Prêmios Sustentabilidade

Sodexo é destaque no Anuário de Sustentabilidade da RobecoSAM pelo décimo segundo ano consecutivo

26/03/19 10:33

O prêmio reconhece empresas que atuam globalmente em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

A Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida, reforça seu posicionamento como uma das empresas mais sustentáveis do mundo ao ser reconhecida no “Anuário de Sustentabilidade 2019” da SAM, com a premiação “Gold Class”. Pelo décimo segundo ano consecutivo, a companhia foi destaque do seu segmento pelo desempenho excepcional com iniciativas sustentáveis ao atingir a pontuação de 75%, em comparação com a média de 16% do setor.

Este reconhecimento reflete o compromisso da Sodexo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ("ODS’s"), que pautam a diretriz estratégica de sustentabilidade da empresa, o Better Tomorrow 2025 (“Um Amanhã Melhor”). Lançada em 2009, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver atividades que impactam positivamente os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente nos países em que a companhia está presente.

O BT2025 é pautado em nove compromissos que reforçam a cultura do comportamento reponsável em todo o negócio da companhia e enfatizam o importante papel que a empresa possui frente a questões globais de combate à fome e à má nutrição, incentivo à diversidade e inclusão, promoção do bem-estar, desenvolvimento local, justo e sustentável e a cultura de responsabilidade ambiental. Os nove compromissos estão totalmente alinhados com os objetivos da ONU e cada um deles tem um objetivo mensurável, permitindo que a Sodexo acompanhe constantemente seu progresso. Abaixo, alguns exemplos de iniciativas desenvolvidas no Brasil:

Institucional/ Ambiental

·         Linha de produtos descartáveis biodegradáveis

A Sodexo oferece aos seus clientes uma linha alternativa de produtos descartáveis 100% biodegradáveis, são: canudos, copos de papel, mexedores, talheres e utensílio de madeira e bambu, embalagens de amido de milho, bagaço de cana e palha de palmeira.

·         Cartões Sodexo

Todos os cartões de benefícios e incentivos são produzidos a partir de matéria prima de PVC (Policloreto de Vinila) reciclável.

·         Coleta de óleo

A Sodexo faz a destinação correta do óleo de cozinha em suas operações. Empresas parceiras licenciadas fazem a coleta do resíduo que é transformado em biodiesel (combustível renovável) e sabão.

·         Segunda Saudável

O programa acontece toda terceira segunda-feira de cada mês. Neste dia, as refeições não possuem carne vermelha. É uma forma de fomentar o consumo consciente de carne e a preservação do meio ambiente.

·         Equilíbrio de gênero

Na Sodexo On-site Brasil, 67% dos colaboradores e 50% do Conselho Diretor são compostos por mulheres. O objetivo global da companhia é manter 40% de mulheres entre seus líderes seniores até 2025. Em conformidade com as Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a empresa acredita que a equidade de gênero também pode ajudar a combater a fome

• Inclusão

A Sodexo tem importantes iniciativas que promovem a diversidade e inclusão A empresa conta com mais de 20 colaboradores transexuais, 92 refugiados, vindos de países como Angola, Congo, Haiti, Venezuela, Senegal e Paquistão e outros 25 estrangeiros. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU desde 2015, faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, foi reconhecida durante a premiação Women’s Empowerment Principles 2016 e conquistou o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade 2018.

·         Instituto STOP Hunger Brasil

Anualmente, o STOP Hunger realiza a Servathon, a maratona mundial que tem o objetivo de combater a fome e a má nutrição por meio do voluntariado e da doação de alimentos. Em 2018 foram 216,4 toneladas de alimentos arrecadados, o equivalente a mais de 433 mil refeições prontas, em benefício de 233 Instituições de diversas regiões do Brasil.  O instituto também lidera o Horta na Laje, que promove a capacitação de jovens e mulheres em técnicas de plantio no vaso, para que possam desenvolvê-las em suas casas, utilizando as hortaliças para a melhoria da condição nutricional da família ou como fonte de renda. A ação conta com o apoio da Associação das Mulheres de Paraisópolis, do Instituto Escola do Povo e da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Ao longo do primeiro ano, foram distribuídos centenas de insumos produzidos na horta e 1,3 mil cartilhas para incentivar o cultivo da horta em vaso.

Mais sobre o Anuário de Sustentabilidade do SAM

A RobecoSAM, líder de investimentos em sustentabilidade, divulga o “Anuário de Sustentabilidade”, por meio da SAM, sua unidade especializada em fornecimento de dados, classificações e benchmarking. Considerada a publicação mais abrangente e importante no mundo, a edição 2019 avaliou mais de 2.500 das maiores as empresas mundiais e incluiu as com maior destaque no documento. Para obter mais informações, consulte o Anuário de Sustentabilidade da SAM.