Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Diversidade

A importância de iniciativas globais para inclusão de profissionais LGBT

23/06/17 11:27

A discussão é uma prioridade em organizações do mundo todo

Os profissionais LGBT representam uma força de trabalho global considerável e as empresas líderes estão reconhecendo suas contribuições.  Com muitas organizações globais agora focando-se em construir culturas inclusivas nas quais todos os colaboradores se sintam engajados e valorizados, a discussão sobre a inclusão LGBT é uma prioridade crítica em locais de trabalho por todo o mundo.

EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido são países em que os avanços nesse campo são grandes.  O Japão e Taiwan lançaram recentemente uma legislação contra a discriminação à orientação sexual no ambiente de trabalho.  Ainda assim, em alguns países, não há legislação para profissionais LGBT e é comum ouvir que as políticas de inclusão “não se aplicam”.  Isso resulta em mais discriminação, alta rotatividade e um número maior de ocorrências de assédio e maus tratos contra funcionários LGBT.

Pesquisas relacionaram os direitos LGBT com um crescimento econômico. De fato, agências de desenvolvimento econômico, incluindo o Banco Mundial, dizem que países que fazem esforços para incluir plenamente as pessoas, sejam LGBT ou de outro grupo marginalizado, tem mais chances de atingirem uma economia mais forte e vibrante.

Não podemos subestimar o papel importante que as corporações desempenham na adoção de práticas mais inclusivas para LGBT nas comunidades em que atuam. Aqui estão algumas melhores práticas corporativas mundiais que encontramos.

Google Inc.—Inclusão LGBT na Índia: mundialmente conectado, localmente relevante

A Google encara a inclusão de seus funcionários LGBT, afetivamente chamados de “Gayglers”, como algo indispensável nos locais de trabalho. O grupo Gayglers (Gayglers Employee Resource Group), lançado nos Estados Unidos em 2007,  se espalhou por diversos países, alcançando a região Ásia-Pacífico, entrando primeiramente na Austrália e no Japão. O Gayglers ERG chegou à Índia em 2010.

A importância dada pelo Google às atividades para inclusão de LGBTs e seu apoio proativo à comunidade auxiliaram no processo de expansão global dos Gayglers. Como a uniformidade do apoio em toda a empresa é um fator essencial para o sucesso do grupo Gayglers, a sensibilidade pela causa varia consideravelmente de acordo com a cultura local, impactando a relevância e aceitabilidade dos programas.

Toronto Dominion Bank Group –– Criando líderes e desenvolvendo o potencial humano: Inclusão LGBTA no TD

Há muito tempo o TD Bank concentra esforços para inclusão e diversidade. O Escritório de Diversidade e o Conselho de Liderança de Diversidade da empresa são compostos por líderes sêniores do TD, que são responsáveis por viabilizar iniciativas de diversidade por toda a empresa. Esses líderes trabalham com parceiros de negócio para introduzir a diversidade e a inclusão nos programas e práticas diários. Também elaboram estratégias e, com frequência, falam sobre a importância da diversidade e da inclusão com todos os funcionários.  Os Conselhos de Diversidade no Canadá e nos EUA incluem um comitê LGBTA e uma rede de Pride para funcionários, lançada em 2005. O TD utiliza grupos de foco de funcionários para coletar insights sobre as necessidades dos funcionários do TD na comunidade LGBTA. Grupos de foco fornecem um fórum para funcionários que se identificam como LGBT para compartilhar experiências, identificar obstáculos e criar soluções acionáveis. Para melhor abordar as necessidades específicas da comunidade transgênero, o TD criou as Diretrizes de Transição de Gênero no Local de Trabalho, um documento detalhado de 10 páginas, disponível para toda a empresa e publicado na intranet para todos os funcionários acessarem.  Essa ferramenta, que vem sendo promovida com sucesso desde 2010, destina-se a facilitar o processo de transição de profissionais no local de trabalho.

Chevron Austrália—PRIDE: Inclusão LGBT, Interseccionalidade e Parcerias Colaborativas

A PRIDE, rede de funcionários LGBT da Chevron, é resultado de uma iniciativa dos próprios colaboradores. Durante seus mais de 20 anos de história, o grupo evoluiu para colaborar com parceiros internos e externos na construção da conscientização entre profissionais de diferentes culturas, além de apoiar os esforços da Chevron para atrair e reter talentos. Como as demais redes de funcionários na Chevron, a PRIDE é conectada ao Escritório de Diversidade Global e é está alinhada aos valores da Chevron de “pessoas, parceria e desempenho”.

Quais melhores práticas você já observou em empresas globais?  Como os programas ou políticas de inclusão de LGBT impactaram mundialmente sua empresa?

Para saber mais sobre profissionais LGBT e outras iniciativas inclusivas da Sodexo, visite o Relatório Global de Inclusão e Diversidade.

Veja também

Você sabe reconhecer - e respeitar - as deficiências invisíveis
Diversidade

Vamos enxergar as “deficiências invisíveis”?

08/01/18 09:22

Leia o artigo de Guilherme da Rocha Leite, colaborador da Sodexo Benefícios e Incentivos, sobre inclusão dentro e fora do ambiente de trabalho

CEO da Sodexo Benefícios e Incentivos, Geraldo França, trata da questão na inclusão no ambiente de trabalho
Gestão de Pessoas Diversidade

Vamos além das aparências?

27/11/17 14:30

Deficiências podem ser percebidas como a porta de entrada para caminhos inovadores para nos relacionarmos com o mundo à nossa volta.