Filtrar
Gestão de Pessoas

Empoderar mulheres é sinônimo de evolução

08/03/18 12:22

O poder transformador da diversidade só traz benefícios para a sociedade e para os negócios. Confira no artigo de Aline Tieppo.

Por Aline Tieppo

Você sabia que, segundo o Fórum Econômico Mundial, ainda serão necessários 217 anos para que a equidade entre os gêneros se torne uma realidade global? Uma visão de futuro assustadora, não é? Ao mesmo tempo, ela serve de combustível para nos engajarmos na criação de ambientes que valorizam a diversidade e todo o seu potencial transformador - o que, necessariamente, passa pelo empoderamento das mulheres.

No mundo corporativo, assumir esse compromisso vai muito além da premissa de que sempre devemos ser tratados de maneira igualitária e respeitosa, valorizando o que cada um traz de único, como gênero, geração, orientação sexual, histórico cultural ou fé. Trata-se, na verdade, de um diferenciador. Uma postura que impulsiona a competitividade e abre portas para a criatividade, a retenção de talentos, a intensificação da cultura de inovação e o aumento dos níveis de engajamento e produtividade, além de gerar resultados econômicos promissores.

O recente estudo Sodexo’s Gender Balance: expanded outcomes over 5 years, 2011-2016, apresenta nossos indicadores de performance, financeiros e não financeiros, que foram otimizados quando houve equilíbrio na proporção entre homens e mulheres nos times. Aqui estão alguns dados do levantamento:

  • Engajamento: o número de unidades de negócios em que os índices de engajamento foram superiores aos dos benchmarks externos aumentou 14 pontos percentuais na comparação com dados de 2016.
  • Segurança: o número de unidades de negócios que viram seus índices de acidentes de trabalho diminuírem entre os anos fiscais de 2014 e 2016 aumentou 12 pontos percentuais.
  • Retenção de clientes: o número de unidades de negócios com índice de retenção de clientes igual ou superior a 90% aumentou 9 pontos percentuais.

Além de levantamentos e estudos, temos investido em ações ligadas ao desenvolvimento de uma cultura que extrapole os limites da empresa, pois acreditamos que o mercado de trabalho impulsiona uma sociedade mais inovadora e harmoniosa. A Sodexo está de portas abertas para construir pontes e diálogos, com homens e mulheres, que nos aproximem do futuro que queremos ver. Vamos trocar ideias e construir soluções juntos?

Aline Tieppo é Gerente de Comunicação Interna e Diversidade e Inclusão, da Sodexo Benefícios e Incentivos.