7 dicas para economizar nas compras de mercado

Essas e outras sugestões podem ser encontradas no e-book do programa Viver Bem disponível para download gratuito

São Paulo, 16 de maio de 2022 - Com o avanço da inflação, manter o armário e a geladeira abastecidos com alimentos saudáveis e nutritivos tem se tornado um desafio diário para o trabalhador brasileiro que precisa agora, mais do que nunca, equilibrar seu orçamento doméstico. Mas como manter uma rotina alimentar saudável sem gastar muito? Muitas dessas respostas estão em técnicas de reaproveitamento e não disperdício de alimentos que podem ser encontradas no e-book Congelamento de Alimentos do Viver Bem, programa da Sodexo Benefícios e Incentivos, que promove ações de nutrição, saúde, bem-estar e qualidade de vida.

"Um exemplo muito comum de desperdício e que muitas vezes nem nos damos conta é aquela verdura que fica esquecida na gaveta da geladeira. Alimentos in natura como esses têm prazo de validade curto. Mas com algumas técnicas, eles podem ter seu prazo de vida extendido. E aquele dinheiro que você iria gastar com a reposição desse alimento pode ser disponibilizado para outro item", conta Soraia Batista, nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos e responsável pelo Viver Bem.

Nessa hora em que é preciso economizar, o benefício do cartão alimentação concedido pelas empresas aos seus colaboradores se torna também um grande aliado do orçamento, já que garante ao trabalhador acesso a uma alimentação de qualidade sem a necessidade do  comprometimento de renda.

"É possível utilizar esse benefício para adquirir produtos de gêneros alimentícios em supermecados, açougues e mercearias", conclui Soraia, destacando ainda dados da pesquisa O Futuro da Vida no Trabalho da Sodexo realizada em parceria com a Harris Intercative os quais mostram que em uma eventual troca de emprego, cerca de 16% dos profissionais consideram como mais importante, além de salário, cargo, responsabilidades e tempo de deslocamento, a oferta de benefícios, como seguro de saúde, creche, vale-alimentação e refeição.

Confira as dicas:

• Cuidado com prazo de validade!

- Coloque na frente da geladeira os alimentos com prazo de validade mais curto, e tente mantê-los visíveis para ter acesso rápido durante o preparo, assim evita o vencimento dos produtos antes mesmo de consumi-los;
- Opte por legumes com maior durabilidade como: aipo, cebola, batata, batata doce, inhame, cenoura, abóbora e brócolis;

• Congele e conserve os alimentos

- Com a rotina mais intensa, é fundamental planejar um momento para preparar e congelar diversos produtos que poderão ser consumidos ao longo do tempo. As práticas de congelamento facilitam o dia a dia, e garante a conservação dos nutrientes, reduzindo o desperdício;
- Frango, carne bovina e peixes congelados são ideais para planejamento do cardápio;
- Molhos de tomate fresco na geladeira tem a durabilidade de até 3 dias e congelado 30 dias;
- Feijão e leguminosas podem ser cozidos e congelados em porções familiares ou individuais.

• Aproveite ao máximo os alimentos

- Utilizar cascas, talos e sementes podem garantir receitas diferentes, evitando o desperdício;
- Após servir as refeições, os alimentos que estão na panela precisam ser armazenados em potes fechados na geladeira;
- Não lave as frutas antes de colocar na fruteira. Somente antes do consumo;
- Ovos frescos devem ser armazenados em recipientes com tampa sob refrigeração.

• Utilize a técnica do branqueamento

- A técnica consiste em colocar esses alimentos em água fervente para depois mergulhá-los imediatamente na água fria pelo mesmo período dando um choque térmico e evitando que os alimentos cozinhem demais;
- Após essa etapa, os legumes e verduras estarão prontos para serem acondicionados em potes herméticos ou sacos plásticos próprios para comida para serem congelados;

• Organização nas compras

- Organize-se para ir às compras no máximo uma vez por semana e em horário de menor movimento.

• Faça uma lista de compras

- Sair de casa com objetivos específicos facilitam e muito as compras no mercado. Os itens organizados em listas podem ajudar a focar em alimentos mais saudáveis.

• Faça compras on-line

- Não precisa se deslocar para fazer as compras no mercado. Diversos aplicativos disponibilizam o serviço de forma on-line, o que acaba por trazer facilidades para o dia a dia na economia de tempo e evita aglomerações.

Para ter acesso às dicas na íntegra, baixe o arquivo do e-book neste link.

Sobre a Sodexo

Fundada em Marselha em 1966 por Pierre Bellon, Sodexo é a líder mundial em Serviços de Qualidade de Vida, um fator essencial no desempenho individual e organizacional. Presente em 55 países, no Brasil, presente em todos os estados, os nossos 412 mil colaboradores atendem 100 milhões de consumidores todos os dias. O Grupo Sodexo destaca-se pela sua independência e pela participação da família fundadora, além de  seu modelo de negócio sustentável e amplo portfólio de atividades, incluindo serviços de alimentação, serviços de facilities management e soluções de benefícios e incentivos colaboradores. Fornecemos experiências alimentares de qualidade, multicanal e flexíveis, mas também concebemos locais de trabalho atraentes e inclusivos e espaços compartilhados, gerenciamos e mantemos infraestruturas de forma segura e amiga do meio ambiente, oferecemos suporte personalizado a pacientes ou estudantes eaté criamos programas que promovem o envolvimento dos funcionários. Desde o dia 1, a Sodexo concentra-se em gestos e ações cotidianas tangíveis através dos seus serviços, de modo a ter um impacto econômico, social e ambiental positivo ao longo do tempo. Para nós, o crescimento e o compromisso social andam de mãos dadas. Criar um dia a dia melhor para construir uma vida melhor para todos é o nosso objetivo.

*A Sodexo está incluída nos índices CAC Next 20, CAC 40 ESG, FTSE 4 Good e no Dow Jones Sustainability Indices.

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.