Filtrar
Gestão de Pessoas

Cinco formas de motivar sua área de vendas

25/10/17 11:44

O Natal está chegando e é preciso motivar e reter seus vendedores, mesmo em épocas de vacas magras. Como fazer isso?

Incentivo para representante de vendas

O final do ano costuma ser uma época chave para os times de vendas das empresas. Dependendo da sazonalidade do produto ou serviço, as festas de fim de ano representam um incremento nas vendas ou uma época de baixa nos resultados. 

Se as vendas são menores do que se espera, muitas empresas tendem a reavaliar a verba disponível para gastar em benefícios e incentivos aos colaboradores. Veja, a seguir, cinco alternativas que dão certo para motivar seu time de vendas com uma verba limitada.
 

Como motivar em tempo de crise

Incentivos de longo prazo, como participação nos lucros ou opções de ações, costumavam ser direcionados apenas para os cargos mais altos da empresa. Agora, essas alternativas estão sendo cada vez mais oferecidas para atrair e reter os principais talentos.

Benefícios para vendedores

Você pode não conseguir oferecer grandes bônus aos seus representantes de vendas, mas sempre pode ofertar benefícios para tornar suas vidas mais fáceis, ajudando-os a economizar nas despesas mensais.

Por exemplo, o custo do transporte de ida e volta do trabalho pode comprometer grande parte da verba anual de um colaborador, por exemplo. Cobrir parte desses custos de transporte é uma opção barata para garantir a motivação. Existem vales-combustível pré-pagos que, quando ofertados a representantes de vendas, evitam que os profissionais arquem com seu próprio combustível e, de quebra, diminui o volume de trabalho dos pedidos de reembolso.

Cartões vale refeição para uso em restaurantes e serviços como creches, lavanderiaso e educação financeira são outras formas interessantes de incrementar o poder de compra de seus colaboradores. Se você não tem como aumentar os salários da equipe, essas medidas podem compensar significativamente as despesas diárias e aliviar a preocupação com finanças pessoais.

Como ter uma equipe de vendas motivada

Representantes de vendas têm longas jornadas de trabalho. Ainda assim, eles continuam dedicados e adoram seu trabalho.

Uma pesquisa com consultores comerciais de produtos da área médica da MedReps apontou que 72% deles estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com seus empregos. No entanto, ao mesmo tempo em que adoram o que fazem, prejudicam o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. No mesmo estudo, os profissionais de vendas classificaram o excesso de trabalho como uma das cinco piores coisas em seu emprego.

De acordo com o levantamento Staples Business Advantage Workplace Index, quase 25% dos colaboradores do setor industrial trabalham fora do horário normal com regularidade. Cerca de 40% trabalham no fim de semana ao menos uma vez por mês. Entre os representantes de vendas, a porcentagem é ainda maior.

Existem formas fáceis de ajudar: ofereça mais flexibilidade de horário, recupere o equilíbrio em suas horas de trabalho e os períodos de folga e utilize ao máximo novas tecnologias e alternativas como trabalho remoto. Não se esqueça das pequenas coisas: deixe-os encerrar o experiente mais cedo na sexta-feira e dê folga a eles no dia de seu aniversário, por exemplo.

Premiação para representantes de vendas

Qual é o segredo para impulsionar as vendas? Um bom gerente de vendas!

Qual é o segredo para ser um bom gerente de vendas? Ter um objetivo claro para buscar!

Orientar e capacitar os gestores podem aumentar o desempenho nas vendas em 17%, motivo pelo qual planejar como informar objetivos deveria ser uma prioridade: equipes de vendas que têm conhecimento do resultado de seu trabalho têm 161% mais ganhos, na comparação com times que não recebem tais informações. 

Uma verdadeira política de capacitação e comunicação para gestores poderá dar um norte aos profissionais de vendas por meio da divulgação de indicadores de desempenho e de feedbacks regulares. Nada afeta mais o engajamento e o desempenho financeiro das equipes de vendas do que um programa de comunicação de metas eficaz!

Vendedor motivado

Alguns gestores de vendas esperam muito tempo antes de comemorarem suas próprias conquistas e as de sua equipe. E essa é a melhor forma de aliviar o fardo do trabalho e recompensar os sucessos, como vitórias e novos contratos, independentemente do tamanho deles.

63% das empresas de alto desempenho mostram uma clara preferência por recompensas em forma de experiência a recompensas financeiras. É melhor oferecer à sua equipe de vendas benefícios menos convencionais para criar uma impressão duradoura. Para que as equipes de vendas se sintam reconhecidas, elas precisam se sentir especiais e merecedoras de prêmios excepcionais que refletem os valores da empresa e sua cultura interna – isso ajuda a moldar uma relação entre a empresa e sua equipe de vendas. Recompensas em forma de experiência incluem viagens, shows e eventos especiais.

 

Veja também

Como apoiar profissionais que são pais e mães
Gestão de Pessoas

Como apoiar profissionais com filhos

13/11/18 17:50

A vida de pais e mães que trabalham é um verdadeiro malabarismo. Para reter esses talentos e manter a produtividade da equipe, aposte em benefícios e programas de bem-estar.

O que é preciso para tomar decisão?
Guia da Carreira

Boas práticas para tomar decisões

13/11/18 11:45

Decidir é escolher uma opção, deixando todas as outras para trás. E como é difícil fazer escolhas! Encontramos algumas ideias que podem ajudar.