Filtrar
Gestão de Pessoas

Como atrair e reter bons funcionários?

19/02/20 15:27

4 dicas para retenção de talentos para você implementar em sua empresa

Como atrair e reter talentos

Manter na empresa os talentos é sempre mais barato do que contratar novos funcionários e treiná-los. Hoje, os trabalhadores devem receber continuamente sinais de que a empresa se preocupa e se esforça para mantê-los motivados, sob pena de queda de produtividade e bruscas mudanças de emprego. Algumas dicas para retenção de talentos podem ajudar a manter o clima organizacional sempre positivo:

1. Definir uma política de retenção única

É difícil para a empresa trabalhar em uma política específica para cada funcionário, portanto, é essencial conhecer bem o perfil geral da equipe:

-          Qual é a faixa etária principal (mais jovens ou mais maduros, já estabelecidos com família)?

-          O que funciona melhor para manter os funcionários motivados para este perfil?

-          Como funcionou a retenção historicamente na empresa e quais foram os motivos para as saídas que ocorreram nos últimos anos?

Construir uma equipe de trabalho alinhada com o tipo de benefício que sua empresa poderá oferecer fará imensa diferença para a retenção. O funcionário certamente estará mais atendido em seus desejos e necessidades, assim como a vontade de sair teoricamente será menor.

2. Incentivar a busca por novas habilidades 

Quando a empresa estimula que seus funcionários busquem novas habilidades dentro de sua área de trabalho, a motivação é natural. O trabalhador percebe o interesse em seu crescimento e sente-se incentivado a sempre buscar mais.

Um bom exemplo são os subsídios para cursos de qualificação profissional: o colaborador aplicará boa parte do que aprendeu diretamente no trabalho atual e ainda levará esta bagagem sempre com ele. Ganham os dois lados.

3. Recompensas e benefícios 

O bom e velho reconhecimento com premiações é uma das dicas para retenção de talentos que mais funciona. As recompensas podem vir de diferentes formas, com bônus, premiações em dinheiro e benefícios como vale alimentação, vale refeição ou vales presente em épocas especiais.

Por que oferecer plano de saúde influencia na retenção de talentos?

4. Oferecer planos de previdência privada 

Este é um benefício que vem se tornando cada vez mais comum, principalmente após as mudanças da Reforma da Previdência. Em um dos modelos, o funcionário paga um percentual mensal do salário e a empresa complementa com o mesmo valor. Em contrato, a pessoa só poderá ter acesso à parte complementada pela empresa se ficar um mínimo de anos definido. 

Para os empregados jovens, é um investimento importante para o futuro, mais interessante do que eventuais aumentos salariais e importante na retenção dos talentos.

Leia mais

A difícil tarefa de escolher e reter talentos