Núcleo de Estudos Sodexo

Estudo diz que empresas PMEs acreditam na influência da qualidade de vida no desempenho dos negócios

21/02/17 19:29

No Brasil, 97% das PMEs já implementaram medidas ligadas ao tema e existe um elevado grau de intenção de continuidade deste investimento para os próximos anos

A Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida, acaba de realizar uma pesquisa global com gestores de pequenas e médias empresas (PMEs) para compreender a forte ligação entre a qualidade de vida no trabalho e o desempenho das empresas, com o objetivo de conscientizar as companhias sobre a relevância do tema e estimular sua discussão.

Nesse contexto, a Sodexo entrevistou 4.805 líderes empresariais do Brasil, México, Chile, França, Romênia, Turquia, e Índia. Somente no Brasil, foram entrevistados 1.000 gestores de PMEs.

Números do Brasil

A maioria dos líderes de pequenas e médias empresas faz uma conexão entre as medidas que estimulam a qualidade de vida no trabalho e o desempenho das empresas como consequência. Eles percebem o impacto positivo de: valorizar e reconhecer os esforços dos funcionários (96%), melhorar o conforto e segurança do ambiente de trabalho (95%), promover o desenvolvimento pessoal e treinamento de seus funcionários (96%). Muitos deles também veem a ligação entre o desempenho da empresa e a melhoria do padrão de vida de seus funcionários por meio de benefícios (93%), ajuda para que os funcionários cuidem da saúde (91%), ou até mesmo ajuda para que possam equilibrar melhor a vida profissional e a vida pessoal (86%).

Dos líderes empresariais brasileiros entrevistados, 97% já implementaram pelo menos uma medida (organização de eventos e festas corporativas, investimento em equipamento profissional, recompensas pelo desempenho, implementação  de planos de carreira, acesso a uma dieta saudável e balanceada, dentre outros).

94% dos líderes empresariais que implementaram pelo menos uma das 12 medidas enumeradas na pesquisa declararam uma melhoria no ambiente de trabalho, 90% reportaram aumento na produtividade e 92% uma melhoria na reputação da empresa. Além disso, 89% dos gestores de PMEs consideram a implementação em sua empresa de pelo menos uma iniciativa relacionada a qualidade de vida nos próximos anos.

As medidas mais comuns já implementadas para melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários são: organização de festas corporativas (80%) investimento em equipamento para facilitar o trabalho (77%); e reconhecimento de desempenho por meio de premiações e presentes (51%). Vale lembrar que medidas que recompensam o desempenho dos funcionários (prêmios e vales-presente) têm um impacto muito forte, não só em relação à produtividade (91%), mas também sobre o faturamento da empresa (74%).

Números Mundiais

Segundo os gestores de pequenas e médias empresas entrevistados na pesquisa da Sodexo, na maioria dos países as ações de qualidade de vida mais populares são: investimento em equipamento para facilitar o trabalho (67%), oferta de um ambiente de trabalho mais funcional e agradável (64%), organização de festas corporativas (59%) e reconhecimento de desempenho por meio de premiações e presentes (47%).

“Quando analisamos os dados desta pesquisa que realizamos em 7 países simultaneamente, validamos o vínculo entre a qualidade de vida no ambiente de trabalho e o desempenho das organizações. Desta forma, podemos concluir que estamos no caminho certo ao oferecer serviços inovadores que contribuem diretamente para o desenvolvimento das empresas que atendemos e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam nossos serviços em todo o país”, comenta Fernando Cosenza, diretor de Inovação da Sodexo Benefícios e Incentivos no Brasil.

Atende aproximadamente 89 mil clientes, que representam 6,4 milhões de usuários, com uma rede de 392 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Frota Pass e Apoio Pass.