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Diversidade

12 Hábitos que te Deixam Menos Produtivo

25/01/17 11:53

Confira uma lista com hábitos que podem estar comprometendo sua qualidade de vida e aprenda como tornar sua rotina mais agradável e produtiva

Não parar para almoçar, estar sempre atento ao telefone e querer fazer várias coisas ao mesmo tempo podem parecer medidas que vão melhorar seu desempenho no trabalho, mas é justamente o contrário. Confira, a seguir, uma lista com 12 hábitos que podem estar comprometendo sua qualidade de vida no trabalho (e fora dele) e aprenda como tornar sua rotina mais agradável e produtiva:

1) Correria matinal

Em alguns dias, você já apressou seu ritual matinal a ponto de nem ter tempo para escovar os dentes direito? Quando isso vira uma rotina, o bem-estar e o desempenho profissional estão sob risco.

A pressa pela manhã não dá ao cérebro um momento para diminuir a pressão e se preparar para o restante do dia. A adrenalina diária já é liberada muito cedo. Se suas manhãs estão “curtas”, acorde 10 ou 30 minutos mais cedo. Uma boa preparação para o dia faz com que você concrente melhor nas tarefas extensas e interrompa menos o trabalho.

2) Pular o café da manhã

Por causa do tempo curto ou simplesmente pelo fato de não sentirem fome, muitas pessoas não dão muita importância à hora do café da manhã. Ao acordar, você está em jejum – portanto, com uma baixa taxa de glicose no sangue. A pouca glicose aumenta a sensação de cansaço, apatia e irritabilidade.

Portanto, faça uma primeira refeição reforçada para ter mais disposição no decorrer do dia. Evite alimentos com adição de açúcar (cereais matinais, doces e massas), e opte por fibras, proteínas, vitaminas e minerais (fonte de energia), e alimentos ricos em vitamina B (aveia, bananas, abacaxi e abacate), que melhoram a concentração.

3) Lidar com as tarefas fáceis primeiro

É tentador fazer primeiro as tarefas diárias mais simples e adiar os afazeres mais complexos. Porém, compensa mais fazer o trabalho difícil na parte da manhã. Pesquisadores apontam que a concentração e a força de vontade tendem a diminuir progressivamente ao longo do dia. Por estar mais focado, a manhã é o período perfeito para você lidar com questões mais complicadas.

4) Verificar (e responder) os e-mails em tempo real

O e-mail foi feito para nos ajudar a se comunicar. No entanto, as notificações da caixa de entrada podem ser uma distração e um empecilho para o seu trabalho. Uma tarefa interrompida leva em média 25 minutos para ser retomada. Você pode alterar as configurações do seu e-mail para que não receba as notificações de mensagem e assim se blindar da sua própria curiosidade.

5) Verificar Twitter, Facebook e outras redes sociais

O fenômeno da distração virtual ocorrido nos e-mails se repete em relação às redes sociais. As notificações de sites, como o Twitter ou Facebook, nos enche de curiosidade – ainda que o teor por trás desses alertas não nos interesse tanto assim. O perigo da navegação aleatória nos feeds de notícias é constante (falaremos mais sobre navegação aleatória linhas abaixo). Assim como nos e-mails, configurar suas redes para não aparecer notificações é a solução para combater esse impulso quase incontrolável.

6) Manter o telefone sempre por perto no trabalho

Os smartphones são, provavelmente, a distração mais fácil do planeta. Deixá-los por perto durante o trabalho pode interromper seu fluxo produtivo. Embora o tempo de receber uma ligação ou escrever um texto seja relativamente curto, a mente precisa de um período maior para se recompor depois dessas interrupções e voltar à tarefa. Uma das formas de reduzir a dependência do dispositivo móvel é deixá-lo sempre no modo silencioso durante o trabalho.

7) Navegar aleatoriamente na internet

O efeito colateral dos trabalhos que exigem pesquisa na Internet é a navegação aleatória. Os “artigos relacionados”, ou a simples pausa no trabalho, é a senha para você usar a Internet de forma menos produtiva (com os já citados e-mails e redes sociais, por exemplo). Existem extensões em alguns navegadores de Internet que limitam o tempo de visita a determinados endereços virtuais, ou até mesmo bloqueiam esses sites.

8) Continuar a trabalhar durante o almoço

Trabalhar enquanto come afeta sua criatividade e produtividade, além de fazer mal para o seu corpo. Uma das desculpas para fazer isso geralmente é a pressão por cumprimento de prazos. Mas a parada do meio do dia é mentalmente revigorante. A melhor forma de fazer a pausa do almoço é retirar-se do seu espaço de trabalho e ir comer em outro lugar (café, restaurante ou parque público). Melhor ainda se você estiver junto a um colega.

9) Não escutar (Ou: não prestar a devida atenção ao colega)

A distração faz com que você não dê a devida atenção ao que os outros falam e, pior, deixa sua execução de tarefas no “piloto automático”. Não ouvir bem as pessoas pode custar relacionamentos e faz você perder informações valiosas. Ser mais atento te dará mais conhecimento, e aumenta a chance de você fazer escolhas inteligentes, pessoal e profissionalmente.

10) Dizer sim a todas as reuniões

Em média, alguns profissionais gastam 31 horas por mês em reuniões. Será preciso mesmo todo esse tempo com tantas conferências? É importante saber que as reuniões interrompem o fluxo de trabalho impedindo a concentração efetiva nas tarefas diárias.

11) Multitarefas

Tentar executar múltiplas tarefas parece ser inevitável no mercado de trabalho. Porém, isso diminui a eficácia e aumenta a propensão a erros e ao estresse. Resultado: a maioria esmagadora dos profissionais não consegue trabalhar no modo multitarefa, o que gera perdas de US$ 450 bilhões/ano para a economia global.

Sair do modo multitarefa é difícil, mas factível. Desativar as notificações do seu computador e silenciar o seu celular é um bom começo. O ideal é você planejar o seu dia em etapas e em cada uma delas realizar uma atividade diferente. Assim você fica mais organizado para o trabalho.

12) Distrair-se com o smartphone antes de dormir

Mexer no celular enquanto está deitado na cama influi na quantidade e na qualidade do sono. A presença ou ausência de luz é um indicativo para o seu cérebro produzir melatonina, um hormônio natural que ajuda a dormir. A iluminação Led dos dispositivos móveis ilude o cérebro: pensa que ainda é dia e nos leva a ficar acordado por mais tempo.

Compre um despertador e deixe seu celular carregando em uma sala separada. Assim, você evita tentar verificá-lo constantemente. Dessa forma, você melhora seu sono e fica mais disposto para o dia seguinte.

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