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Alimentação para imunidade em tempos de Covid-19

14/12/21 16:27

Vivemos na pele os efeitos da pandemia do coronavírus. Como comer bem pode melhorar a qualidade de vida agora?

 

Como se alimentar bem durante a pandemia do coronavírus

A pandemia chegou e mudou tudo. De um lado, o desaceleramento causado pela Covid-19. Do outro, a chance de mudarmos alguns dos nossos hábitos, a fim de buscarmos mais qualidade de vida e aumento de imunidade. E a alimentação é um deles.

Uma alimentação balanceada se torna crucial para a saúde do nosso organismo e o bom funcionamento de nossas ações vitais. Quer saber como aumentar a imunidade? Uma alimentação nutritiva possibilita o fortalecimento do nosso sistema imunológico, dando maior resistência para lidar com doenças, por exemplo. Assim, fortalecer seu sistema imunológico é simples!

Uma boa alimentação previne o aumento do sobrepeso, uma grande preocupação neste período de pandemia, já que ficamos mais suscetíveis ao sedentarismo e a comer emocionalmente. 

Uma das preocupações que a obesidade acarreta é a chance de surgimento de doenças crônicas – hipertensão, diabetes e problemas cardíacos –, que são fatores de risco no tratamento da Covid-19.

Leia também:
Mitos e verdades sobre alimentação e imunidade


Mas, afinal, o que é uma alimentação saudável?

Quer dicas para aumentar a imunidade? Uma alimentação saudável consiste em um cardápio balanceado e que comporte todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa. Em resumo, é o famoso “comer de tudo”, mas com moderação e responsabilidade.

Fique perto dos alimentos in natura, ou seja, aqueles que obtemos pela natureza. Isso melhora a imunidade! Sementes, legumes, verduras, frutas, raízes, tubérculos e alimentos minimamente processados devem servir de base da nossa alimentação.

Evite os alimentos processados – eles devem ser ingeridos moderadamente – e os ultraprocessados, que devem ser evitados ao máximo, já que possuem baixo teor nutricional e altíssima taxa calórica, contribuindo para o aumento do sobrepeso. 

Uma alimentação saudável consiste também em se planejar. Trabalhar em casa, por exemplo, não significa ter mais tempo para cozinhar, não é mesmo? Existem tantas outras tarefas a ser realizadas no dia a dia, além, é claro, das atividades profissionais remotamente. Tudo precisa ser bem organizado, inclusive as refeições.

Quando você for se planejar, leve em consideração: equilíbrio nutricional, preferências de paladar, métodos e habilidades culinárias, além do tempo e da energia para o preparo de cada refeição.  

 

Pandemia coronavírus: como manter a alimentação saudável

 

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Alimentação Saudável em tempos de Covid-19

Organize-se para melhorar sua imunidade!

 

  • Planeje o cardápio semanal da sua casa, levando em consideração as preferências de quem mora com você, além de preço, variedade, quantidade e validade dos alimentos.  Ao planejar o que vai comprar, você consegue economizar os créditos do seu vale-alimentação.
     
  • Depois de organizar as refeições, veja o que há na sua casa e o que você precisa comprar.
     
  • Vá ao mercado com essa lista; assim, você evita colocar no carrinho coisas a mais e cair nas tentações.
     
  • Com esse planejamento, você provavelmente se alimentará muito melhor, pois, quando não existe essa organização, a chance de ingerir alimentos “de fácil preparo” e fast food é alta.
     
  • Ao chegar com suas compras, higienize as embalagens com água e sabão ou álcool 70% e descarte de forma correta as embalagens desnecessárias para o armazenamento. No caso dos alimentos que serão consumidos crus, é preciso sanitizá-los com hipoclorito de sódio, que deve ser usado sempre diluído – a proporção e o tempo vêm indicados na embalagem.
     
  • Ao armazenar, procure sempre as embalagens e os procedimentos corretos para cada alimento.
     
  • Que tal ajudar o meio ambiente? É uma atitude cidadã sustentável tentarmos reduzir ao máximo o desperdício, procurando sempre em nossas receitas a utilização integral dos alimentos, ou seja, usar 100% deles e também fazer o reaproveitamento, que nada mais é do que aproveitar as sobras das comidas para fazer um novo prato. Vamos colocar essas práticas em dia?
     

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do programa de educação ambiental da Sodexo R.ECO.
 

Por fim, lembre-se: esta pandemia vai passar e você pode, a partir de hoje, começar a melhorar a sua qualidade de vida, pela vida toda. :-)

 

Fontes do artigo: 

Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares

Guia para uma Alimentação Saudável em Tempos de COVID-19 (Asbran)

Guia de Orientação em Relação à Alimentação e Exercício Físico (Ministério da Saúde / Fiocruz)

 

Conteúdo produzido pelo Programa Viver Bem, o Programa de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida da Sodexo Benefícios e Incentivos, que tem como objetivo promover um estilo de vida saudável a todos os públicos e apoiar ações de educação alimentar e qualidade de vida, além de melhorar a situação nutricional dos trabalhadores brasileiros no ambiente de trabalho – e fora dele.