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Gestão de Pessoas

Gerenciar o bem-estar reduz o estresse no trabalho

27/04/18 10:54

O estresse no ambiente trabalho é um desafio para as empresas. Afeta a saúde e a produtividade dos profissionais. Conheça formas de lidar com o problema.

Administrar o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários melhora o desempenho da empresa

 

O estresse é um problema comum no ambiente de trabalho moderno e interfere na vida de centenas de milhões de profissionais pelo mundo. Como lidar com o estresse no trabalho? O gerenciamento do bem-estar pode ser uma resposta para isso.

Há décadas empresas e profissionais sentem os efeitos do estresse. Em 1992, o problema foi descrito pela ONU como “a doença do século 20”, que apresentou sintomas de estresse no trabalho. Infelizmente, quase nada mudou no século 21.

Pesquisadores americanos descobriram que 80% dos trabalhadores sentem estresse no ambiente de trabalho e quase metade deles precisam de ajuda para lidar com isso. Outro estudo revelou que 65% dos profissionais afirmaram que o estresse do ambiente de trabalho causou problemas a eles.

Os efeitos devastadores do estresse no trabalho também prejudicam as empresas, porque estão diretamente ligados a faltas, acidentes de trabalho, baixa produtividade, perda de talentos e, ainda, a gastos com assistência médica e jurídica.

As causas do estresse são variadas, mas incluem falta de segurança no ambiente de trabalho, jornadas prolongadas, ausência de oportunidades de crescimento, salários baixos e falta de reconhecimento.

Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia descobriu que os profissionais que se sentem valorizados por seus gestores sofrem menos com o estresse no trabalho, são mais engajados e se sentem mais realizados em seu trabalho. Outro estudo, da Harvard/MIT, aponta que funcionários felizes são 31% mais produtivos, têm duas vezes menos chance de ficarem doentes, faltam seis vezes menos e são 55% mais criativos.

Colocando na prática, o Google viu o índice de satisfação de seus colaboradores aumentar em 37% depois que começou a investir em programas que dão apoio aos funcionários estressados.

Conheça soluções para o bem-estar

A gestão do bem-estar está ganhando força no ambiente corporativo e evitando estresse no trabalho. As empresas têm focado em soluções para que seus colaboradores se sintam felizes no trabalho. É uma disciplina que envolve eventos para socialização e encontros conhecidos como team-building (que ocorrem dentro e fora da empresa), bem como iniciativas de mentoria individual ou em grupos.

Gerenciar o bem-estar também significa dar suporte aos novos contratados em sua chegada à empresa e dar assistência a profissionais com estresse. No Brasil, a Sodexo oferece o programa Apoio Pass, que dá assistência financeira, jurídica e psicológica aos colaboradores. 

Uma abordagem direcionada ao bem-estar também encoraja os funcionários a mudar seu modo de vida de forma positiva. Dar acesso a alimentação saudável e exercícios físicos, bem como oferecer horários flexíveis de trabalho são medidas que contribuem para se atingir esses objetivos. 

A Sodexo oferece soluções para empresas a partir de 1 funcionário, que ajudam no gerenciamento do bem-estar e da qualidade de vida de seus colaboradores. 

  • O Gympass é um benefício academia que permite ao colaborador fazer atividades físicas na modalidade que ele desejar.

Conheça todas as soluções aqui.

 

Você sabia? Dançar faz bem e evita o estresse!

 

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