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Núcleo de Estudos Sodexo

Índice de satisfação do brasileiro com o trabalho cai no 2° trimestre

14/08/18 10:31

Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho fecha o 2º trimestre de 2018 em 5,91 pontos

A piora na previsão de crescimento da economia brasileira apontada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o cenário político indefinido às vésperas de uma eleição presidencial marcaram o segundo trimestre do ano. Neste período, o ambiente interno das empresas foi impactado negativamente, segundo o último resultado do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018, uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste online.

No segundo trimestre de 2018, o IQVT foi de 5,91 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando uma queda de 13% (6,83 pontos) em relação ao mesmo período no ano passado. A análise de 1.884 respostas de trabalhadores por todo o País mostrou que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho apresentaram queda no trimestre. O levantamento constatou que os fatores relacionados a oportunidades de Crescimento Pessoal e Profissional (5,55) e Reconhecimento (5,21) obtiveram os menores índices de satisfação no período.

O resultado também apontou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre mulheres do que entre homens (5,99 pontos contra 5,82 pontos), e revelou que o Ambiente Físico oferecido pela organização (6,34 pontos) e a Facilidade e Eficiência das ferramentas para executar o trabalho diário (6,33 pontos) são os fatores com maiores índices de satisfação, em comparação a 2017.

O segmento com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de RH (6,67 pontos) e o de menor índice foi a área de Distribuição e Logística (5,05 pontos). Já a região do País com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Norte (6,18 pontos); e a de menor, a Sudeste (5,88 pontos).

“A instabilidade econômica, com perspectivas mais pessimistas para o crescimento do PIB, limita o investimento das empresas e isso impacta no ambiente de trabalho. O resultado mostra que a satisfação com itens relacionados ao reconhecimento dos funcionários, como bônus e benefícios que recebem além do salário, apresentaram uma queda de 5% em comparação ao mesmo período em 2017. Continuaremos monitorando e analisando o indicador este ano com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

  

NÚCLEO DE ESTUDOS SODEXO

Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do País e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar a experiência interna e dados do mercado em informação de utilidade pública que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.

“A Sodexo investe em pesquisas e estudos globais sobre qualidade de vida no trabalho há mais de 50 anos. O Núcleo de Estudos foi criado para ampliar o debate do tema no Brasil por meio da divulgação de informações que contribuam permanentemente para o aumento da produtividade nas organizações, da melhora na relação entre empregador e empregado e para um melhor entendimento do mercado. Acreditamos que os conteúdos poderão guiar importantes tomadas de decisão com relação à economia e auxiliar na compreensão dos hábitos diários do trabalhador brasileiro”, finaliza Cosenza.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o Núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo deste ano, serão publicados novos estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. O público interessado já pode acessar os conteúdos e acompanhar as novidades por meio do portal da companhia e também nas redes sociais.