Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Diversidade

4 BENEFÍCIOS DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS NO AMBIENTE DE TRABALHO

15/03/17 14:10

Ao abrir as portas para a diversidade, as empresas terão acesso a uma nova gama de talentos e serão capazes de melhorar seu desempenho

Os benefícios da diversidade de gêneros no local de trabalho têm se comprovado diversas vezes por meio de pesquisas e experiências. No entanto, muitos empregadores ainda ignoram os benefícios reais e duradouros que uma força de trabalho diversificada pode oferecer. O que não faz sentido quando você considera o momento atual e os desafios que as empresas enfrentam hoje.

Como relata o recém lançado ‘Hays Global Skills Index’ (acesse aqui e confira as pressões do mundo do trabalho que cada país sofre), muitas empresas estão sofrendo com a escassez de competências e talentos, e aumentar a diversidade de sua força de trabalho ajudará a preencher essas lacunas de competências. Ao abrir as portas para a diversidade, as empresas terão acesso a uma nova gama de talentos e serão capazes de melhorar seu desempenho, aumentar o negócio e garantir um futuro de sucesso.

Os benefícios da diversidade no local de trabalho são comprovados e tangíveis. Aqui estão quatro dos mais importantes que identificamos:

Inovação

Talvez o mais importante benefício seja a inovação. Ela é um diferencial muito importante para muitas organizações, pois as permite chegar a novos serviços, produtos ou melhores formas de prestar esses serviços e produtos.

Em um estudo da revista Forbes que contou com 321 grandes empresas globais, de pelo menos US $ 500 milhões em receita anual, 85% concordaram ou concordaram fortemente que a diversidade é crucial para promover a inovação em sua força de trabalho. (Confira a página do estudo em inglês aqui)

Uma de nossas colaboradoras, Christine Wright, responsável pela direção da operação da Hays na Ásia, foi nomeada recentemente como uma das 100 líderes mulheres mais influentes no setor de gestão de pessoas. Ela diz que "uma força de trabalho diversificada pode dar a uma organização um enorme potencial criativo, pois nossas experiências influenciam a forma como vemos um problema e como o solucionamos. Na verdade, quanto mais diversificada for a equipe, mais ideias serão apresentadas e maior é a chance de se obter o melhor resultado possível.

E isso é o oposto de uma força de trabalho que só emprega o mesmo tipo de pessoa. Essa força de trabalho vai entregar mais das mesmas velhas atitudes e soluções para problemas novos, e como tal, não é provável que seja uma força de trabalho muito inovadora. 

Melhoria na atração e retenção de talentos

É mais provável que você descubra habilidades e experiências adequadas para a oportunidade que dispõe se expandir o leque de candidatos. Pois os empregadores que criam parâmetros e limitam a diversidade, efetivamente limitam o número de candidatos que podem ser considerados e, portanto, sua capacidade para preencher a vaga com o melhor candidato possível também se limita.

Christine diz que "O descompasso crescente entre as habilidades que os empregadores precisam e aquelas disponíveis continua a afetar a capacidade das empresas e da economia para alcançar o seu potencial máximo." Uma solução óbvia para combater a escassez de competências é aproveitar a flexibilidade que um banco de talentos diversificado oferece.

Uma equipe diversificada também passa uma forte mensagem para os futuros candidatos, de que a sua organização tem um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo, contribuindo assim para você se tornar um empregador mais bem visto. Isso pode ser um diferencial muito eficaz para atrair talentos-chave no mercado.

Claro que, quando os funcionários sentirem que podem ser quem realmente são no trabalho, você ganhará um benefício de retenção pessoal muito sólido. Como especialistas em recrutamento, isso é algo que nós temos muita experiência e sabemos que os funcionários que se sentem valorizados em um ambiente de trabalho inclusivo, exigem razões importantes e convincentes para sequer considerar novas oportunidades de emprego.

Melhor desempenho financeiro

"A diversidade é vital para o local de trabalho, pois melhora a produtividade e aumenta o leque de mão de obra qualificada. A contratação de especialistas diversificados pode melhorar o desempenho financeiro de uma empresa" diz Christine.

Estudos divulgados nos últimos anos, muitos com um foco particular sobre o impacto de melhorar o equilíbrio de gêneros, corroboram com esta afirmação. Por exemplo, no mês passado McKisney & Company publicou um relatório concluindo que "se todos os países investissem na igualdade dos gêneros, o PIB mundial poderia aumentar em até US $ 12 trilhões até 2025".

Além disso, a Fortune, um segmento da revista Time Americana, fez um levantamento e concluiu que as empresas lideradas por mulheres tiveram desempenho três vezes maior do que as 500 melhores companhias selecionadas pela Fortune 500 entre os anos de 2002 e 2014, que são predominantemente dirigidas por homens (confira a página em inglês aqui). Ou seja, tornar a igualdade de gêneros e a própria diversidade uma prioridade nos negócios pode levar a benefícios financeiros e ajudar a empresa a alcançar seu máximo potencial.

Cultura meritocrática

Diversidade também cria um ambiente onde os funcionários são encorajados a serem o melhor que podem ser independentemente do sexo, idade, deficiência ou nacionalidade. "Tal visão meritocrática impulsiona uma cultura de alto desempenho, onde todos têm igualdade de oportunidades para o progresso e são recompensados e promovidos com base no seu desempenho apenas", conclui Christine.

Idealmente em um local de trabalho que atua como uma verdadeira meritocracia, as melhores pessoas serão promovidas e as melhores ideias serão implementadas. As pessoas que querem participar, precisam se aplicar no trabalho, mostrar resultados e ganharem respeito, sendo então recompensadas e promovidas. O desafio que muitas organizações enfrentam hoje no Brasil, é decidir quais são as ações que podem tomar para melhorar o nível de rendimento dos funcionários.

Considerações finais

Ainda há muito trabalho a fazer para que a grande maioria das empresas tenham um local de trabalho mais diversificado, porém muitos dos alicerces já foram estabelecidos. Diferentes setores podem exigir ações diferentes, mas o objetivo comum de todos é ter uma organização progressista, onde a realização do potencial total de um empregado é por base unicamente do seu mérito.

Créditos: HAYS, Recruiting experts worldwide.

Veja também

Iniciativas da Sodexo para fomentar a diversidade
Diversidade

Diversidade: um fator competitivo para as empresas

12/08/17 17:11

Uma equipe diversificada faz a diferença para qualquer empresa, melhorando o desempenho em diversos indicadores. A Sodexo abraça todas as formas de diversidade, dando oportunidades para todos.

Diversidade

Sodexo está entre as 10 empresas que mais trabalham com diversidade nos EUA

01/08/17 15:42

A Sodexo está entre as 10 primeiras empresas do Top 50 de 2017 da DiversityInc, que mostra as Empresas que Mais Trabalham com Diversidade