Mesa farta, com pratos que trazem simplicidade e muito amor na preparação. Isso resume a gastronomia mineira, que é celebrada no início de julho. Conheça alguns ingredientes que fazem parte da culinária de Minas Gerais.
Couve – cortada bem fininha e refogada, acompanha grande parte dos pratos típicos da cozinha mineira . Conheça os benefícios da couve para sua saúde.
Feijão – tutu, feijão tropeiro, mexidão mineiro... ele está em todas! O feijão carioca é o tipo mais usado, sempre acompanhado de um arroz branco e soltinho. Saiba por que arroz e feijão são uma dupla poderosa, que não pode faltar na sua dieta.
Milho – A farinha de milho e o fubá são usados para preparar o famoso angu, as broas de milho, a farofa e, de sobremesa, curau com canela e bolo de milho. De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, o milho é uma fonte importante de carboidrato, fibras e vitaminas (principalmente do complexo B).
Ora-pró-nobis e Taioba – essas duas PANCs (sigla para Plantas Alimentícias Não-Convencionais) são usadas em diversos pratos da culinária mineira. Veja o vídeo em que a nutri da Sodexo, Soraia Batista explica como aproveitar ao máximo esses dois ingredientes.
Também ficou com água na boca? Então experimente essas receitas:
Bolinho de taioba
Bolo de milho
Frango com fubá à moda caipira
Frango com ora-pró-nobis
Pão de queijo vegano
Tutu de feijão