Produtos

Benefícios garantidos pelo pat ajudam o trabalhador brasileiro durante o período de distanciamento

25/05/20 10:10

Dados da ABBT mostram que os benefícios viabilizados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) já foram usados para pagar aproximadamente 79 bilhões de refeições

São Paulo, abril de 2020 – Dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) mostram que os benefícios viabilizados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) – instituído e regulado há 44 anos pela Lei Federal 6.321/76 – já foram usados para pagar aproximadamente 79 bilhões de refeições desde sua criação.

Apesar de ter sido lançado na década de 70, e já ter promovido o acesso ao benefício alimentação e refeição a quase 20 milhões de pessoas no Brasil, o programa é mais do que atual neste momento de distanciamento social, e opera como mecanismo que promove a qualidade de vida das pessoas ao garantir acesso a uma boa nutrição.

Por acreditar na importância do PAT, a Sodexo Benefícios e Incentivos, líder em serviços que proporcionam qualidade de vida para pessoas e organizações, enfatiza que a restrição na locomoção não afeta a legitimidade da concessão dos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição, aliás só reforça os aspectos positivos de sua disponibilização, uma vez que o trabalhador terá condições de se alimentar adequadamente no seu lar durante a quarentena, o que refletirá, de imediato, no seu bem estar e na sua produtividade.

“Recentemente, realizamos um levantamento que apontou que quando questionados sobre que tipo de benefício são concedidos pelas empresas para as quais atuam, 83% dos trabalhadores afirmaram que recebem o cartão alimentação e 34% o cartão refeição. Tal resultado mostra que as companhias já compreenderam o impacto positivo que esta iniciativa promove na produtividade e engajamento dos colaboradores, uma vez que promover acesso à alimentação de qualidade por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), tem se mostrado muito importante para estimular a economia brasileira e a produtividade nas empresas”, explica Willian Tadeu Gil, diretor de Relações Institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Vale lembrar também que, mais o que nunca, o PAT se apresenta como um instrumento valioso na relação de trabalho e nas finanças de das empresas, pois os valores disponibilizados nos cartões de benefício alimentação e refeição são isentos de encargos sociais, o que dá um fôlego financeiro importante aos empregadores e também aos trabalhadores beneficiados. “As empresas também ganham com a concessão dos benefícios alimentação e refeição, pois continuam a usufruir da isenção de encargos sociais sobre o valor dos créditos concedidos. E têm a possibilidade da dedução de imposto de renda, dentro das regras estabelecidas, se adotarem o regime do lucro real”, finaliza o executivo da Sodexo.