Filtrar
Guia da Carreira

Como você cuida do seu tempo?

07/04/20 15:05

Confira dicas valiosas e aprenda como ter mais tempo para realizar tudo o que deseja em seu dia

 

Aprenda a fazer gestão do tempo

Trabalhando de casa? Como você está lidando com as atividades profissionais e os cuidados domésticos ao mesmo tempo? Parece que, para conseguirmos fazer tudo, seria preciso um dia com mais de 24 horas, não é mesmo?

Como isso não é possível, a solução é fazer a gestão do tempo da forma mais adequada possível, para que ele renda bastante.

Como ter mais tempo?

O primeiro passo é desenvolver o que se chama de "atenção plena" na atividade que está realizando. Com mais foco, você prioriza o momento e faz muito mais em menos tempo.

A tecnologia nos trouxe mais praticidade na rotina, mas ela também nos tornou multitarefas. Enquanto comemos, checamos as redes sociais; enquanto trabalhamos, falamos com várias pessoas ao mesmo tempo via WhatsApp... Se não houver uma gestão do próprio tempo e a tentantiva de manter o equilíbrio entre as atividades, mesmo essas facilidades do dia a dia podem ser uma crise a mais para resolver. 

Dicas que te ajudarão a se organizar melhor para ter mais tempo:

Tenha metas diárias bem definidas

Das mais simples às mais complexas, se as metas não forem listadas podem se perder no meio do caminho. Antes de começar a tocar o dia, defina todos os objetivos para ele. No fim, você verá que essa organização te deixará mais produtivo.

Distribua as atividades por hora

Essa é uma forma interessante de se organizar. Criar uma agenda diária por turnos (manhã, tarde e noite) poderá ajudar na realização das tarefas. Por exemplo, se é necessário utilizar uma hora para terminar determinada tarefa, esse tempo precisa constar nessa agenda. 

É importante respeitar a duração das tarefas, por isso estabeleça o tempo com uma margem de segurança. Essa estratégia te motivará a manter os compromissos estabelecidos. 

Tenha demandas prioritárias

É fundamental entender o que é importante e o que é urgente. É possível que tudo o que você precise fazer seja muito importante, mas a urgência pode ser o fator de desempate. Principalmente nos assuntos que dependem de terceiros, essa é uma forma de cumprir o que precisa e evitar cobranças.

Fuja da distração

A tecnologia trouxe facilidades para o dia a dia. Entretanto, também nos apresenta um número muito grande de distrações. Jogos, livros nos dispositivos móveis, filmes, séries e, claro, as redes sociais. Perder o foco está muito mais fácil. Por isso, durante o dia de trabalho ou as atividades que precisa, mantenha o celular e outros dispositivos móveis bem longe. Você vai ver que vai sobreviver!

Saiba mais

Trabalhe melhor: aprenda a ser mais produtivo

Conheça apps que te ajudarão a ser mais produtivo