15 Agosto 2024
São Paulo, agosto de 2024.
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul há cerca de quatro meses não apenas devastaram comunidades, mas também geraram consequências econômicas em praticamente todos os estados brasileiros com a alta nos preços dos alimentos e as mudanças no comportamento dos consumidores. Uma pesquisa recente, conduzida pela Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores, revela como esses eventos climáticos extremos impactaram o cotidiano das famílias.
Aumento significativo nos preços dos alimentos
Com uma amostra de 5.633 participantes que utilizam cartões de benefícios Pluxee, a pesquisa revela que dois terços dos respondentes perceberam aumento nos preços dos alimentos em suas regiões após a tragédia. O setor de grãos como arroz, soja, milho e afins teve a maior percepção de alta nos valores, com 84%. Em seguida entram os itens de hortifruti como frutas, legumes e verduras com 40%; o setor de proteínas (bovina, suína, aves) com 30%; e óleo de cozinha, com 19%.
Luiz Louzada, Diretor Comercial Corporate da Pluxee analisa que “esse aumento expressivo nos preços dos produtos está diretamente relacionado aos desafios logísticos e à perda de colheitas enfrentados pelos agricultores gaúchos. A situação tem gerado uma pressão significativa no orçamento das famílias brasileiras.”
Impactos no poder de compra da população
Em resposta a esses desafios e à escalada de preços, a pesquisa aponta mudanças significativas nos hábitos de compra das pessoas. Cerca de 34% dos consumidores estão pesquisando preços em mais locais antes de comprar, enquanto 32% estão aproveitando mais as promoções e ofertas. Outros 32% afirmaram estar comprando menos alimentos no geral, 23% optam por alimentos mais baratos, mesmo que de qualidade inferior e, ainda, 11% estão adquirindo produtos em atacado como forma de economizar.
"Estamos observando uma tendência clara de mudança nos hábitos de compra, impulsionada pela necessidade de adaptar-se à nova realidade econômica. As famílias estão priorizando a compra de alimentos essenciais e buscando novas estratégias para manter o poder de compra em meio a esse cenário desafiador," complementa Luiz.
Apesar dos desafios, a união entre os povos tem feito a diferença. Um dado relevante da pesquisa mostra que além dos serviços voluntários em ações locais, ao menos 54% dos entrevistados contribuíram com doações para a população gaúcha afetada, e 50% estão priorizando a compra de alimentos produzidos no Rio Grande do Sul como forma de contribuir para a recuperação do estado. “À medida que o Rio Grande do Sul se reergue, os consumidores continuam a desempenhar um papel de grande importância solidária, mostrando que ações de consumo conscientes, o fortalecimento das redes de apoio e a empatia são fundamentais em tempos de crise”, finaliza Louzada.
Sobre a Pluxee
A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.
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