Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Gestão de Pessoas

A difícil tarefa de reconhecer (e reter) de talentos

10/03/17 14:06

Seduzir os “notáveis” envolve um trabalho de reconhecimento que precisará ser cada vez mais segmentado

Oferecer mais oportunidades de qualificação é uma das principais demandas do mercado de trabalho. Enquanto isso não é percebido pelos profissionais, as empresas não poupam esforços para manter seus funcionários mais talentosos. Seduzir os “notáveis” envolve um trabalho de reconhecimento que precisará ser cada vez mais segmentado.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela consultoria Hay Group com 83 empresas revela que 43% delas estão preocupadas em criar estratégias para manter seus melhores profissionais. Ainda segundo a pesquisa, 79% das companhias procuram investir no desenvolvimento da carreira de seus colaboradores. Motivar as equipes é apenas o primeiro passo para a valorização desses trabalhadores.

Hoje as empresas oferecem uma série de vantagens para seus funcionários. Além do aumento salarial e dos benefícios obrigatórios por lei (como o vale-transporte), há aqueles que são oferecidos para atrair e manter os profissionais mais qualificados: vale-alimentação, convênios médicos e odontológicos, vale-cultura, auxílio creche e participação nos lucros e resultados, entre outros. Também é possível ofertar planos de previdência privada e subsídios para cursos de qualificação profissional.

Estar por dentro do perfil de seus funcionários é primordial para o gestor escolher a tática certa de retenção e engajamento de talentos. Nos anos 50, o psicólogo americano Abraham Maslow formulou a teoria de que as motivações dependem das necessidades psicológicas das pessoas e que a produtividade está diretamente ligada aos anseios de cada um. Descobrir esses desejos e necessidades pode indicar estratégias mais efetivas do que apenas recorrer ao uso de palestras motivacionais ou algo do gênero.

Algo que pode facilitar sua vida é construir uma equipe de trabalho alinhada com o tipo de benefício que sua empresa poderá oferecer. Exemplo: se sua empresa tem muitos jovens, mas você não tem condições de dar a eles oportunidade de qualificação profissional, a tendência é que sua equipe fique frustrada e desmotivada.

Para sua empresa valorizar e reconhecer efetivamente seus funcionários, a Sodexo tem as melhores soluções para você oferecer à sua equipe. Acesse o site e conheça.

Veja também

Gestão de Pessoas

Um pouco de flexibilidade no trabalho ajuda... e muito!

26/09/17 16:14

Horários e ambientes flexíveis de trabalho podem ser a chave para o engajamento de sua equipe. Leia no artigo.

Gestão de Pessoas

Qual o custo de não reconhecer seus funcionários?

20/09/17 11:48

Você sabia que investir em reconhecimento para os profissionais de sua empresa pode representar economia para a empresa? Veja o infográfico.