Filtrar
Aceite Sodexo em seu Estabelecimento

A importância de fidelizar o cliente com programas de recompensas

05/05/20 10:27

Ter programas de recompensas ou de fidelidade estimula o cliente a comprar sempre!

Como montar um programa de fidelidade para seus clientes

A retenção de clientes é principal preocupação dos estabelecimentos comerciais, independentemente do ramo de atuação. Para manter os consumidores por perto, ainda mais em um cenário de isolamento social como o que temos agora, os programas de recompensas são cada vez mais utilizados como ferramenta de fidelização.

 

Seu negócio pretende adotar um programa desse tipo? Será preciso, então, desenvolver recompensas que, ao mesmo tempo em que sejam atrativas ao consumidor, sejam interessantes financeiramente para a empresa. Veja como fazer isso:

 

Como escolher boas recompensas

 

Muitas vezes, já não basta oferecer bons serviços ou vender produtos de qualidade para fidelizar o cliente. Os programas de recompensas estimulam o retorno do cliente de maneira amigável. Mas como escolher boas recompensas?

 

Você pode bonificar seu cliente com um produto grátis após ele alcançar uma certa pontuação. Realizar pesquisas para medir a preferência de seu cliente é uma ótima ideia, assim como sempre monitorar formulários de sugestões ou conversas pessoais. Em geral, os produtos ou serviços mais pedidos do estabelecimento podem servir como bônus, sendo bem aceitos e desejados pela clientela.

 

Defina regras claras

 

Os bons programas de recompensas devem ter regras claras:

 

- Quantos pontos são necessários para conseguir resgatar a recompensa?

- Quais são as recompensas oferecidas?

- Como é o controle de pontuação?

 

Essas são perguntas básicas e que devem estar na cabeça de qualquer funcionário. E, claro, você deve ter um site ou landing page que informe as regras e que permita a consulta de pontos feita pelo usuário.

 

Controle e acompanhamento

 

Não adianta estabelecer regras precisas e não conseguir controlar a pontuação do cliente. Se os registros se perderem, ele pode se sentir prejudicado e romper de vez com seu estabelecimento. Caso você não tenha um sistema seguro, faça o controle também no papel, com cartões de fidelidade e carimbos.

 

Mas quando falamos de compras online, é fundamental ter um sistema digitalizado. Inclusive, ele pode ser útil para fornecer importantes informações sobre os hábitos dos consumidores, direcionando suas campanhas de marketing.

 

App dá adeus aos cartões e carimbos de fidelidade

 

Invista na comunicação

 

Programas de recompensas são fortemente impactados pela boa comunicação. E-mails, mensagens por Whatsapp, alertas em aplicativo do estabelecimento ou ofertas divulgadas no site podem ajudar a manter aceso o desejo pela recompensa, lembrando sempre o cliente de retornar e consumir. Placas, cartazes ou vídeos exibidos em restaurantes, por exemplo, ajudam a divulgar e, também, explicam as regras do programa. 

 

Monitore a satisfação quanto às recompensas

 

Prêmios simples ou de baixo valor agregado irão desmotivar o cliente logo de início. No outro extremo, não adianta oferecer recompensas desejadas ou muito caras com necessidade de pontuação elevada para troca. Desenvolva um programa justo para as duas partes. É fundamental monitorar a percepção dos clientes quanto aos prêmios oferecidos e fazer modificações sempre que necessário.

 

Conheça o programa de fidelidade da Sodexo

 

A Sodexo tem um clube de fidelidade exclusivo para usuários do Sodexo Refeição Pass. A adesão é gratuita e a pontuação é feita automaticamente, cada vez que o cliente utilizar seu cartão refeição.

 

O estabelecimento não precisa se preocupar em carimbar cartões ou em digitar o CPF do cliente. As transações são registradas diretamente no app da Sodexo. E, quando o cliente atingir os pontos, basta apresentar a pontuação para resgate no caixa do restaurante. Saiba mais.