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Gestão de Pessoas

Como criar programas de reconhecimento em empresas globais?

13/11/17 08:45

Ao recompensar o esforço de profissionais de companhias multinacionais, é preciso levar em consideração que o mesmo modelo não se encaixa para todos.

Como montar programas de reconhecimento em empresas multinacionaisOs programas de reconhecimento sempre foram uma ótima maneira de manter o engajamento e a motivação de uma equipe. No entanto, quando estamos falando de uma empresa global, é difícil criar uma fórmula única para todos os perfis. Leia, a seguir, a tradução de um artigo de Iain Thomson, Diretor de Incentivos e Reconhecimento da Sodexo Benefícios e Incentivos do Reino Unido, sobre o assunto:

 

As estratégias de recompensa sempre foram uma ótima maneira de manter a equipe envolvida e leal. Mas, em um negócio global, pode ser difícil manter todos os funcionários motivados – é preciso ir além para melhorar a qualidade de vida nas empresas!

Para falar a verdade, um programa de reconhecimento pode ser um fracasso total, a menos que a empresa tenha conhecimento de alguns fatores importantes.

Respeitar as diferenças

Você pode achar que uma companhia multinacional poderia proporcionar os mesmos tipos de recompensa em todas as suas unidades, mas esse nem sempre é o caso. Com profissionais trabalhando na Escócia e na Arábia Saudita, por exemplo, ter um programa que leva em consideração diferentes culturas é essencial. Essa abordagem personalizada não só tornará o negócio realmente "global", mas também pode demonstrar que a empresa oferece incentivos que impulsionam a produtividade e melhoram a qualidade de vida no trabalho.

Por exemplo, promover eventos sociais para a equipe é uma recompensa comum, mas os funcionários de diferentes regiões podem ter expectativas diversas quando se trata de socializar, por isso as opções de oferta também variam. Você conhece a política sobre bebidas alcoólicas da região? Os trabalhadores internacionais podem escolher pratos de sua preferência? A atmosfera do restaurante é apropriada?

Tudo precisa ser adaptado para se adequar a uma equipe específica. A sede precisa adequar a recompensa à equipe que vai recebe-la, para conseguir níveis mais altos de engajamento e motivação.

A recompensa deve valer à pena

Premiações em dinheiro podem parecer uma maneira fácil de recompensar profissionais por seu trabalho - afinal, 1.000 dólares serão sempre 1.000 dólares, certo? Na verdade, não... 1.000 dólares podem valer muito mais em alguns países do que em outros. Por exemplo, pessoas que trabalham em localidades nas quais a taxa de câmbio funciona contra eles podem perder dinheiro. Pode ser mais fácil acertar se a recompensa for feita no formato de uma experiência. Dessa forma, as pessoas não comparam o valor financeiro do prêmio que ganharam, mas constroem memórias felizes em equipe.

E isso afeta diretamente a qualidade de vida na empresa e o esforço professional individual!

Ser claro

Certificar-se de que as recompensas são justas e respeitam a cultura e os costumes é importante, mas comunicar o que foi feito também. Um programa de reconhecimento bem-sucedido requer mais do que apenas enviar um e-mail genérico para toda a empresa.  Você precisa fazer com que cada pessoa se sinta parte da organização. É preciso desenvolver com cuidado seu programa de incentive, para que ele dê certo!

 

Por esse motivo, é essencial usar imagens e conteúdos adequados para todas as culturas e membros da equipe. Se possível, você também deve tentar enviar comunicações ligeiramente diferentes para cada filial, de forma que as imagens e os textos possam ser traduzidos e editados facilmente. Isso permitirá que você reconheça cada membro do time individualmente, o que vai pode melhorar a percepção deles em relação ao negócio e, também, realmente estimular o envolvimento de cada um.

Nesses programas, todo mundo deve participar. Se as lideranças regionais não estiverem totalmente integradas, os colaboradores seguirão o exemplo. Portanto, certifique-se de que os gestores estão ativamente envolvidos, independente do local em que atuam, para que eles possam ajudar a criar uma estratégia em que ninguém fique de fora. Isso permitirá que os gerentes regionais se envolvam mais, o que tornará, consequentemente, a equipe mais motivada.

Investir tempo e recursos em um programa de reconhecimento global pode ser difícil, mas os resultados valem muito à pena. Manter o time engajado com o negócio fortalecerá sua lealdade à empresa e, de fato, aumentará seus índices de satisfação no trabalho. O que, por sua vez, aumentará a produtividade, , reduzirá o turnover e o custo com a substituição dos funcionários que saem da empresa, resultando em uma organização mais feliz e mais produtiva.

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Leia a íntegra do artigo aqui.