Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Pesquisas

Preço médio da refeição fora de casa aumentou 8,15% na região Nordeste no último ano

17/02/17 17:58

O preço médio da refeição no Nordeste do país aumentou 8,15% (de R$ 26,98 para R$ 29,18) nos últimos doze meses, segundo a pesquisa Preço Médio da Refeição 2016, divulgada pela Sodexo.

Os preços nas cidades da Região Nordeste pesquisadas este ano foram:

Estado Cidade 2016 2015

São Luis R$ 35,57 R$ 29,57 20,29%
REGIÃO NORDESTE R$ 29,18 R$ 26,98

PREÇO MÉDIO NACIONAL

De acordo com o estudo, encomendado pela ASSERT – Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador e realizado pelo Datafolha, nas

grandes cidades os brasileiros desembolsam em média R$ 30,48 para uma refeição completa (prato principal, uma bebida, sobremesa e café). Para um trabalhador que ganha um salário mínimo, o valor mensal gasto com o almoço fora de casa, de segunda a sexta-feira, representa 76,2% de sua renda.

No site http://www.precomediosodexo.com.br, é possível consultar o preço médio da refeição nas 51 cidades brasileiras pesquisadas. Quem é do Rio de Janeiro e São Paulo pode, inclusive, conhecer os valores por bairro. O recurso também permite a comparação de valores de diferentes cidades e tipos de refeição.

“A pesquisa oferece informações úteis às empresas para a tomada de decisão sobre o valor do benefício concedido aos seus funcionários e reforça a importância deste subsídio para que o trabalhador tenha acesso a uma alimentação saudável e de qualidade”, destaca Simone Perretti, gerente de Produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos. A executiva comenta que as empresas inscritas no PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador (Ministério do Trabalho e Previdência Social) podem ter o benefício de incentivos fiscais, que geram uma economia relevante.

ECONOMIA NA HORA DA REFEIÇÃO

Com o aumento dos preços da refeição fora de casa, os trabalhadores procuram economizar cada vez mais na hora do almoço. Nesse contexto, a Sodexo realiza diversas ações para ajudar seus mais de 6,4 milhões de usuários na otimização dos valores de vale-refeição que recebem de seus empregadores. Uma dessas iniciativas é Sodexo Club, clube de vantagens que traz como destaque o programa de fidelidade mobile de mesmo nome.
O aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS, dá acesso aos programas de fidelidade dos restaurantes participantes, com controle e registro de sua pontuação – o que substitui de maneira prática e organizada o cartão impresso comumente oferecido por estabelecimentos de todos os portes. A ferramenta também traz promoções exclusivas e descontos de até 60% na rede credenciada da multinacional francesa, que hoje conta com mais de 392 mil estabelecimentos no Brasil.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Para a edição de 2016 da pesquisa, o Datafolha entrevistou, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, 4.560 estabelecimentos comerciais de 51 municípios brasileiros, sendo 23 capitais, distribuídos pelas cinco regiões geográficas do Brasil. Foram visitados restaurantes, bares, lanchonetes e padarias que oferecem refeições em prato, acomodação em mesa, e que aceitam pelo menos um tipo de vale-refeição. Nestas entrevistas, foram obtidos 5.436 preços de pratos, aos quais foi aplicada uma média ponderada para refletir a maior proporção de estabelecimentos do tipo autosserviço (por peso ou preço fixo) e comercial (prato feito simples) em relação a restaurantes com menu executivo ou serviço à la carte.

40 ANOS DO PAT

Em 2016, a divulgação dos resultados da Pesquisa ASSERT Preço Médio da Refeição marca o aniversário de 40 anos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), um dos programas sociais mais importantes do País. Instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, e gerido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o programa garante a quase 20 milhões de trabalhadores brasileiros o acesso a uma alimentação adequada, além de incentivos fiscais às empresas participantes. Ao aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores e suas famílias, este subsídio ajuda a aumentar também a lucratividade das empresas e a competitividade da economia brasileira.

Dados do PAT em 2015, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social:

• Trabalhadores beneficiados: 19,513 milhões, sendo 16,2 milhões (83,2%) com renda mensal de até cinco salários mínimos
• Número de empresas com trabalhadores no programa: 223,4 mil
• Empresas fornecedoras de alimentação: 13,8 mil
• Empresas prestadoras de serviços em alimentação coletiva: 249
• Profissionais habilitados em nutrição vinculados ao programa: 22,2 mil

Atende aproximadamente 89 mil clientes, que representam 6,4 milhões de usuários, com uma rede de 392 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Frota Pass e Apoio Pass.