! Ninguém vai te julgar por isso.

5 - Fale com total transparência

comunicação no trabalho fará toda a diferença. Você deve expor os principais pontos da sua insatisfação e, sobretudo, deixar bem claro que isso vem impactando o seu trabalho. Respire fundo, tente manter a calma e pense que você só está querendo melhorar as coisas. Nunca vá para a conversa com agressividade. A ideia aqui é expor, ouvir e trocar.

6 - Apresente todos os motivos

Não adianta apenas falar sobre o problema no trabalho. O mais importante aqui é apontar as causas. Lembra que você identificou tudo isso lá no início? É hora de expor as suas conclusões.

7 - Proponha soluções

Vá além de apresentar a sua dor. Você pode propor caminhos para resolver. Com certeza, é uma maneira de mostrar que o seu objetivo é resolver um problema e trabalhar com a disposição que costuma ter. Esse tipo de atitude dará um peso ainda maior para a sua conversa.

8 - Saiba escutar

Lembre-se de que o papo é uma troca. Provavelmente, a pessoa que está te ouvindo vai querer expor a visão dela. Então, ouça tudo com atenção. Pode sair uma boa resolução dali.

9 - Comunique a falta de abertura, se houver

Se você não encontrar abertura com a liderança ou o RH, por exemplo, não guarde para você. Verifique se a empresa tem algum canal que possa receber essa reclamação e/ou insatisfação. Se forem casos graves, como episódios de assédio, não tenha medo. Lembre-se: denuncie sempre.

Concluindo

Comunicar uma insatisfação ou problema é fundamental para melhorar o clima e a sua vontade de trabalhar. Também tem sido uma forma eficiente de melhorar ainda mais as suas entregas no trabalho.

Em contrapartida, guardar para você pode ser muito perigoso. Essa inquietação é capaz de aumentar muito a cada dia, a ponto de te levar a sair do emprego ou, em muitos casos, abalar a sua saúde mental.

Por isso, não se esqueça: uma conversa franca e clara é sempre o melhor caminho. Siga em frente!