Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Diversidade

Recrutando funcionários com deficiência

16/06/17 11:33

Contratar pessoas com necessidades especiais pode representar benefícios únicos para os empregadores

Por Carol Glazer e Howard Green da National Organization on Disabilities, dos EUA

Para os 57 milhões de norte-americanos com necessidades especiais, o maior obstáculo para uma boa qualidade de vida é encontrar emprego. Nos EUA, há 30 milhões de pessoas nessas condições em idade ativa, mas apenas 20% deles estão .

Os obstáculos para o emprego normalmente vêm de um estigma sobre quais indivíduos com deficiência podem conquistar e contribuir com a força de trabalho.  Uma pesquisa que fizemos com a PwC revelou que muitas pessoas tentam esconder suas deficiências por medo que o estigma possa impedir que obtenham trabalho ou limitar suas opções de emprego.

Esse é um enorme desperdício de talento em um momento no qual a força de trabalho dos Estados Unidos mais precisa. Com os baby boomers se aposentando e novos trabalhos sendo criados, estima-se que 47 milhões de novos empregos serão criados nessa década, de acordo com o  The Georgetown Center on Education and the Workforce.

Além disso, contratar pessoas com necessidades especiais pode representar benefícios únicos para os empregadores. Um estudo de 2012 da Walgreens mostrou que esses profissionais tinham taxas de rotatividade 48% menores que a população de funcionários não-deficientes, custos médicos 67% menores e índices equivalentes de precisão e produtividade.

Aqui estão algumas formas para garantir que sua organização esteja tirando proveito desse enorme grupo de talentos:

Incentivar uma cultura de inclusão

Profissionais com necessidades especiais buscam um ambiente de trabalho em que se sintam seguros para dividir questões relacionadas à sua condição física com seus colegas e gestores. Os líderes de uma empresa podem desempenhar um papel importante ao iniciar e sustentar uma conversa interna sobre o que é a deficiência, alinhando expectativas e distribuindo a responsabilidade pelas iniciativas de inclusão.  Entre as medidas possíveis está criar conteúdo e imagens acessíveis nos materiais de comunicação de sua empresa para os públicos interno e externo, bem como revisar suas políticas e processos para garantir que esses trabalhadores não fiquem desamparados.

A National Organization on Disabilities oferece diversos serviços para empresas, que vão desde orientação estratégica a uma série de ações práticas e personalizadas para a cultura organizacional de cada empresa, com o objetivo de melhorar os índices de contratação e retenção de funcionários com necessidades especiais.

Comprometimento com a inclusão na hora de contratar

Estruturar um programa com a meta específica de contratar pessoas com necessidades especiais.  Criar metas de contratação e uma estratégia para alcançá-las.  Buscar novos locais para encontrar candidatos, incluindo sites de emprego específicos para esses profissionais ou escritórios especializados. Inserir imagens de pessoas com necessidades especiais em seus materiais de recrutamento externo e em seu site. Educar os recrutadores e gerentes de recursos humanos para alternar técnicas de entrevista, já que alguns ótimos candidatos podem ter dificuldades com formatos tradicionais de entrevista.

Além disso, treinar seus recrutadores e gestores sobre como lidar com a questão da deficiência e a conscientização para ajudar a garantir que eles entendam as necessidades dos candidatos e novos contratados com necessidades especiais, como também funcionários nessas condições. As iniciativas para contratação de pessoas com necessidades especiais com maior sucesso são multifacetadas e incluem esforços externos de divulgação e esforços internos para mudar a cultura.

Construir um ambiente de trabalho confortável

Reservar um orçamento centralizado para acomodações, com o de forma que os funcionários com deficiência possam acessar ferramentas de trabalho e auxílios sem afetar orçamentos do departamento. Um estudo da Job Accommodation Network, descobriu que 59% das adaptações não custam absolutamente nada para fazer, enquanto o restante custa em torno de 500 dólares. O estudo comprovou que oferecer conforto e estrutura resulta na retenção de profissionais valiosos, melhorou a produtividade e moral, reduziu as compensações de funcionários e custos de treinamento e aprimorou a diversidade da empresa.

Para saber mais sobre profissionais LGBT e outras iniciativas inclusivas da Sodexo, visite seu Relatório Global de Inclusão e Diversidade.

Veja também

CEO da Sodexo Benefícios e Incentivos, Geraldo França, trata da questão na inclusão no ambiente de trabalho
Gestão de PessoasDiversidade

Vamos além das aparências?

27/11/17 14:30

Deficiências podem ser percebidas como a porta de entrada para caminhos inovadores para nos relacionarmos com o mundo à nossa volta.

Iniciativas da Sodexo para fomentar a diversidade
Diversidade

Diversidade: um fator competitivo para as empresas

16/10/17 17:11

Uma equipe diversificada faz a diferença para qualquer empresa, melhorando o desempenho em diversos indicadores. A Sodexo abraça todas as formas de diversidade, dando oportunidades para todos.