pedir um aumento para o chefe

Como se preparar para pedir um aumento para o chefe?

4 Maio 2020

Se você tinha esse plano antes da pandemia, não desamine! Esperar o momento correto e ter argumentação bem definida ajudam nessa tarefa

Como pedir aumento para o chefe

 

Pedir um aumento à empresa em que se trabalha não é tarefa fácil, ainda mais no momento de incerteza que estamos videndo. Apesar de merecido quando se desempenha um bom trabalho, o pedido de aumento é uma situação delicada para o funcionário. Ao mesmo tempo em que ele precisa demonstrar humildade, é preciso se impor diante das circunstâncias e destacar seus pontos fortes e argumentações. Mas como fazer isso? Como pedir aumento sem se queimar junto ao chefe? Veja algumas dicas:

Situação ideal

Não há uma receita única a seguir sobre como pedir aumento. O ideal é conhecer bem o chefe, suas características e hábitos. Há quem esteja de bom humor pela manhã, logo na chegada ao escritório e se transforme ao fim do dia, após enfrentar os diversos desafios diários na empresa. 

Conhecer essas variações de humor é um bom começo, assim como analisar o contexto geral da empresa e da economia. Em épocas de recessão ou restrição econômica, a resposta já está quase pronta: o chefe tem o álibi perfeito para negar. Quando os negócios vão bem apesar do cenário atual (e há setores da economia que estão enfrentando bem a crise), o momento pode ser mais propício.

Agendar um horário formal para fazer o pedido pode não ser bem visto por alguns gestores. O ideal é fazer a solicitação em um bate-papo mais leve, quando mesmo uma negativa pode deixar abertas as portas para negociações.

Respeite o tempo

A ansiedade por uma resposta positiva é natural, mas nem sempre é possível receber o “sim” imediatamente. Empresas maiores devem respeitar hierarquias e costumam ter um orçamento fechado, então, qualquer acréscimo deve ser submetido às equipes financeiras e de RH, além da chefia superior. 
 

Todo esse trâmite leva tempo, por isso, não adianta checar diariamente com o chefe sobre a resposta, caso ela não venha no dia do pedido. O ideal é estabelecer um prazo em comum acordo (de até 10 dias) para a resposta.

Montando os argumentos

É natural que um dos primeiros argumentos seja em relação ao tempo de casa. Embora muita gente enxergue nisso uma obrigação da empresa por consideração ao funcionário, a verdade é raramente o aumento de salário é baseado no tempo em que a pessoa está ali.

Indicadores como produtividade, entrega de resultados, disciplina e a cooperação na manutenção de um bom clima organizacional são sempre mais relevantes. Mostre por meio de números como seu trabalho é importante para a empresa e o impacto que um reconhecimento deste tipo pode ter em seu rendimento.

Prepare-se para o não

Como pedir aumento é um movimento subjetivo e individual, a empresa também pode se negar a concedê-lo por inúmeras razões. O importante é saber lidar com essa rejeição, se possível, entendendo o cenário em que sua empresa se encontra agora e buscando dicas ou elementos que possam ser seguidos para que uma nova tentativa desse tipo seja viável no futuro.

Saiba mais

Dicas de produtividade para você trabalhar melhor 
 

Como delegar tarefas