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Guia da Carreira

Aprenda a ser um bom ouvinte

09/02/20 17:33

Ouvir as pessoas é algo que só vai te trazer vantagens. Aprenda como aproveitar melhor cada conversa.

 

Turbine sua carreira aprendendo a ser um bom ouvinte

 

Olá. Tem alguém me ouvindo?

 

Atualmente, com as pessoas constantemente conectadas e com diversas tarefas para fazer ao mesmo tempo, ouvir o próximo nunca foi tão importante. Infelizmente, parece que saber ouvir está no fim de nossa lista de prioridades.

Nos negócios, saber ouvir é ainda mais importante. É assim que você desenvolve confiança, lida com desentendimentos, inspira sua equipe e aumenta o comprometimento. Na Sodexo, um de nossos principais valores é o espírito de equipe. A arte de ouvir é fundamental para desenvolver e construir equipes bem sucedidas.

Bill Marriott, presidente executivo e presidente do conselho da Marriott International, Inc., resumiu isso muito bem: “As quatro palavras mais importantes da língua inglesa são: ‘o que você acha?’. Ouça sua equipe e aprenda”.

Bill tem razão. Aprender a ouvir é fundamental. É ouvindo que aprendemos e é uma forma de melhorarmos nossa qualidade de vida. Na verdade, 85% do que sabemos é aprendido ao escutar. No entanto, só entendemos cerca de um quarto disso tudo.

Então, como podemos ser melhores ouvintes e aprendizes? Aqui estão três dicas para começarmos:

 

  • Dê atenção total e não interrompa. Pare o que está fazendo e mostre estar interessado mantendo contato visual e inclinando-se para frente. Evite mexer em objetos ou ficar de olho em seu computador, celular ou relógio. Saiba ouvir: não interrompa a pessoa que estiver falando com você. Geralmente, achamos que sabemos o que a pessoa irá falar antes que ela termine sua frase – então resolvemos terminá-la por ela! Ou estamos mais interessados em nossa resposta do que no que a pessoa está falando. Saber escutar é segurar a vontade de se adiantar e estar presente naquele momento.
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  • Ouça além das palavras. Saber ouvir vai além de escutar. Preste atenção à linguagem corporal e direções que o discurso irá tomar. Pesquisas apontam que, na comunicação oral, 55% do significado é traduzido de forma não verbal, 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelas palavras ditas.
  • Reafirme e esclareça. Mostre que está envolvido reafirmando periodicamente o que a pessoa falou ou fazendo perguntas de esclarecimento para verificar sua compreensão. Utilize frases como estas: “Então, o que está dizendo é que…”, “Estou certo em achar que…?”, “Em outras palavras, você diria que…”

Fonte: Sodexo Insights