Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Diversidade

Somos melhores quando estamos juntos

10/05/17 14:55

Leia o artigo de Sophie Bellon e Michel Landel sobre a importância da igualdade de gênero na Sodexo

Por Sophie Bellon e Michel Landel

Em todo o mundo, certamente fizemos muitos progressos em relação à igualdade de gênero nas últimas décadas. Mas, como acontece com tantas outras medidas de igualdade e justiça, sabemos que ainda há muito progresso a ser feito.

Todos os anos, no Dia Internacional da Mulher - um dia para celebrar as conquistas econômicas, políticas e sociais das mulheres - lembramos a contínua necessidade de as corporações se comprometerem com a igualdade de gênero. Sabemos que é vital em todos os níveis de uma organização, apoiar, servir e promover a causa da diversidade. É precisamente por esta razão que trabalhamos em conjunto, como Presidente do Conselho Administrativo e CEO do Grupo Sodexo, e acreditamos que somos mais fortes juntos.

É importante notar que o equilíbrio de gênero afeta a todos nós, mulheres e homens, e devemos trabalhar para mudar a mentalidade de que esta é uma questão das mulheres e desafiar todos a reformular isso como uma questão humana que exige soluções em qualquer diferença de gênero iminente.

Comprometer-se com um local de trabalho mais igualitário

Nós, da Sodexo, estamos plenamente conscientes das possíveis melhorias a serem feitas em termos de igualdade de gênero e, portanto, estabelecemos um objetivo de que, até 2025, as mulheres representem pelo menos 40% de nossa liderança. Para garantir que todos os nossos executivos seniores - homens e mulheres - compreendam o quanto nos empenhamos em valorizar esse objetivo, 10% de seu bônus anual é de fato afetado pelo seu progresso no sentido de alcançá-lo.

O índice de referência de 40% não foi escolhido por acaso. Após termos compreendido a real situação, decidimos focar neste objetivo, uma vez que ele se aplica à maneira que operamos o nosso negócio. Realizamos um estudo de Equilíbrio de Gênero com 50.000 de nossos gerentes e a conclusão de nossa pesquisa revelou que as equipes com uma relação entre homens e mulheres entre 40% e 60% apresentam o melhor desempenho financeiro, engajamento dos funcionários e retenção de clientes.

Ir além de nossas fronteiras

Este resultado está alinhado com os de muitos outros estudos em todo o mundo, por isso há razões para prosseguirmos com o equilíbrio de gênero como uma meta de negócios. É o que nos motiva a trazer essa conversa para nossos clientes, fornecedores e comunidades com a crença de que ajudá-los a alcançar um melhor equilíbrio de gênero levará a empreendimentos mais sólidos, funcionários mais engajados e melhor retenção de clientes. Na verdade, seria negligente não trazer o tema à atenção de todos - quem não iria querer saber uma maneira de melhorar o negócio com pouca ou nenhuma desvantagem?

Como signatária dos princípios do Empoderamento Feminino das Nações Unidas, a Sodexo tem um compromisso com o equilíbrio entre os sexos que vai além da nossa própria empresa, e até mesmo além dos clientes e comunidades com quem trabalhamos. Mas, desde a nossa fundação há cerca de 50 anos, o equilíbrio de gênero e o avanço e empoderamento das mulheres foram posicionados no cerne do nosso desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O resultado é que vemos a busca do equilíbrio de gênero como apenas mais uma maneira de cumprir nossa promessa de qualidade de vida. Todos nós nos beneficiamos com o empoderamento feminino, e quando as mulheres fazem melhor, todos nós fazemos melhor.

Sophie Bellon é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Sodexo e Michel Landel é CEO global da Sodexo. A Sodexo é líder global em serviços de qualidade de vida e a 19ª maior empregadora do mundo, com 425 mil funcionários de diversas origens.

Veja também

Iniciativas da Sodexo para fomentar a diversidade
Diversidade

Diversidade: um fator competitivo para as empresas

12/08/17 17:11

Uma equipe diversificada faz a diferença para qualquer empresa, melhorando o desempenho em diversos indicadores. A Sodexo abraça todas as formas de diversidade, dando oportunidades para todos.

Diversidade

Sodexo está entre as 10 empresas que mais trabalham com diversidade nos EUA

01/08/17 15:42

A Sodexo está entre as 10 primeiras empresas do Top 50 de 2017 da DiversityInc, que mostra as Empresas que Mais Trabalham com Diversidade