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Cinco dicas para seu estabelecimento faturar mais no fim do ano

19/12/19 14:07

Restaurantes e supermercados devem se preparar para aproveitar a chegada do 13º dos clientes e, também, as festas de final de ano

 

Como lucrar mais nas festas de final de ano

 

No final do ano, não podem faltar as confraternizações das empresas e dos amigos. Some a isso à injeção de 214 bilhões de reais no mercado com a liberação do 13º salário dos trabalhadores brasileiros. Esse cenário faz brilhar os olhos dos donos de restaurantes e supermercados. 

Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), no mês de dezembro as vendas dos estabelecimentos tendem a crescer 24% em relação à média dos outros meses. E, no Natal, a expectativa é que o volume de compras suba 6% na comparação com o ano anterior. 

“O movimento dos restaurantes também costuma aumentar muito até o fim do ano, por causa das reuniões de empresas e dos encontros de amigos”, afirma Antônio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor de Estabelecimentos da Sodexo. De fato, o incremento de faturamento em dezembro é estimado em até 35% por entidades do setor como a Abrasel RMC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas).

Para Tombé, essa é uma ótima oportunidade para os estabelecimentos conquistarem novos clientes – além de fidelizar os antigos. Mas como fidelizar clientes? Como ganhar dinheiro no final do ano? Confira cinco dicas para aproveitar esta época do ano e avisa: “Não se esqueça do atendimento. O cliente precisa ser tratado com carinho, para sair com a sensação de aquela foi uma experiência única”. 

DICAS PARA RESTAURANTES 

    • Faça parcerias

Quer estratégias para fidelizar clientes? Aposte em promoções! Esta época do ano pode representar uma boa oportunidade de fazer parcerias com aplicativos como o Sodexo Club. “São ótimas oportunidades para divulgar as promoções do estabelecimento e, também sua marca, testando novos modelos”, diz Tombé. 

Outra opção para os restaurantes e supermercados é estabelecer parcerias com indústrias que geram experimentação, como as de bebidas e de produtos alimentícios. “Uma possibilidade é criar novos pratos para esta época do ano, com novos ingredientes, para incrementar o cardápio”. 

    • Capriche no ambiente

É um sinal de cuidado com o cliente modificar o ambiente ou o serviço de acordo com a demanda – por exemplo, reorganizando a mobília para receber confraternizações com muitas pessoas. Isso faz parte da estratégia para fidelizar clientes e aumentar o faturamento!  “Oferecer aos clientes o mesmo espaço no almoço, com o bufê de self-service, e na happy hour não funciona”, explica Tombé. “Quem adequa o ambiente se dá melhor – afinal, vivemos na era da customização.” 

    • Amplie sua oferta de produtos e serviços

Marketing de relacionamento é fundamental, mas ampliar sua oferta de produtos e serviços também. Promova festivais em determinados dias da semana com pratos temáticos, provocando uma frequência direcionada de visitas. “Faça o cliente saber que toda quarta-feira de dezembro e janeiro, por exemplo, você vai servir determinado tipo de culinária”, aconselha Tombé.  

DICAS PARA MERCADOS 

    • Atraia clientes com sorteios

Uma fórmula clássica que traz retorno: os mercados podem usar a própria plataforma de clientes para promover sorteios – aposte em relacionamento social! “O consumidor ganha um cupom quando gasta um determinado valor e tem chances de concorrer a prêmios como viagens ou produtos”, diz Tombé. 

    • Pense em promoções trianguladas

Como fidelizar clientes? O executivo da Sodexo afirma que cada vez mais as promoções têm de ser feitas a partir de parcerias. Nos supermercados, elas envolvem também indústria e empresas. “Nós da Sodexo temos uma base gigante de consumidores. As promoções podem ser feitas para uma parte dessas pessoas e, então, o mercado se une a uma indústria para oferecer produtos a preços competitivos ou testar novos lançamentos com essa público”, explica ele.

Ele exemplifica com um serviço que a Sodexo lançou recentemente. Produtos com descontos são oferecidos para públicos específicos, com base nos dados de consumo, que ajudam a entender os hábitos do cliente.

 “Por meio de uma tecnologia conhecida como ‘computação ubíqua ou ubicomp’ é possível oferecermos o produto certo para a pessoa certa no local correto”, diz Tombé. Assim, quando um potencial consumidor está próximo de uma das redes participantes, é notificado com os descontos mais relevantes. “Quando o cliente informa seu CPF no caixa, independentemente de pagar com cartão Sodexo, o desconto é aplicado na hora.”


Segundo Tombé, essa é uma iniciativa que evidencia a estratégia da Sodexo de estar mais próxima do seu consumidor final. “Estamos trabalhando conceitos de ‘customer centricity’ e trabalhando com um mindset de varejo. Satisfazendo o desejo do consumidor, geramos o fluxo necessário para nossos estabelecimentos parceiros, fechando um ciclo ganha-ganha para todos os envolvidos”, afirma.

logo-draft.png Esse artigo sobre marketing de relacionamento e estratégias para fidelizar clientes é resultado uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.

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