Filtrar
Aceite Sodexo em seu Estabelecimento

Tendências para o futuro da retomada da alimentação fora do lar

21/08/20 12:37

Leia o artigo de Antonio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos

Futuro de bares e restaurantes com a pandemia do coronavírus

O ramo de alimentação fora do lar foi fortemente afetado pela COVID-19, que obrigou a todos revisar hábitos de higiene, além de impor o distanciamento social. Agora, com a retomada dos negócios, há a necessidade de implantação de novos protocolos nos bares e restaurantes, como a limitação da capacidade de clientes, uso de descartáveis biodegradáveis, sinalização dos espaços e cardápio online. Todas essas ações mostram uma tendência pontual que visa evitar a aglomeração de pessoas e garantir a saúde e segurança de todos.

 

Ao pensarmos em bares e restaurantes, muitas vezes enxergamos um mercado muito tradicional, mas é possível inovar com o uso de tecnologia. Um exemplo é o pagamento por NFC (Near Field Communication), oferecido somente pela Sodexo no segmento de benefícios. Essa tecnologia permite o pagamento por aproximação, ou seja, não é necessário tocar na maquininha ou manusear o cartão, garantindo facilidade na hora das compras.

 

Apesar de esse cenário pandêmico ter imposto mudanças, ele trouxe consigo muitas oportunidades de negócios. Por conta do home office, um modelo de trabalho que veio para ficar, a Sodexo analisou dados de consumo em todo o Brasil. Notamos uma mudança no perfil do consumidor: aumento do consumo em estabelecimentos localizados em bairros residenciais na maioria das capitais. Em São Paulo, por exemplo, houve crescimento de 34,5%; Teresina impressionante alta de 216,6%. Olha quanta oportunidade para pequenos e médios estabelecimentos!

 

E depois de tanto tempo em casa, os clientes buscam novas experiências fora do lar. Por essa razão, bares e restaurantes devem se preparar para o maior desafio: criar momentos positivos, seguros e confortáveis para a clientela tanto no salão, quanto no delivery ou no take away. Atenção, quem ainda não se atualizou, precisa fazê-lo como forma de garantir qualidade e equidade de experiência aos seus consumidores estejam eles no restaurante ou em suas casas.

 

As oportunidades são muitas para você empresário, mas os desafios também. Por isso, conte com parceiros que possuam informações e ferramentas para analisar o seu negócio, sua concorrência e os novos hábitos dos clientes, possibilitando a adequação da oferta às necessidades dos consumidores.

 

Esses pontos e outros mais serão debatidos no Congresso Nacional Abrasel, entre os dias 26 e 28 de agosto, em formato totalmente online e gratuito, com a presença de grandes líderes empresariais da gastronomia do País e também da Mariana Cerone, Head de Consumer & Inovação da Sodexo Benefícios e Incentivos. Aproveite para se atualizar. Até lá!

Leia também:

Como será a retomada de bares e restaurantes?

 

Guia de relacionamento com o cliente