Filtrar
Sodexo Club

Açaí: superpoder para sua saúde

05/01/21 09:16

Esse superalimento veio do Norte do país e ganhou fama internacional pelos benefícios que traz para o organismo. Saiba mais no artigo de Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo

Açaí engorda? Saiba como consumir e manter a forma

 

O verão chegou com tudo e nessa época, nada melhor do que consumir algo refrescante para suportar as altas temperaturas. Se o que veio à sua cabeça é um açaí geladinho, saiba que ele é uma ótima opção.

O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada, que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.

Os benefícios do açaí

A fruta é rica em proteínas, fibras, lipídeos, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas. Mas o que torna o açaí muito especial é a sua alta concentração de antocianina, o pigmento que dá a cor roxa tão característica do alimento e, ainda por cima, tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que causam doenças e envelhecimento precoce. E tem mais:

  • A vitamina C e E combinadas à antocianina melhoram a circulação;
     
  • Suas fibras ajudam a regular o intestino;
     
  • É rico em ácido oleico, o que contribui para o controle do colesterol e do risco de doença cardíaca;
     
  • Ajuda na saúde do cérebro, prevenindo problemas como a perda de memória;
     
  • Caso consumido adequadamente, o açaí é um ótimo pré treino por ser fonte de energia e por conter antioxidantes;
     
  • É um energético natural, melhorando a disposição.

Como consumir açaí?

A polpa do açaí costuma ser consumida gelada e doce, tanto na tigela quanto batida como suco ou vitamina. No entanto, é preciso ter cuidado ao consumir a fruta.

O açaí possui muitos carboidratos. Por isso, é importante ficar de olho na frequência do seu consumo, principalmente para os diabéticos.

Na hora do consumo é comum acrescentar granola, frutas e alguns complementos, como leite condensado, leite em pó, amendoim e mel. Isso torna seu lanche ainda mais calórico, contribuindo ao ganho de peso. Evite adicionar os itens ricos em açúcares e procure consumir o alimento o mais natural possível.

Além disso, na hora da compra, fique de olho nos açaís industrializados, que contêm grande quantidade de xaropes e açúcares.

Para conquistar os benefícios do açaí, uma porção de 100g da fruta é suficiente. Lembre-se de procurar um nutricionista para orientação do melhor plano alimentar para você.

Mais superalimentos para você:

Dê uma chance para a uva passa

As nozes são demais

O ovo é um herói