08 de março é conhecido como o Dia Internacional das Mulheres, mas você sabe o motivo por trás de uma data dedicada às mulheres? Tudo começou em outro 08 de março, desta vez em 1917, quando operárias russas foram às ruas pedir melhores condições de trabalho e de vida.
A celebração, no entanto, só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, para relembrar as lutas políticas, sociais e econômicas das mulheres. E é isso que o Dia Internacional da Mulher representa!
De lá para cá, 47 anos se passaram, e muitas foram as conquistas femininas: o direito ao voto e à educação formal, de trabalhar e ter representatividade política, por exemplo. Pode parecer que não precisamos mais de um Dia Internacional das Mulheres, não é mesmo?
Apesar de todas essas conquistas e da criação do dia da mulher, ainda há muito a se fazer - basta uma rápida olhada em alguns números atuais:
76% das mulheres já sofreram violência e assédio no trabalho
81% das mulheres já sofreram violência em seus deslocamentos pela cidade
30% das mulheres já foram ameaçadas de morte por parceiros ou ex-parceiros
Uma em cada seis mulheres já sofreu tentativa de feminicídio
Mulheres recebem 77,7% do rendimento dos homens
Mulheres dedicam aos cuidados e afazeres doméstico quase o dobro de tempo que os homens
Esses são apenas alguns números que nos lembram o quanto ainda precisamos avançar quando o assunto é a equidade entre os gêneros. Por isso, neste Dia Internacional das Mulheres, mais do que celebrar as conquistas, vamos quebrar preconceitos e agir em prol da equidade!
Juntos, vamos em direção a um mundo com menos preconceitos, mais justo e equânime para todos. Não só no dia 8 de março, mas sempre!
Leia mais sobre igualdade de gênero:
Equilíbrio de gêneros na alta gerência das empresas
Estudo: igualdade de gênero traz resultados melhores para os negócios
Igualdade de gênero: como acabar com a diferença de salário?