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Gestão de Pessoas

Chegou a hora de pensar no Natal de sua equipe

20/10/17 17:13

Um programa de reconhecimento implantado no final do ano pode engajar seus profissionais e ajudar nos resultados da empresa

O final do ano é uma época de celebrar, mas a chegada do Natal também pode ser um período estressante para profissionais de diferentes áreas. Como as empresas podem trabalhar para aliviar essa carga e trabalhar ao lado de seus colaboradores? Um programa de reconhecimento desenvolvido para o  Natal pode atingir essas duas metas – se você fizer do jeito certo…

Ofereça os presentes de Natal da Sodexo para seus colaboradores

Leia, a seguir, uma entrevista sobre o assunto com Iain Thomson, Diretor de Incentivos e Reconhecimento da Sodexo Benefícios e Incentivos do Reino Unido.

Qual é o objetivo de reconhecer colaboradores no Natal?

Para as empresas, o reconhecimento no final do ano tem dois objetivos. O primeiro é recompensar a equipe por seu trabalho nos últimos 12 meses. Em segundo lugar, as recompensas podem aumentar os níveis de comprometimento para o próximo ano.

Do ponto de vista de um colaborador, o Natal pode ser uma época estressante, financeiramente e em termos de tempo. Então, ser capaz de aliviar um pouco desse estresse é o que faz com que essas recompensas sejam tão populares. Dois terços das maiores empresas do Reino Unido presenteiam seus colaboradores no fim do ano. Já na América Latina, os eventos natalinos são muito populares: no Chile, por exemplo, mais de 90% das PMEs oferecem presentes nessa época.

Quando as empresas deveriam começar a planejar as ações de final de ano?

O quanto antes – do dia primeiro de janeiro em diante – porque esse plano já deveria fazer parte da estratégia para incentivar o comprometimento dos colaboradores que reflitam os valores, a visão e a missão da empresa. Tais incentivos não devem ser uma iniciativa à parte, mas, sim, fazer parte do que o que o empregador quer alcançar naquele ano. Na indústria de transformação, por exemplo, as recompensas geralmente são focadas em metas de eficiência, volumes e produtividade, ao passo que, numa fornecedora de serviços de atendimento ao cliente, a premiação poderia refletir a velocidade em responder a questionamentos ou os limites ultrapassados para lidar com uma queixa.

Então, a comunicação cumpre um papel essencial?

Sem dúvidas. Os colaboradores precisam entender por que estão sendo recompensados, então é importante haver transparência quanto ao desempenho individual e da empresa no decorrer do ano. Muitas empresas não reconhecem o valor de seus gastos no Natal porque não fazem nenhuma relação com o que o colaborador realizou. Logo, você corre o risco de uma recompensa ser esperada, independentemente de a empresa ter se saído bem ou de o colaborador ter cumprido seus objetivos.

Se uma empresa estiver com dificuldades, as recompensas de Natal podem ser uma forma de reforçar o comprometimento da força de trabalho – mas a mensagem precisa ser clara. Se você disser às pessoas que “são tempos difíceis, mas, no ano que vem, podemos superar”, essa recompensa pode ser uma ferramenta motivacional para manter o compromisso.

Quais são as melhores recompensas de Natal? 

Um vale presente ou um cartão que pode ser usado para compras são muito populares, seja no Reino Unido, na França ou nos Estados Unidos. Uma seleção de diferentes vales presente permite que você ofereça algo para todos, enquanto uma marca de luxo agrega um valor adicional – e a sensação de que o Natal é especial. Porém, é preciso sempre levar em consideração a demografia da equipe.

Para colaboradores que estão na linha de frente, uma caixa de vinho ou uma cesta de alimentos é muito bem-recebida e pode representar uma economia para o colaborador. Mesmo presentes pequenos, como caixas de chocolate, são muito bem-vindos. Para executivos, que geralmente passam mais tempo longe de suas famílias, uma recompensa em forma de experiência pode ser muito eficaz, e quanto mais tempo com a família você puder proporcionar, melhor. Para eles, uma viagem em família ou uma noite de cinema e jantar pode ser ótima.

Quanto aos presentes para um nível mais alto, caixas de vinhos mais caros, de champanhe ou relógios de marca são populares. Outra opção é relacionar a recompensa ao ano que chega, com uns óculos de sol de marca, por exemplo. De forma geral, o foco principal deve estar no que o colaborador gostaria de receber, e não no que a empresa quer oferecer. Não dê 100 libras, dólares ou euros em vinhos quando os colaboradores prefeririam receber um vale compras de 25.

E o prazo de entrega do presente?

Para vale compras, dar a eles uma ou duas semanas antes do Natal não é o prazo ideal. Nessa época, muitas pessoas já terão os itens que poderiam ser comprados com o cartão presente. Por outro lado, se der o vale presente a eles no final de novembro, os colaboradores podem planejar suas compras utilizando os vouchers. Para um reconhecimento em forma de experiência, quanto mais perto do Natal, melhor. Para a empresa, o mais importante é antecipar quando as pessoas poderão utilizar ao máximo sua recompensa.

E as alternativas?

Muitos colaboradores têm pouco tempo na época do Natal, o que contribui para aumentar seu nível de estresse. Eles são pressionados para fazer compras, visitar familiares ou participar de eventos natalinos nas escolas de seus filhos. Para eles, uma recompensa poderia ser na forma de trabalho flexível, meio-período de folga ou um Dia de Compras de Natal que não estaria incluso no recesso de final de ano. Colaboradores sem filhos poderiam ter um dia de folga para fazer trabalhos voluntários, por exemplo. Tudo depende da cultura da empresa.

Como a Sodexo Benefícios e Incentivos pode ajudar?

Temos muita experiência com a oferta de soluções de incentivo e reconhecimento. Podemos oferecê-las e, tão importante quanto isso, também podemos atuar como consultores, fazendo a análise e ajudando na mensagem que está por trás do presente. Mas um programa de reconhecimento inclui questionar por que uma empresa quer presentear sua equipe, o que está querendo reconhecer e o que quer que os colaboradores sintam ao receber as recompensas? Estas perguntas permitem que criemos, então, um valor adicional para clientes ao personalizar tanto o presente como a mensagem.

Últimas considerações?

Se você estiver começando um programa de reconhecimento no Natal, não estabeleça níveis muito altos para os presentes. Se todos receberem um iPod no final do primeiro ano e não receberem outro no final do ano seguinte, ficarão decepcionados. O importante é gerenciar as expectativas das pessoas. Seja criativo e pense em como uma recompensa pode ser proporcionada – idealmente, entregue em mãos por um gerente, talvez até vestido de Papai Noel. Torne o evento divertido e passe uma mensagem clara. E lembre-se: existem especialistas disponíveis que podem ajudá-lo a fazer tudo isso do jeito certo.

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