Sustentabilidade

Instituto STOP Hunger amplia sua atuação ao assumir a gestão do Programa Satisfeito

28/03/17 09:28

Entidade anuncia plano de expansão nacional do programa com novas e importantes parcerias

São Paulo, março de 2017 – Anualmente, cerca de 1/3 dos alimentos produzidos em todo o mundo são descartados, parcela que representa um desperdício de 1,3 bilhão de toneladas ao ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Com o objetivo de reverter essa realidade e em linha com a missão de se tornar uma referência na luta contra a fome e a má nutrição no Brasil, o Instituto STOP Hunger, mantido pelo Grupo Sodexo, assume a gestão e operação do Programa Satisfeito, idealizado pelo Alana em 2012, para reduzir o desperdício de alimentos nos restaurantes do país.

O Satisfeito possui o objetivo de conscientizar e prevenir o desperdício de alimentos nos restaurantes ao mesmo tempo em que gera recursos para apoiar organizações sociais que combatem a fome e a má nutrição. Restaurantes e refeitórios corporativos podem participar da iniciativa gratuitamente utilizando os materiais de comunicação do programa para conscientizar seus clientes sobre a importância do consumo consciente e a redução do desperdício de alimentos durante as refeições. Como resultado, o volume diário de comida que vai para o lixo é menor, diminuindo os gastos do restaurante e possibilitando que uma parte do valor pago em dinheiro por cada cliente seja doado para instituições cadastradas no Instituto STOP Hunger.

“Ao ser incorporado pelo Instituto STOP Hunger, o Satisfeito ganha ainda mais força com o apoio da Sodexo, que oferece a oportunidade de ampliar o potencial do programa através da sinergia com sua ampla rede com mais de 410 mil estabelecimentos credenciados”, afirma Fernando Cosenza, presidente do Instituto STOP Hunger.

Mauro de Marchi, vice-presidente do Instituto STOP Hunger, reforça: “Comemoramos a fusão do Instituto com o Programa Satisfeito. Nossa ideia agora é ampliar as parcerias para todos os nossos clientes, inserindo o programa em seus restaurantes corporativos, além de continuar com os estabelecimentos comerciais e a procura de novas entidades, para que o Satisfeito alcance cada vez mais regiões do país. Planejar iniciativas para diminuir os índices de fome, má nutrição e desperdício de alimentos está no DNA do Instituto”.

“Sempre soubemos do potencial do Satisfeito, por isso é extremamente gratificante ver uma ideia que nasceu aqui, tomar corpo, ganhar novas pernas e impactar positivamente o Brasil – e, quem sabe, o mundo. A nova gestão vai possibilitar a ampliação do Satisfeito e permitir que ele chegue a mais lugares”, enfatiza Marcos Nisti, CEO do Alana.

Com o início da gestão do programa pelo Instituto STOP Hunger, o Satisfeito já firmou importantes parcerias para fortalecer sua atuação no país ao implementar o conceito em quatro restaurantes corporativos da indústria de comésticos Natura, cinco da rede de hotéis Accor, além do Grupo Bar Brahma, que aderiu ao Satisfeito com seus quatro restaurantes físicos e seu Camarote Bar Brahma, durante o carnaval de São Paulo deste ano.
Como participar do Programa Satisfeito
Desde sua criação, há cinco anos, o Satisfeito doou o equivalente a mais de 200 mil refeições para organizações sociais de todo o Brasil. Todos os recursos foram adquiridos através de doações dos estabelecimentos parceiros que tem seu valor integral repassados às instituições apoiadas.

A adesão ao programa é gratuita e o Satisfeito fornece o material de comunicação necessário para o trabalho de conscientização sobre a redução do desperdício de alimentos nos estabelecimentos e restaurantes corporativos parceiros. Para registrar-se no Satisfeito basta preencher o Cadastro Online com as informações do estabelecimento, já as empresas que possuem restaurantes corporativos podem entrar em contato através do e-mail : contato@stop-hunger.org.br.

Sobre o Instituto STOP Hunger
A Sodexo trabalha diariamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Além disso, acredita que, para que exista qualidade de vida, é necessário que as necessidades básicas dos indivíduos sejam atendidas.
Com base nessas premissas, em 1996, funcionários da Sodexo dos Estados Unidos criaram o STOP Hunger para oferecer a algumas crianças da região de Boston uma alimentação saudável. Hoje, o STOP Hunger é uma força de liderança global na luta contra a fome e a má nutrição e está celebrando 20 anos de compromisso.
No Brasil, desde 2003, diversas iniciativas STOP Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Com o objetivo de expandir sua atuação, em dezembro de 2015 foi constituído o Instituto STOP Hunger no país. Uma organização independente sem fins lucrativos que envolve os stakeholders da Sodexo (colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores) e membros da sociedade em geral para a realização de ações e campanhas sociais. Juntos, todos esses públicos geram forte impacto para ajudar a minimizar o cenário da fome no Brasil e no mundo.