Dados sobre ansiedade no Brasil mostram que o brasileiro é um dos profissionais mais ansiosos e estressados do mundo.
O excesso de trabalho e a falta de reconhecimento são as principais causas para o profissional ficar à beira de um ataque de nervos e sofrer com ansiedade no trabalho. Nos EUA, os gerentes são os que mais sofrem com a depressão no ambiente de trabalho e a ansiedade, segundo estudo da Universidade de Columbia. A cobrança da diretoria e de sua equipe fazem com que esses gestores se sintam atropelados por uma espiral de pressões.
Instituir um processo de trabalho colaborativo e distribuir melhor as funções entre as pessoas dentro da empresa são as soluções ideais e de longo prazo que ajudam as pessoas com ansiedade. Enquanto isso não acontece, conheça cinco passos para superar o estresse, a ansiedade no trabalho e a depressão que podem destruir sua carreira e sua saúde:
Esvazie seus pensamentos negativos – – Em vez de ficar pensando no trabalho em excesso a ser realizado, exercite sua criatividade de uma forma diferente. Repita para si mesmo suas preocupações e tente imaginar seus desdobramentos da forma mais absurda possível. Assim, o som das suas palavras esvaziará o sentido dos seus medos. A meditação pode ajudar você nisso.
Faça uma lista do que aflige você – Como perder a ansiedade? Anote as situações que roubam a sua calma. Rivalidade no trabalho, frustração por não atingir uma meta ou a perda de um prazo importante. “Ver” seus medos de frente é uma forma de analisá-los e refletir se merecem mesmo deixar você angustiado.
Reserve um tempo para você – Você tem um tempo para reuniões ou para responder e-mails, certo? Por que não arrumar um espaço na agenda para limpar sua mente? Desta forma, você terá uma oportunidade de se conhecer melhor, distinguindo alarmes falsos de ansiedade e conhecendo seu real nível de inteligência emocional. É uma maneira de acabar com o transtorno de ansiedade no trabalho. Assim, você estará mais preparado para enfrentar os problemas profissionais. Contar como se sente a um amigo ou pedir conselhos também é uma boa alternativa.
Adotar um bom exercício de respiração – Exercícios de respiração são benéficos para relaxar e desvia o foco dos pensamentos que geram a ansiedade. Inspire e conte até três; segure o ar e conte até três; expire lentamente e conte até três; após expirar, mantenha-se sem ar e conte novamente até três. Ouvir uma música que te alegra enquanto se recorda das coisas boas que conquistou também é bem reconfortante.
Começar a se exercitar – Se ainda não começou, chegou a hora de você praticar atividade física. O exercício físico pode melhorar sua saúde mental, desde que você escolha algo de que você realmente gosta. Aprenda a inserir atividade física no seu trabalho.
Leia mais sobre combate ao stress e à ansiedade no trabalho:
Como reduzir o estresse durante o trabalho?
O trabalho pode causar problemas de saúde. Saiba como evita-los.