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Seu estabelecimento tem TEF? Aprenda a prevenir fraudes

10/06/21 18:00

Confira essas dicas da Associação Paulista de Supermercados (APAS) para manter a segurança no processo de pagamento.

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que facilita muito a vida dos varejistas. O sistema permite ao estabelecimento fazer transações financeiras provenientes de compras com cartão de crédito ou débito e também benefícios como vale-refeição ou vale-alimentação.

No entanto, como todo o sistema eletrônico, o TEF está sujeito a fraudes. Confira, a seguir, medidas de segurança para prevenir problemas na sua loja:

  • Use e atualize regularmente o software antivírus do seu TEF
     
  • Diariamente, no início da operação ou a cada reset do servidor TEF, verifique se os cupons emitidos pelos caixas estão indicando o estabelecimento correto. Você também pode checar se o código de estabelecimento das transações está correto nos relatórios do SiTEF. Em caso de problema, entre em contato imediatamente com o fornecedor do sistema.
     
  • Troque suas senhas regularmente e nunca utilize as senhas padrões do sistema ou outros parâmetros de segurança fornecidos pelos prestadores de serviços.
     
  • Ainda sobre as senhas: cada pessoa que tem acesso ao computador de ter seu próprio ID, com uma senha forte de acesso para cada um.
     
  • Cuidado com acessos externos: desabilite os programas de administração remota e habilite somente quando alguma manutenção for necessária. Acompanhe o trabalho do técnico para garantir que não foram alterados parâmetros no TEF. Depois de qualquer serviço de suporte no TEF, verifique os cupons emitidos pelos caixas e o código do estabelecimento que aparece nos relatórios.
  • Também podem ser realizados acessos externos por meio de outro computador utilizado como ponte. Por isso, especialistas recomendam o isolamento do servidor TEF de outras máquinas. Esse cuidado também vale se você mantiver uma rede WiFi habilitada.

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