Filtrar
Sodexo Club

Afinal, o que é um prato de comida balanceada?

16/02/18 08:37

Como montar uma refeição equilibrada? É mais simples do que você pensa. Veja no artigo.

Afinal, o que é um prato balanceado? O que é um prato de comida saudável?

Como montar um prato equilibrado? É mais simples do que você pensa. Veja no artigo.

Se o ano só começa depois do Carnaval, chegou a hora de colocar em prática a promessa de se alimentar melhor, de ter uma refeição equilibrada todos os dias. Mas como montar sozinho uma refeição balanceada? A dica a seguir vale para o almoço e para o jantar e vai ajudar você a montar um prato equilibrado facilmente.

É muito simples: para um prato equilibrado, divida-o em quatro!

Como montar um prato saudável

  • Separe duas partes para saladas e legumes cozidos ou assados, de preferência. Consulte nosso calendário de safras para saber quais são os vegetais da época: normalmente esses alimentos estão mais baratos no supermercado, na feira ou no hortifrúti. No mês de fevereiro, por exemplo, vale à pena consumir abóbora, escarola, repolho e milho-verde. Assim, você faz uma refeição nutricionalmente equilibrada!
  • Separe um quarto do seu prato para proteínas, que podem ser de origem animal ou vegetal. A medida para a proteína animal é uma porção de carne magra do tamanho da palma da sua mão ou, então, dois ovos. Dê preferência para grelhados, assados ou cozidos. As proteínas de origem vegetal estão em leguminosas como o feijão, a lentilha e o grão de bico.
  • O último quarto de seu prato deve ser composto por carboidratos. Aqui entram raízes como batatas, inhame e cará, bem como o arroz e as massas. Sempre priorize o consumo de alimentos integrais, para ter mais fibras na dieta.

Ficou animado? Faça o download do e-book 10 passos para uma alimentação saudável e aumente sua qualidade de vida comendo direito, com refeição saudável e equilibrada.

Veja mais: 10 passos para uma alimentação saudável