Filtrar
Sodexo Club

Como deixar o pet sozinho em casa?

05/08/19 14:28

Trabalhar fora significa deixar seu bichinho de estimação sozinho em casa por horas seguidas. O que fazer para deixar seu animal mais feliz?

 

Como manter seu pet feliz enquanto você está no trabalho
Cena do filme "Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2":
você sabe o que seu bichinho faz quando está sozinho em casa?

 

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Além tomar cuidados com o cachorro ou gato, no sentido de zelar por sua saúde e investir em uma alimentação de qualidade, os donos ou tutores devem estar sempre atentos ao seu comportamento e cuidar para que não fiquem tristes, entediados ou agressivos. E quem passa o dia trabalhando fora de casa precisa estar comprometido com a qualidade de vida dos bichinhos. Confira dicas que podem ajudar a tornar a vida do seu pet melhor enquanto você está fora:

  • Prepare a casa. Em entrevista ao G1, o educador canino Huilter Ladir explica como cuidar de um animal de estimação: o ambiente faz toda a diferença para o bem-estar de um cão ou gato enquanto você está fora trabalhando. Além de tirar os riscos para a sua segurança, deixe brinquedos e petiscos pelos cômodos em que ele circula, para que o pet fique estimulado para “caçar” surpresas pela casa.
  • Faça um rodízio dos brinquedos. Ofereça distrações diferentes, revezando os brinquedos preferidos do pet durante a semana. No Catraca Livre, você aprende a fazer sete brinquedos sem gastar muito. Montá-los pode ser uma tarefa divertida para toda a família e, certamente, demonstra cuidados com o gato e com o cachorro!
  • Eduque sempre. Mesmo que você não tenha ensinado seu pet a ficar sozinho desde filhote, é possível ajudar seu pet a sentir menos sua ausência. O blog Pet Cidade dá a dica: sem grandes despedidas na saída e, na volta, chegue sem alarde e comece as brincadeiras depois de pelo menos 15 minutos dentro de casa.
     
  • Leve-o para passear. Exercício físico faz bem tanto para humanos como para pets. Organize-se para fazer caminhadas com seu cachorro também durante a semana. Será bom para diminuir a ansiedade do cão e, também, para sua saúde. Os cuidados com o cachorro vão além de apenas dar carinho!
     
  • Saiba que qualidade conta. Se você tem pouco tempo para ficar com seu pet, aproveite ao máximo os momentos em que estiver com ele. Isso reforça os laços entre vocês e, certamente, deixará seu bichinho de estimação muito mais feliz. Veja no blog Canal do Pet algumas brincadeiras para fazer com seu cão dentro de casa.
     
  • Gatos também precisam brincar. Os gatos têm fama de serem mais independentes do que os cachorros em relação a seus tutores, mas eles também precisam de cuidados carinho e brincadeiras quando você está por perto. O blog Petz traz dicas para estimular e divertir gatos: um laser point, por exemplo, pode render muitas risadas sem grande esforço físico dos humanos envolvidos na brincadeira.  
 

Leia também:

Quer começar a meditar? Primeiros passos aqui

Dançar faz bem para o corpo e para a mente