Filtrar
Sodexo Vagas

Como montar um bom currículo – o que os empregadores buscam em um profissional?

30/04/20 16:56

Saiba como garantir a melhor apresentação profissional antes da entrevista

Dicas para fazer um bom currículo

Neste exato momento, enquanto milhares de pessoas buscam um novo emprego, recrutadores trabalham arduamente para localizar o talento ideal para uma vaga que acabou de surgir.

Ter um currículo que atraia a atenção desses profissionais é o primeiro desafio para conquistar a sonhada vaga. Seu currículo é a sua carta de apresentação, as informações contidas nele precisam ser concisas, verdadeiras e organizadas.

Mas como montar um bom currículo? Uma pesquisa da Catho apontou que os recrutadores avaliam, de maneira imediata, as informações principais, como dados de contato, experiência profissional e objetivo. Quando essas informações não estão disponíveis ou organizadas permitindo rápida visualização, as chances do documento ser descartado são enormes.

  1. Organize suas informações – deixe seu currículo atrativo

Não é necessário ter um layout muito elaborado. O principal ponto positivo de seu currículo será a organização de suas informações. Na parte de cima, coloque seus dados de contato. Em seguida, um breve resumo sobre seus objetivos. Então, liste os locais de formação e suas experiências profissionais, começando pela última ou mais atual.

Outros dados importantes que não podem faltar:

  • Momento profissional atual;
  • Área de atuação;
  • Local de formação (incluindo especializações);
  • Endereço de sua residência.
 
  1. Valorize seus pontos fortes

Para cada experiência listada, explique brevemente quais eram as funções realizadas por você e, principalmente, as responsabilidades que você tinha.

Não se esqueça de listar também os cursos extracurriculares feitos e possíveis trabalhos voluntários. Idiomas falados são diferenciais importantes.

Não exagere no tamanho do currículo. Ele deve ter, no máximo, duas páginas. Informações muito antigas podem – e devem – ser apagadas.

 
  1. Considere que robôs podem ajudar na seleção

Mas como montar um bom currículo e fazer com que ele seja selecionado? Muitas empresas recebem milhares de currículos quando abrem suas vagas ao público. Por isso, a maioria já conta com sistemas automatizados para a primeira triagem.

Você precisará selecionar as corretas palavras-chave e utilizá-las em seu currículo, principalmente, no campo de objetivo profissional. Assim, as chances de dar “match” aumentam.

Para acertar, considere quais palavras o recrutador digitaria no Google para encontrar o profissional ideal para a vaga.
 

  1. Revise antes de enviar

Antes de enviar o currículo ao recrutador, é essencial revisar o português, a grafia e as informações contidas. Cuidado com exageros ou nunca escreva mentiras.

Lembre-se: é preciso ter coerência entre o objetivo profissional, a vaga procurada, as habilidades e as experiências que você tem a oferecer.

Como montar um bom currículo? Saiba mais:

O que é um banco de talentos

Conheça o banco de talentos da Sodexo

Como se capacitar para o futuro profissional