Filtrar
Sobre a Sodexo

Sodexo anuncia a perda do seu fundador e presidente emérito Pierre Bellon

01/02/22 13:18

É com grande tristeza e emoção que a Sodexo anuncia sua morte em 31 de janeiro de 2022, em Paris, aos 92 anos de idade.

Pierre-Bellon foi o fundador da Sodexo

Pierre Bellon era um empresário visionário apaixonado pela gestão, desenvolvimento humano e desenvolvimento de empresas. Reconheceu muito cedo o potencial do setor de serviços. Pierre Bellon fundou a Sodexo em 1966. Hoje, a empresa é líder mundial em serviços de Qualidade de Vida e está presente em 56 países, com 412.000 empregados que cuidam de 100 milhões de pessoas todos os dias.

 

Pierre Bellon era um líder à frente do seu tempo, um capitão da indústria com uma visão estratégica a longo prazo e, ao mesmo tempo, muito próximo de suas equipes. Ele era obcecado pela criação de empregos.

 
  1. Sodexo partilha a dor da sua esposa Nani, dos seus filhos Sophie, Nathalie, François-Xavier e Astrid, e dos seus netos.
 

"O nosso pai foi um construtor, um pioneiro, um espírito livre que nunca teve medo de correr riscos. Ele nos criou. Criou as minhas irmãs Nathalie e Astrid, o meu irmão François-Xavier e a mim para acreditarmos que nada é impossível. Ele nos ensinou a humildade, curiosidade, respeito e coragem. Ele era obcecado pelo longo prazo, mas também era muito prático. Nada o fazia mais feliz do que passar o tempo com as nossas equipes de trabalho. A missão e os valores de espírito de serviço, espírito de equipe e espírito de progresso que ele deu à Sodexo fazem parte dos nossos princípios fundamentais e continuarão a guiar o Grupo", diz Sophie Bellon, Presidente do Conselho de Administração da Sodexo e CEO interina.

 

Breve biografia de Pierre Bellon

 

Pierre Bellon nasceu em 1930, formou-se na escola de negócios francesa HEC e começou a sua carreira na empresa de abastecimento marítimo do seu pai em Marselha sua cidade natal. Previu o declínio do setor e decidiu se encarregar de transformar a empresa familiar de acordo com a sua visão: "criar uma experiência de convívio em torno da mesa de almoço que melhorasse a qualidade de vida". Em 1962, inventou um novo modelo de negócio na França, um restaurante empresarial, e criou o 'Repas Service', um pequeno negócio de entrega de refeições para a região de Marselha. A sua perseverança, audácia e apetite pelo risco lhe permitiram ultrapassar os muitos obstáculos no seu caminho, que o levou a fundar a Sodexo em 1966.

 

"Percebi rapidamente que a única forma de satisfazer as expectativas contraditórias dos nossos clientes, funcionários e acionistas era o crescimento. Foi por isso que, mesmo antes de fundar a minha empresa, decidi que seria uma empresa em crescimento".

 

Pierre Bellon abraçou rapidamente o desafio do desenvolvimento internacional para tornar a sua visão uma realidade. Desde cedo, optou também por diversificar oportunidades de elevado potencial, por exemplo, comprando as empresas francesas de vale refeição, como Ticket Repas e Chèque Restaurant no início dos anos 1980. A visão de longo prazo da Sodexo e a sua independência financeira, controlada por uma holding familiar, ainda estão entre os princípios norteadores da empresa. A Sodexo obteve um crescimento rápido e sólido: a empresa foi cotada na Bolsa de Valores de Paris em 1983 e aderiu ao CAC40 em 1998. Pierre Bellon tornou-se uma figura-chave no setor de serviços, prevendo que o futuro do emprego e do desenvolvimento econômico na França estava principalmente nessas profissões.

 

Além da sua visão estratégica, a perspectiva humanista de Pierre Bellon também contribuiu para o sucesso da empresa. A dimensão humana tem estado no centro do desempenho da Sodexo desde o início. O desejo de ter um impacto positivo no mundo e de ser um contribuinte responsável, envolvido com as comunidades locais tem sido parte da missão da empresa desde o primeiro dia. Em 1966, foi verdadeiramente um conceito empresarial inovador. O objetivo profundo e vanguardista da Sodexo de servir a humanidade veio de Pierre Bellon, e ele estendeu esse objetivo para muito além das fronteiras da sua empresa. Foi presidente nacional do Centro para Jovens Líderes Empresariais de 1968 a 1970, e Vice-Presidente do MEDEF (Movimento das Empresas de França) de 1980 a 2005. Em 1987, fundou a Associação Progrès du Management (APM), que promove o progresso dos negócios apoiando o desenvolvimento dos líderes empresariais. Como disse Pierre Bellon, "a APM tornou-se um movimento, um "estado de espírito empresarial" por direito próprio". Em 2011, ele criou a Fundação Pierre Bellon

para o Desenvolvimento Humano, reconhecido hoje pelo seu serviço público.

 

Em 2005, Pierre Bellon aposentou-se como CEO da Sodexo. Continuou no seu papel como Presidente do Conselho de Administração até janeiro de 2016, quando foi sucedido pela sua filha Sophie. Tornou-se então Presidente Emérito da Sodexo.

 

Pierre Bellon foi Comandante da Legião de Honra, da Ordem Nacional de Mérito e da Ordem do Rio Branco, e Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola.

 

Ele deixa sua esposa, quatro filhos e treze netos.

 

SOBRE O GRUPO SODEXO

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha (França), a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas, fator essencial para o desempenho de indivíduos e organizações. Presente em 56 países, a Sodexo atende mais de 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de soluções On-site, serviços de Benefícios e Incentivos, além de ofertas de cuidados de Pessoais e Domiciliares. São mais de 100 tipos de serviços, para proporcionar aos clientes ofertas integradas e inovadoras desenvolvidas ao longo dos seus 55 anos de experiência, que vão desde restaurantes corporativos, cafeterias, serviços de limpeza e higienização, recepção, manutenção, gestão de áreas verdes, cartões de benefícios e programas que promovem o engajamento de colaboradores (por meio de soluções que simplificam, otimizam e melhoram a gestão de despesas e trazem mobilidade ao negócio), até assistência residencial, cuidados com idosos e crianças e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável e na capacidade de desenvolver e engajar a participação de seus mais de 412 mil colaboradores em todo o mundo

SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

 

Com 650 colaboradores, atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Sodexo Multi, Wizeo, GymPass e Apoio Pass.