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Aceite Sodexo em seu Estabelecimento

Dados podem ampliar o faturamento de restaurantes e mercados

10/07/19 17:56

Melhorar a gestão e a performance dos estabelecimentos com base em informação é possível, saiba como a Sodexo pode ajudar

 

Como a Sodexo trata os dados para estabelecimentos

 

Com o uso de dados, a gestão de um restaurante apresenta uma série de oportunidades para se reinventar, atraindo mais clientes e ampliando o faturamento. Antônio Aguiar, o Tombé, diretor de Estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos lidera o desenvolvimento de uma plataforma que reúne informações da base de dados da companhia sobre o uso de seus cartões vale-alimentação e vale-refeição em restaurantes e mercados. “Com esta ferramenta conseguimos entender o comportamento do consumidor, fazer projeções e, com isso, ajudar os estabelecimentos a melhorar sua performance”, conta. É possível, portanto, ao aceitar Sodexo, aumentar o faturamento de uma empresa a partir disso.

Ao oferecer dados para facilitar o planejamento e a gestão de empresas que atuam no segmento de alimentação, a Sodexo pretende preencher um gargalo relevante no Brasil. Eduardo Peixoto, Chief Design Officer do Cesar, hub de inovação do Recife que deu início ao conhecido Porto digital da região, diz que, em geral, as empresas brasileiras ainda carecem de uma administração mais científica, feita com base em informações concretas.

O especialista compara a situação dos estabelecimentos brasileiros com empreendimentos nos EUA, onde as empresas têm tradicionalmente uma relação muito mais próxima das universidades e baseiam qualquer novo passo em conhecimento gerado na academia e, mais recentemente, em dados. “Há um valor imenso em conseguir planejar a oferta, formar estoques da forma precisa e mapear as tendências. Isso é melhorar a administração a partir da informação”, diz Eduardo. 

QUANTO MAIS INFORMAÇÃO, MELHOR

Ter mais conhecimento sobre cada cliente é uma das bases para operações mais eficientes e lucrativas, diz Eduardo. Tombé conta que é justamente esta a meta da Sodexo ao trabalhar na construção de sua plataforma de dados que possibilita aumentar o faturamento. Por enquanto o projeto funciona como piloto, restrito a alguns clientes maiores da companhia, como grandes redes de restaurantes que aceitam Sodexo. Tombé fala de como tem sido a experiência até aqui: “Conseguimos entender qual perfil de cliente vai a determinado restaurante e com qual frequência. Com isso, é possível mapear de forma assertiva a concorrência, entender qual valor cobrar para atrair mais consumidores e quais promoções e descontos oferecer”.

O executivo cita o exemplo de uma rede de restaurantes que estava em expansão e usou o sistema para identificar se fazia sentido abrir um novo estabelecimento em determinada região. “É muito mais simples tomar uma decisão como dados precisos em mãos”, diz. 

Segundo ele, quando se trata do segmento de alimentação, nem sempre a concorrência é óbvia: “Por exemplo, um restaurante japonês não concorre apenas com outro da mesma categoria, mas com estabelecimentos que podem ter cozinhas diferentes, mas faixa de preço e perfil de público parecidos”, esclarece. 

AÇÕES PERSONALIZADAS PARA ATRAIR CONSUMIDORES

No caso dos supermercados, os hábitos de consumo com cartão alimentação são bem diferentes, mas Tombé destaca que ainda assim é possível se beneficiar do uso de dados quando se aceita Sodexo. “Normalmente as pessoas frequentam os estabelecimentos que ficam mais perto de casa. Com a plataforma conseguimos checar a frequência com que o cliente vai e personalizar promoções para atrair o consumidor”, conta. O executivo da Sodexo aponta que o plano é ampliar ainda mais o potencial da plataforma de dados. “Temos conversado com startups, estudado quais outras soluções e informações podemos oferecer”, conta.

 Com isso, ele destaca que o plano da companhia é entregar aos clientes soluções capazes de levar eficiência aos negócios e, assim, melhorar os resultados. Eduardo, do Cesar, lembra que o Brasil ainda tem número baixo de empresas com gestão mais científica, baseada em informação, mas aponta que este é um caminho inevitável no longo prazo. “Já somos ultraconectados. Quando as organizações perceberem que é possível gerar valor com isso, vamos evoluir rápido”, diz.

 

 

Quero aceitar Sodexo

logo-draft.png O artigo é resultado uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.

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