A inclusão do deficiente visual no ambiente de trabalho é importante! Veja como participar.

Você pode contribuir para a inclusão do deficiente visual no trabalho

20 Dezembro 2019

4 de janeiro é o Dia Mundial do Braile e trouxemos algumas sugestões de inclusão de deficientes visuais no ambiente de trabalho

Como incluir cegos e pessoas de baixa visão no mercado de trabalho

O Dia Mundial do Braile, comemorado em 4 de janeiro, celebra a independência de cegos e pessoas com baixa visão, para que elas possam ler livros, cardápios e rótulos de alimentos, ingerir medicamentos com segurança e, ainda, ter ferramentas para entrar no mercado de trabalho. O braile também permite que o deficiente visual tenha privacidade para acessar seus dados bancários e de saúde e facilita a inclusão de deficientes visuais na sociedade.

Hoje há mais de 6,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência visual, de acordo com o IBGE.  Muitas delas já estão no mercado de trabalho. Saiba como apoiar esses profissionais e estimular a inclusão de deficientes visuais, com essas dicas do blog BlindNewWorld:

Ao iniciar uma reunião de trabalho, todos devem se apresentar.  
Para reduzir as dificuldades dos deficientes visuais no mercado de trabalho, faça essa introdução antes das reuniões. Dessa forma, o deficiente visual conseguirá identificar todos que estão participando do encontro e, dessa forma, interagir melhor com cada uma delas.

Se for fazer uma apresentação, envie antes para seu colega. 
Existem formatos de documento que permitem ao deficiente visual saber o conteúdo de um texto, como Word e PDF. Se for usar esse segundo tipo, você pode inserir notas explicativas de cada ponto da apresentação. Se não der tempo de mandar antes, descreva verbalmente o conteúdo de cada slide que for apresentando, para que seu colega possa acompanhar a reunião. Essa é uma maneira simples e simpática de acessibilidade para deficientes visuais.

Pergunte de que tipo de tecnologia de acessibilidade ele precisa. 
Muitas pessoas cegas já chegam ao local de trabalho com os equipamentos de que precisam para executar seu trabalho. Mesmo assim, pergunte sempre se há alguma tecnologia que precisa ser disponibilizada para que ele execute suas tarefas com mais eficiência. Demonstrar esse cuidado torna o trabalho com deficientes visuais mais fácil.

Treine sua equipe. 
Com o objetivo de criar um ambiente inclusivo para deficientes visuais, em que todos são aceitos da forma como são, treine sua equipe previamente para a chegada do novo funcionário. Informe-se com ONGs, como a Adeva, que podem ajudar você e seu time a ter um ambiente de trabalho produtivo e sem discriminação.

Mais sobre inclusão no ambiente de trabalho:

Artigo: Vamos além das aparências?

Como as diferenças nos tornam um só

Por que a deficiência é um assunto que importa a todos?